Os Testes Laboratoriais Remotos (TLR), ou simplesmente testes rápidos, são definidos como os exames realizados no local ou no momento do cuidado ao paciente. Utilizam tecnologias conhecidas como point-of-care testing. Eles auxiliam os profissionais da área da saúde a tomar decisões imediatas a respeito da saúde do paciente.
Podem ser realizados em diferentes ambientes como clínicas médicas, farmácias, ambiente hospitalar ou domiciliar e até mesmo em campanhas de saúde pública.
A ampliação da disponibilidade de TLRs no mercado é uma tendência mundial e busca alterar a forma como a população tem acesso a diversos exames laboratoriais. O TLR coloca o paciente no centro do cuidado.
As farmácias, como centros de saúde, podem utilizar essa metodologia para ampliar os serviços que disponibilizam para a população.
Pelas normas vigentes, a realização de Testes Laboratoriais Remotos em qualquer unidade de saúde precisa estar vinculada a um laboratório de análises clínicas. É importante que este laboratório tenha expertise na área de TLR para que o serviço
que você oferecerá na sua unidade de atendimento seja de qualidade.
Oferecer um bom serviço de TLR não é tarefa das mais simples. Por isso, nós elencamos 7 pilares fundamentais para a realização de um serviço de qualidade e você pode conhecê-los a seguir:
1. Gerenciamento da Informação
Para disponibilizar TLR em sua unidade de atendimento é preciso realizar o gerenciamento da informação, ou seja, registrar os dados de cada paciente atendido, seu estado de saúde no momento do atendimento, medicamentos utilizados com frequência, outros resultados de exames realizados anteriormente e outras informações que ele possa fornecer enquanto é atendido.
É muito importante que você tenha uma plataforma digital que gerencie todos esses dados.
2. Equipamentos e Insumos
Um dos fatores importantes no processo de TLR é a utilização de equipamentos e insumos que sejam de qualidade comprovada.
A metodologia de cada equipamento também é importante, tendo em vista que ela poderá definir entre resultados qualitativos (reagente ou não reagente) e quantitativos (valor numérico).
Vale a pena lembrar que apenas equipamentos e insumos registrados na ANVISA podem ser utilizados para a realização de testes rápidos.
3. Protocolos Clínicos de Atendimento
É preciso padronizar a realização dos exames para garantir a qualidade do processo. Essa padronização só é atingida com um bom processo de treinamento e atualização dos responsáveis pelo atendimento.
Além disso, a realização de um testes rápido deve ser feita no contexto do cuidado do paciente. Isto é, um bom protocolo de TLR deve considerar o acolhimento da demanda, critérios de inclusão, questões de anamnese, interpretação, condutas e critérios para encaminhamento do paciente.
4. Treinamento e Atualização
Um dos pilares fundamentais na realização de Testes Laboratoriais Remotos. Todos os profissionais que atuam com TLR precisam passar por um treinamento abrangente antes de iniciar os trabalhos e precisam estar em constante atualização para garantir um bom funcionamento desse serviço. Além disso, são necessários novos conhecimentos sobre o setor laboratorial e os exames realizados.
5. Suporte Técnico-Científico
Quando temos dúvidas precisamos recorrer a alguém que nos dê suporte ou assessoria, não é mesmo? Se você quer implantar um serviço de TLR em sua unidade de atendimento, precisa estar atento a este pilar. O laboratório precisa ter uma equipe de suporte e assessoria que consiga te auxiliar quando tiver dúvidas durante a realização dos exames.
6. Controle de Qualidade
Os Testes Laboratoriais Remotos precisam passar por processos que garantam a qualidade de cada exame realizado. A RDC 302/2005 exige que o laboratório realize o Controle Externo da Qualidade, isto é, envie os resultados das suas análises para um avaliador externo verificar a qualidade de cada um deles. Além disso, é preciso que o laboratório tenha controle dos lotes, verificando sua validade e garantindo que apenas lotes aprovados internamente possam ser utilizados.
7. Laudo Laboratorial
Para fechar a nossa lista dos 7 pilares, nós temos a cereja do bolo: o laudo laboratorial. O laudo precisa ser assinado pelo responsável técnico do laboratório e pelo profissional que realizou o exame no momento do atendimento ao paciente.
Além disso, o cliente tem o direito garantido por lei de entender tudo o que ele está recebendo.
É preciso que o laudo seja simples e intuitivo para auxiliar profissionais da saúde a tomar medidas rápidas para garantir ou promover a saúde do paciente, e que auxilie os pacientes a entender cada vez mais sobre a seu estado de saúde atual.
Testes Rápidos Clinicarx
Clinicarx é a maior Plataforma de Serviços Farmacêuticos do Brasil. Auxilia farmácias e farmacêuticos a implantarem serviços que agregam valor ao negócio e auxiliam milhões de brasileiros.
Com o serviço de Testes Rápidos da Clinicarx, você pode realizar Testes Laboratoriais Remotos (TLR), com todo suporte do nosso Laboratório Clínico de Apoio e assim obter um laudo laboratorial de qualidade para entregar ao seu paciente.