A revolução na assistência farmacêutica da Farmais Popular com Clinicarx

busca

Com a Clinicarx, a Farmais Popular dividiu sua história em “antes e depois” de implementar nossa plataforma. A farmácia otimizou as entregas de serviços em seu consultório farmacêutico e revolucionou a assistência farmacêutica, fidelizando ainda mais clientes. 

A Farmais Popular está localizada no bairro Turu, em São Luís, no Maranhão.

A farmácia independente atua principalmente com comércio varejista de produtos e medicamentos e serviços de assistência farmacêutica, como testes rápidos, injetáveis, prescrição e orientação a pacientes. 

O farmacêutico e proprietário, Abraão Lincoln Silva, contratou o plano Free da Clinicarx em abril de 2021.

A assinatura gratuita, que conta com os principais serviços clínicos para farmácias, logo se mostrou promissora e, em menos de 2 meses a farmácia conquistou o suficiente para realizar o upgrade e migrar para o plano pago. 

O Plano Free da Clinicarx oferece:

  • Serviços básicos mais procurados (Glicemia, Pressão Arterial, Injetáveis);
  • Análise de custos e gerenciamento financeiro;
  • Prescrição farmacêutica;
  • Testes rápidos;
  • Cursos exclusivos com certificações;
  • Sistema de POP’s cumprindo a legislação;
  • Declaração de Serviço Farmacêutico.

 

Segundo Abraão, tudo começou quando procurava por uma ferramenta de gerenciamento de processos, laudagem e registro de pacientes para farmácias.

Foi por meio dessa busca que o farmacêutico encontrou a Clinicarx. O estabelecimento estava com dificuldade na realização de alguns processos e encontrou na nossa ferramenta a solução para otimizar e os atendimentos do consultório farmacêutico. 

A solução em um só lugar

A Clinicarx é uma plataforma de atendimento e gerenciamento que traz serviços farmacêuticos prontos para farmácias e clínicas atenderem seus pacientes, com orientações de quanto cobrar e com um painel de gestão dos resultados. 

A Farmais Popular já oferecia serviços de assistência farmacêutica como exames de glicemia, pressão arterial, testes rápidos e aplicação de injetáveis. Mas,  fazia todos os registros de pacientes manualmente no computador.

O proprietário conta que muitas vezes, os dados se perdiam se faltava luz na loja ou tinha alguma queda de energia e o documento não estava salvo. 

Para Abraão, a agilidade de registro de pacientes de forma organizada e segura no Prontuário Eletrônico que a Clinicarx oferece também foi um diferencial que fez com que ele mantivesse a plataforma e realizasse o upgrade para os planos pagos.  

> Basta o farmacêutico cadastrar uma única vez o paciente na plataforma e ele ficará registrado para quando retornar à farmácia para consultar, sem a necessidade de registrar novamente. 

banner blog free

Além disso, o Histórico do paciente também permanece registrado de uma forma simples e segura, integrando todas as informações clínicas em um só lugar, com controle de acesso e visualização, respeitando a privacidade do paciente. 

Com a mudança, os clientes passaram a reconhecer a alta qualidade dos serviços de assistência farmacêutica da Farmais Popular, ficaram encantados, com a atenção que cada farmacêutico dava aos pacientes e o cuidado com cada necessidade, comenta Abraão.

Fotos da equipe de farmacêuticos da Farmais Popular

Com a implementação da plataforma, esses serviços se tornaram ainda mais profissionais, o registro de dados e as informações centralizadas de fácil alcance para os farmacêuticos, otimizaram e tornaram os atendimentos mais rápidos. 

Essa escalabilidade dos atendimentos e as oportunidades de crescimento, tanto pela agilidade quanto pelo escopo diversificado de serviços, segundo Abraão, trouxe uma revolução na atuação diária na farmácia.

A Clinicarx revolucionou a Assistência Farmacêutica da minha farmácia.

O farmacêutico conta que, entre os diversos benefícios que a plataforma trouxe para a drogaria, o Calendário Posológico, se destacou.

A funcionalidade auxilia, tanto no atendimento, quanto na  dispensação dos medicamentos para pacientes que retornam à farmácia para comprar os remédios de tratamento contínuo.

O calendário facilita a rotina medicamentosa e é visualmente mais prático para o paciente. O que aumenta as chances de adesão ao tratamento com sucesso. 

O faturamento na farmácia 

O proprietário também ressaltou que os alertas de agendamento de retorno,  da plataforma Clinicarx, facilitaram  a fidelização dos clientes. 

Por exemplo, quando o paciente precisa retornar para comprar seu medicamento ou para a aplicação de um medicamento injetável o sistema pode informar a equipe, que orienta o paciente.

“A paciente vem, por exemplo, para fazer a nova aplicação de anticoncepcional injetável, mas não lembra do medicamento, aí o farmacêutico responsável consegue rapidamente verificar qual foi o anticoncepcional injetável pela plataforma”, conta Abraão. 

A segurança e atenção ao paciente fez com que a Farmais Popular se destacasse na comunidade. Afinal, o maior valor que uma farmácia entrega ao cliente é o cuidado com a sua saúde. 

Essa fidelização é uma consequência natural da entrega de serviços com qualidade e autoridade.

A aplicação de injetáveis na farmácia Farmais Popular representa, pelo menos, 20% do faturamento total.

O procedimento padronizado de Aplicação de injetáveis da Clinicarx otimizou o processo no dia a dia da farmácia, pela organização, padronização e registro de pacientes.

É possível encontrar qual medicamento foi aplicado, qual farmacêutico realizou o procedimento entre outras informações. 

A rotina tornou-se muito mais prática com a inteligência da plataforma. Segundo o farmacêutico, 20% do faturamento da farmácia vem da aplicação de medicamentos injetáveis. 

> Além das anamneses e protocolos de segurança padronizados de acordo com a RDC 44/2009 da Anvisa, a plataforma proporciona controle das aplicações e medicamentos de cada paciente que já realizou o procedimento na farmácia.

Os testes para COVID-19 agregam imenso valor na fidelização dos pacientes.

A alta procura pelos exames aumentam o ticket-médio da farmácia e a padronização de Testes rápidos na Clinicarx é vinculada ao laboratório clínico com Selo de Qualidade PNCQ para emissão de laudos, o que dá mais segurança tanto para a farmácia, quanto para os pacientes. 

80% dos agendamentos de consulta de retorno na farmácia são após a realização dos testes para COVID-19.

A fidelização de pacientes com a assistência farmacêutica


“A farmácia antes da Clinicarx e a farmácia depois da Clinicarx.”

Para Abraão, a trajetória do seu negócio é dividida entre antes e depois da implementação da plataforma Clinicarx com os serviços de assistência farmacêutica

O consultório farmacêutico do estabelecimento ganhou ainda maior reconhecimento e profissionalização, principalmente com os documentos gerados e emitidos através do software para pacientes.

A Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF), para Abraão, torna o serviço realizado ainda mais profissional e sério. Segundo o farmacêutico, a entrega do documento transmite ao paciente a formalidade do procedimento e atendimento feitos, com os dados e informações. 

A DSF da Clinicarx é personalizável e trabalha com design da informação, o que torna muito mais clara e intuitiva para o paciente. A logo e o endereço da farmácia ou clínica também constam na Declaração, que agrega maior reconhecimento e visibilidade para a empresa. 

> A Declaração de Serviço Farmacêutico (DSF) foi instituída pela RDC 44/2009 da Anvisa como um documento obrigatório que deve ser fornecido ao paciente após cada atendimento clínico.

Na Clinicarx, atendemos à legislação e automatizamos esse documento.

Declaração de Serviços Farmacêuticos Clinicarx

Os documentos oficiais e laboratoriais emitidos através da Clinicarx são a marca registrada de um atendimento de ouro nas farmácias. Em especial, o laudo de testes rápidos.

Para emitir o laudo, o farmacêutico responsável consegue gerenciar todos os seus testes e lotes para laudagem através de um único painel, e é possível encaminhar o laudo por email ou imprimir para entregar ao paciente. 

Na sua farmácia, Abraão envia os laudos para os clientes após o atendimento via WhatsApp, e já realiza o agendamento do retorno para o paciente. 

Durante a testagem para coronavírus, é extremamente importante levar em conta as fases da doença (inicial ou aguda) que podem interferir nos resultados do exame, dependendo do tipo de teste realizado, de anticorpos ou antígeno.

Por isso, na Farmais Popular, eles agendam o retorno para a realização de novos testes após o número de dias recomendados, por exemplo, para verificar e checar se o paciente ainda está na fase de transmissão do vírus ou na fase final da infecção.

Segundo Abraão, a taxa de retorno de pacientes que realizaram o teste para COVID-19 é de 80%. 

> A triagem clínica para Covid-19 segue os critérios clínicos definidos pelo Ministério da Saúde.

Na Clinicarx, adaptamos os critérios do Ministério da Saúde, de modo que o farmacêutico ou profissional não-médico possa realizar uma anamnese estruturada do paciente.

 

Promoção do autocuidado com orientação farmacêutica

Entre as diversas funcionalidades que a Clinicarx oferece, os farmacêuticos da Farmais Popular destacam a SmarthRx®.

São mais de 500 protocolos prontos de prescrição farmacêutica, que é sempre o que embasa as recomendações e prescrições aos clientes que realizam as consultas. 

Se o paciente apresenta uma condição para a qual o farmacêutico não tem segurança sobre o que recomendar, por exemplo, o sistema dá o suportenessa tomada de decisão. 

Cada sugestão da plataforma traz o produto, apresentação e posologia corretos, já selecionados conforme idade e sexo do paciente.

É um sistema rápido e seguro para consultar e fazer prescrições farmacêuticas visando um maior benefício dos pacientes e a segurança do farmacêutico.

Por ser um sistema organizado no qual o farmacêutico consegue encontrar o medicamento através da simples busca pelos sintomas do paciente, é possível prestar o serviço e dar as ferramentas necessárias para o autocuidado de forma segura e qualificada

Para Abraão, esses serviços agregam fidelização e legitimação para a farmácia. 

Além disso, o farmacêutico afirma que a plataforma Clinicarx é muito mais do que um software de serviços de assistência farmacêutica, pois, com a Clinicarx ele tem acesso a CRx University.

Há um universo de ensino continuado com capacitações para diversas situações e temas da saúde que envolvem o dia a dia da farmácia. 

O aprendizado e ensino, certamente, contribuem para o desempenho e desenvolvimento do farmacêutico. Além de melhorar o atendimento aos pacientes que contarão com um profissional sempre atualizado.. 

> Confira os cursos e certificações disponíveis na Clinicarx University.

Você pode vender mais, fidelizar seus clientes e criar uma nova unidade de negócio para sua clínica ou farmácia com a Clinicarx.

Tudo isso gratuitamente e pelo tempo que você quiser com o plano Free. Faça como a Farmais Popular e revolucione os serviços de assistência farmacêutica.

A Clinicarx

Nossa missão é promover mais saúde com serviços de assistência farmacêutica acessíveis, convenientes, contínuos e de qualidade a todos, de forma integrada ao sistema de saúde, tendo o paciente no centro de todo processo.

Desenvolvemos uma plataforma para que farmácias e outros estabelecimentos de saúde padronizem a implantação e gestão dos serviços, atuando como um hub de conexões entre fornecedores, indústria, estabelecimentos, profissionais da saúde e pacientes.

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
0 0 votos
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.