Aprenda a inovar na farmácia definitivamente com exemplos

Chegou ao ponto que você acha que a sua farmácia estagnou? Aprenda, agora mesmo, como inovar na farmácia de forma definitiva e duradoura com exemplos de empresas de saúde e ferramentas de gestão farmacêutica.


Chega um momento, em qualquer tipo de negócio, que o valor gerado no atendimento ao cliente e o ticket médio obtido pela empresa parece não avançar e os gestores, preocupados com o desempenho das vendas na farmácia, não enxergam uma saída a curto ou médio prazo.

Os motivos podem ser diversos. Mas isso também acontece, em vários casos, porque certos processos não são automatizados. O crescimento não só de farmácias, mas de empresas no geral, atingem um próximo nível de faturamento quando conseguem tornar processos mais rápidos e ágeis, porque isso alimenta a cultura de inovação.

Inovar na farmácia acaba sendo uma obrigação quando pensamos em uma política empreendedora efetiva, na qual acontece a análise de oportunidades e a elaboração de estratégias de implementação de um novo produto ou serviço. E inovar é uma atividade que visa o aumento do faturamento.

Primeiros passos

Mas antes mesmo de chegar a pôr a mão na massa, é importante refletir sobre questões pertinentes sobre qualquer ação estratégica de vendas para inovar na farmácia. Que valor seu novo produto gera para o paciente? Qual é o benefício que o seu serviço oferece para o paciente? Que problemas você resolve? Por que o paciente pagaria por isso?

Se tudo isso parecer muito complexo, é importante que você, farmacêutico, dê um passo atrás e conheça a jornada de implementação dos serviços farmacêuticos, um passo importante para saber em que momento sua farmácia está e de como ela pode prosseguir até chegar aqui.

O primeiro passo de um bom plano de serviços farmacêuticos para inovar na farmácia é definir, claramente, qual é a proposta de valor de seu produto, isto é, quais são os serviços oferecidos. 

Para entender melhor o que isso significa, vamos primeiro conhecer um caso do mercado da saúde, mas fora do mundo farmacêutico. Vamos falar sobre as novas clínicas de varejo, que oferecem atendimento médico e multiprofissional rápido, a preços populares. Uma delas é a rede Dr. consulta

Pense em como essas clínicas entregam seu produto. Todos esses exemplos vão mostrar como processos automatizados ajudam a trazer ideias criativas para farmácia e mostram como vender mais na farmácia por meio da inovação.

Conheça o Dr. Consulta

Dr. Consulta é uma rede de farmácias que oferece serviços médicos avançados através da tecnologia. Logo que o paciente entra em uma dessas clínicas, irá encontrar um enorme e claro menu de serviços e preços, incluindo consultas médicas gerais e especializadas, procedimentos e exames. 

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As consultas podem ser marcadas pela internet ou simplesmente o paciente entra pela porta da clínica e é atendido, com o mínimo de espera. Os valores para a sociedade estão pautados em acesso, qualidade e baixo custo.

Através do exemplo dessa rede de farmácias, conseguimos identificar que o seu diferencial está no uso de tecnologia avançada em procedimentos médicos tradicionais bem conhecidos pela população em geral e na forma do atendimento ao cliente.

A possibilidade do paciente poder marcar consultas pela internet gera o diferencial na farmácia. Esse diferencial gera o valor no produto. Devemos entender que produto pode ser tudo aquilo que é vendido e traz benefícios ao comprador. Portanto, quanto mais benefícios você trouxer ao seu cliente, mais valor terá seu produto.

Além do Dr. consulta, outras clínicas que vão na mesma linha são Dr. Agora e o MinuteMed. Apesar de possuírem similaridades, a proposta da concorrência é poder criar diferenciais e adquirir a preferência do cliente, então não ache que sua farmácia tem que ficar de fora quando pensar em inovar para agregar valor ao seu produto.

👉Quer saber como precificar seus serviços de forma adequada e calcular os custos?

Esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos, dentro das farmácias. Grandes redes como a Walgreens e a CVS mantém suas próprias clínicas médicas dentro das lojas, com uma proposta de valor semelhante ao que vem acontecendo no Brasil. Hoje, são milhares de clínicas espalhadas por aquele país, produzindo um impacto profundo no próprio sistema de saúde americano.

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HealthCare Clinic – Rede de farmácias Walgreens (USA)

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Minute Clinic – Rede de Farmácias CVS (USA)

No Brasil, iniciativas como essas nas farmácias já estão sendo estudadas, graças ao Projeto de Lei 6534/19, que autoriza farmácias a possuir consultórios médicos, revisitando a Lei no 5.991/1973 que, até então, proíbe. 

Para aqueles que já estavam prontos, percebem grandes oportunidades, mas para quem ainda não se ajustou, ainda há tempo de inovar na farmácia oferecendo serviços clínicos.

Como inovar na farmácia com serviços farmacêuticos

Enquanto as salas de serviços médicos não são autorizadas, você deve saber que serviços farmacêuticos já são realidade e sua sala de serviços é uma gôndola vazia, esperando você aproveitar oportunidades de obter novos meios de faturamento. 

Por isso, definir um portfólio de serviços e definir qual produto você vai colocar nessa gôndola é praticamente uma obrigação. E para definir que serviços serão esses, comece refletindo sobre qual é sua proposta de valor. O que você entrega?

A Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), em 2015, lançou o programa Assistência Farmacêutica Avançada, para apoiar as redes a implantarem serviços farmacêuticos. 

Com base em um diagnóstico da situação dos farmacêuticos e dos serviços nas farmácias, eles definiram um portfólio inicial de 8 serviços que poderiam ser trabalhados junto aos empresários, profissionais e pacientes. A proposta de valor do projeto é a seguinte:

“Oferecer serviços farmacêuticos que facilitem a vida das pessoas, que as ajudem a ter uma vida mais saudável e a obter o máximo benefício com os medicamentos, tornando a farmácia um local de referência também para cuidados com a saúde.”

Uma declaração de inovação e valor na farmácia em três partes. Facilitar a vida das pessoas, tornar a jornada do paciente mais simples, com a chegada de novos procedimentos e exames rápidos às farmácias e com uso de tecnologia.

Uma das redes associadas à Abrafarma que já vem trabalhando este portfólio de serviços é a Drogaria São Bento, que utiliza o Clinicarx para expandir seus serviços para todas as suas farmácias.

Considere todas essas informações para começar a pensar nas formas de inovar na farmácia, pois tudo que falamos até aqui são realidades disponíveis para todo farmacêutico. Continue a leitura se quiser partir para os próximos passos.

Crie uma marca

No Canadá, por exemplo, um dos serviços oferecidos em algumas farmácias é preparar as seringas de insulina dos pacientes com diabetes, deixando todas as seringas do mês prontas, com a dose correta, etiquetadas para seu dia e hora exatos. 

Este é um serviço que acerta em cheio em um problema grave de muitos diabéticos, principalmente idosos: lidar com seringas e frascos. Que serviço incrível!

Vamos combinar então que não se trata apenas de prestar serviços, mas de entregar resultados. Resultados que interessam aos pacientes. Dizem que serviço é a entrega de uma promessa, portanto você está vendo que definir sua carteira de serviços farmacêuticos é definir, em última análise, sua promessa.

Ao definir seus serviços farmacêuticos, cuidado com jargões, como “acompanhamento farmacoterapêutico”. Será que os pacientes entendem o que isso quer dizer? Será que esses serviços resolvem os problemas, as “dores” das pessoas que entram todos os dias pela sua farmácia?

Pense na sua promessa

Olhe para sua farmácia, olhe para seus clientes e pense em que essas pessoas precisam para melhorar sua saúde? Além de vender medicamentos, o que mais você poderia oferecer para facilitar a vida dessas pessoas? Para deixá-las mais saudáveis e felizes? Para fazê-las querer voltar sempre para sua farmácia?

Neste ponto, eu sugiro que você dê uma olhada no conceito de jornada do paciente e como isso pode estar impactando o negócio da sua farmácia, mais do que você imagina.

Por exemplo, você sabe dizer quantos pacientes crônicos retornam a sua farmácia todos os meses para adquirir seus medicamentos? Será que eles estão indo no seu concorrente? Se eles sumirem da sua farmácia por 3 meses, você sentirá falta?

Para ajudar você a decidir, pense em um produto que possa:

  • Ampliar as medidas preventivas e de acesso ao diagnóstico precoce;
  • Dar suporte para a adesão ao tratamento e o melhor gerenciamento das doenças crônicas;
  • Facilitar o acesso a informação confiável e ao cuidado para problemas de saúde de baixa gravidade.

Analise também empresas fora do segmento farmacêutico, mas no segmento da saúde. Cada solução que você encontrar pode se tornar um serviço novo para sua farmácia. E um novo produto pode ser uma nova fonte de receita, além de potencializar as vendas gerais da sua empresa.

E, claro, não adianta muito querer dar um passo maior sem estar preparado. Dentre as possibilidades, escolha aquelas que você precisa para começar. Eu sugiro uma carteira enxuta, com alguns poucos serviços mais simples para começar. A sua gôndola de serviços farmacêuticos também não é elástica. 

Depois que você terminar esse passo, é hora de pensar na infraestrutura da sua farmácia. Mas este será o assunto da nossa próxima conversa.

Se estiver pronto, decida a estrutura de seu consultório ou sala de serviços, pensando além da legislação, como próximo passo.

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Cassyano Correr
Cassyano Correr
Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Medicina Interna. Autor de mais de 100 artigos científicos, livros e capítulos na área de Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos. Fundador e CEO da Clinicarx.
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