5 perguntas que podem salvar a vida do seu paciente com asma

Na sua farmácia, você dispensa medicamentos inalatórios? Oferece serviços de nebulização? Atende pacientes com asma?

Sabia que a asma brônquica é a 4ª causa de hospitalizações mais importante do Brasil? São mais de 120 mil internações por ano e milhares de mortes pela doença. Isso mesmo, a asma tem controle total se tratada corretamente, mas milhares de pessoas ainda morrem de asma todos os anos. Por isso, precisamos buscar maneiras de ajudar nossos pacientes a controlarem melhor essa doença.

O uso incorreto de inaladores (dispositivos inalatórios), sejam as medicações de regaste (broncodilatadores) ou de manutenção (corticóides inalados), é uma das causas mais importantes de descontrole de asma. Trata-se de uma medicação de uso complexo, por isso muitos pacientes utilizam da forma errada.

Além disso, há bastante falta de entendimento sobre a doença e baixa adesão ao tratamento. Cerca de 60% dos pais admitem esquecer regularmente de dar as medicações preventivas e metade acredita que bombinha faz mal para a saúde de seus filhos. Portanto, educação em saúde é também uma necessidade.

👉O que mais de 5 mil farmacêuticos do Brasil estão fazendo, menos você? 👀 Descubra aqui.

O que o farmacêutico pode fazer?

Pode fazer muito. Serviços voltados a pacientes com asma estão entre os mais comuns prestados em farmácias de diversos países. Por isso, essa é uma demanda muito presente.

Em primeiro lugar, verifique se o paciente com uma receita de inalatório sabe como utilizar corretamente o medicamento. Para fazer isso, peça para que ele mostre como faz, depois oriente e, se necessário, demonstre como fazer.

Confira nesta série de vídeos educativos, como utilizar corretamente cada tipo de dispositivo.

O acompanhamento do paciente também é essencial. O farmacêutico pode avaliar os efeitos da medicação, o conhecimento do paciente, o controle dos fatores ambientais e recomendar o acompanhamento de parâmetros, como o Pico de Fluxo Expiratório, com uso de medidores de fluxo portáteis.

peak flow 1
Medidor portátil de pico de fluxo expiratório

A base do tratamento da asma inclui:

• Educação do paciente e familiares sobre asma
  • Identificação e controle dos fatores de risco
  • Plano de ação escrito e individualizado
  • Adesão ao tratamento

Uma forma padronizada de avaliar clinicamente o paciente e acompanhar o controle da condição é um Teste de Controle da Asma (TCA).

Um questionário padronizado com 5 perguntas

O TCA é um dos questionários recomendados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para avaliação do controle da asma, que pode ser utilizado como referência no acompanhamento de pacientes com asma.

Aplique este teste sempre que surgirem sintomas ou houver mudanças na medicação. Da mesma forma, ofereça esta avaliação como um complemento para pacientes com outras doenças crônicas comuns, como diabetes e hipertensão, que também sofrem de asma.

O instrumento pode ser aplicado pelo farmacêutico por entrevista ao paciente ou responsável. Também pode ser respondido pelo paciente, caso seja adolescente ou adulto, e a escolaridade permita interpretar as perguntas. O resultado sai em um escore entre 5 e 25 pontos, sendo que resultados abaixo de 20 pontos indicam asma não controlada.

Confira as questões que fazem parte do TCA. A avaliação da frequência dos sintomas é feita considerando as últimas 4 semanas:

1. A asma prejudicou suas atividades no trabalho, na escola ou em casa?
  2. Como está o controle da sua asma?
  3. Quantas vezes você teve falta de ar?
  4. A asma acordou você à noite ou mais cedo que de costume?
  5. Quantas vezes você usou o remédio por inalação para alívio?

Teste de asma: serviço farmacêutico

No Clinicarx você encontrará o TCA entre nossos diversos procedimentos padronizados. O sistema te guiará por uma anamnese simples que fornece um resultado tangível do controle da asma. Em outras palavras, você terá de forma automática a interpretação do resultado e orientação ao paciente sugerida.

O resultado do teste será convertido em uma Declaração de Serviços Farmacêuticos, simples e intuitiva, que você poderá entregar ao paciente. Sabe o valor que isso pode entregar para uma pessoa com sofre com essa doença? Você terá um mãe grata pelo cuidado ao seu filho, uma filha agradecida pelo cuidado ao seu pai, uma pessoa que consegue reverter uma falta de ar crônica. Resultados que não tem preço!

Avaliando a medicação do paciente e o resultado do TCA, você estará mais preparado/a para orientar seu paciente corretamente e encaminhá-lo ao médico, se necessário. Um serviço que poucas farmácias oferecem, você certamente estará construindo um diferencial precioso junto aos seus clientes/pacientes.

Básico

Recursos