A farmácia como centro de cuidado no pós pandemia

Todos estamos nos adaptando a “vida presencial” novamente, nesse momento pós-pandemia, o cuidado com a saúde deve, mais do que nunca, estar em dia, com acessos e profissionais facilitadores dessa jornada do paciente.

O protagonismo da farmácia no pós-pandemia

Em dois anos de pandemia, as farmácias desempenharam um papel central na testagem para COVID-19 em larga escala. Nesse período, foram mais de 20 milhões de atendimentos e quase 2 bilhões de reais movimentados pela prestação de serviços nesses estabelecimentos.

Porém, as farmácias já vem se movimentando para prestar serviços clínicos primários desde muito antes do COVID. Consultas rápidas, check-ups, procedimentos de saúde, testes rápidos e vacinas já estão no radar do setor há vários anos.

O momento agora é de reorganização da demanda e compreensão das novas necessidades que a população apresenta. Principalmente pacientes com doenças crônicas, pacientes que desenvolveram condições clínicas durante a pandemia.

A adesão ao tratamento sempre foi um problema presente no Brasil, a maioria das pessoas com Hipertensão, por exemplo, não fazem o uso correto dos medicamentos, seja por descuido, falta de orientação ou desconhecimento. Nessa área, a farmácia também está como agente fundamental da dispensação segura e facilitação da adesão.

Além disso, o manejo clínico de problemas menores de saúde e o rastreamento de possíveis doenças são cada vez mais fundamentais. A anamnese farmacêutica, testes rápidos e avaliações, são grandes aliados para encaminhamento médico direcionado e auxílio no diagnóstico.

Somente no ano passado, mais de 7.8 milhões de atendimentos com serviços clínicos foram realizados em farmácia no país, através da Plataforma de Serviços Farmacêuticos Clinicarx. E mais de 5.9 milhões de exames foram aplicados.

O que são as condições pós-COVID-19

Em casos graves de COVID-19, mesmo após a recuperação da doença, alguns pacientes continuaram com os sintomas apresentados durante a infecção, essas manifestações foram chamadas de “Covid longa” ou “Covid pós-aguda”, pois as queixas relembram a fase aguda da doença.

As queixas e sintomas mais comuns são:

• dispneia,
  • tosse,
  • dor no peito,
  • dor de cabeça,
  • diminuição do estado mental,
  • cognitivo e disfunção olfativa.

As manifestações clínicas mais frequentemente citadas sobre os sintomas persistentes da COVID-19 são divididas em quadros assintomáticos, leves, moderados e graves. As possíveis sequelas pós-COVID podem variar de caso a caso, levando em conta diversos aspectos do histórico de saúde do paciente.

Além dessas mais comuns, outras condições podem aparecer, como perda parcial ou completa de cabelos, do olfato e do paladar.

Os pacientes que apresentam esse quadro contínuo são encaminhados ao tratamento médico especializado. Quanto mais cedo a identificação dos sintomas, que, segundo estudos clínicos, aparecem após 3 semanas da recuperação inicial, mais efetivo pode ser o tratamento de cura.
A farmácia teve papel fundamental durante a pandemia da COVID-19, agora, no pós-pandemia, com a sociedade se reajustando à volta da “vida presencial”, farmacêuticos seguem com seu papel de atenção primária à saúde da população.

Como o farmacêutico pode prestar assistência

O papel do farmacêutico na identificação e avaliação de sintomas no pós-pandemia é imprescindível, principalmente na orientação ao paciente com clareza de informações, além do encaminhamento médico que deve ser realizado.

Cada vez mais os clientes buscam um atendimento clínico diversificado e efetivo, de forma fácil e segura, e as farmácias que já sabem desse potencial, estão se tornando referência em saúde com a oferta de um mix de serviços clínicos, como:

• Teste Rápido de Dengue;
  • Teste Rápido de Perfil lipídico;
  • Teste Rápido de Hemoglobina Glicada A1c;
  • Exame de Beta-HCG;
  • Glicemia Capilar;
  • Pressão Arterial;
  • Aplicação de Injetável.

Para manejo de sintomas suspeitos de COVID-19 ou sequelas pós-COVID, alguns procedimentos encontrados em farmácias que podem ser feitos durante a consulta farmacêutica são:

• Anamnese Pós-Covid;
  • Exame de Perfil Lipídico;
  • Exame Proteína C Reativa (PCR);
  • Pressão Arterial;
  • Teste de Glicemia;
  • Oximetria;
  • Check-Up pós-covid.

Responsabilidades do farmacêutico no cuidado com a saúde pós-pandemia

O farmacêutico tem o papel principal de prestar orientações ao seu paciente, com encaminhamento oportuno e recursos que facilitem a adesão ao tratamento medicamentoso, bem como a dispensação segura e consciente para promoção do autocuidado.

Nesse momento de pós-pandemia, o rastreamento em saúde, a gestão e acompanhamento de doenças, a prevenção e a educação para que o paciente possa tomar decisões sobre sua saúde, são algumas das principais frentes que um farmacêutico referência deve exercer na farmácia.

A consulta farmacêutica é onde tudo isso pode ser realizado, com anamneses específicas para cada caso, exames, avaliações, até a prescrição farmacêutica e orientações com planos de cuidado.

Farmácias e drogarias tiveram papel fundamental no combate à pandemia da COVID-19 e agora é o momento de preparar seu ponto de saúde para o que vem a seguir para continuar cuidando da população, entregando serviços com qualidade e segurança.

agendamento-online-para-farmacias