Atuação do farmacêutico na homeopatia

atuação do farmaceutico na homeopatia

A atuação do farmacêutico na homeopatia inclui garantir que os medicamentos sejam produzidos em obediência aos padrões especificados em mementos, farmacopeias e outros documentos oficiais.

A farmácia é uma área milenar que vem se transformando e se reestruturando. 

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico está apto a desempenhar suas funções com qualidade nas 131 especialidades distribuídas em 10 áreas de atuação regulamentadas pela Resolução 572/2013.

Entre as diversas possibilidades de atuação do farmacêutico, está a homeopatia. Essa prática é regulamentada pela Resolução 635/2016 do CFF.

Neste artigo você encontrará informações sobre o conceito, atribuições e atuação do farmacêutico na homeopatia.

Homeopatia: a cura pela semelhança

A homeopatia foi fundada por um médico chamado Samuel Hahnemann no século XVIII e é um método terapêutico que usa medicamentos que, se administrado a uma pessoa saudável, produz sintomas semelhantes aos da mesma doença, mas em menor grau.

Assim, se um paciente está sofrendo, por exemplo,  de náuseas intensas, ele recebe um medicamento que, em uma pessoa saudável, provoca náuseas leves.

Trata-se de uma terapia fundamentada no princípio da semelhança. Existem três princípios fundamentais na homeopatia: lei dos semelhantes, uso da dose mínima e individualização.

Os medicamentos devem ser preparados seguindo um procedimento bem definido com as técnicas de diluição da matéria-prima, em soluções hidroalcoólicas ou em outros excipientes, e a potencialização do produto em diferentes graus. 

Na prática, um insumo ativo é diluído sucessivamente em um insumo inerte em proporção definida e constante, sofrendo agitação (no caso de líquidos) ou trituração (no caso de sólidos) depois de cada diluição. 

Este processo, chamado de dinamização e segundo a homeopatia, desperta as qualidades curativas sutis da substância medicamentosa, ao mesmo tempo em que uma eventual característica tóxica é mitigada. 

O medicamento homeopático geralmente é identificado pelo seu nome em latim e pela notação binária. O nome do medicamento é seguido por um número que indica quantas vezes ele sofreu o processo de dinamização e por letras que identificam por qual método ele foi preparado. 

Dessa maneira, a padronização do nome do medicamento homeopático permite que ele seja identificado em qualquer lugar do mundo, independentemente do idioma oficial do país.

Apesar do dilema sobre a sua eficácia, o método vem sendo adotado há séculos e a atuação do farmacêutico na homeopatia ocupa uma posição fundamental na manipulação dos medicamentos homeopáticos e na orientação do paciente.

No Brasil, a homeopatia integra o arsenal de terapias oferecidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.

Habilitação do profissional

Segundo a Resolução do CFF n° 576/2013, as prerrogativas para o exercício da responsabilidade técnica em homeopatia são: 

“a) ter cursado a disciplina de homeopatia com conteúdo mínimo de 60 (sessenta) horas no curso de graduação, além de estágio obrigatório com o mínimo de 120 (cento e vinte) horas nas farmácias de Instituições de Ensino Superior ou conveniadas, em laboratórios de medicamentos e/ou de insumos homeopáticos;

b) possuir título de especialista ou curso de aprimoramento profissional em homeopatia que atenda as resoluções vigentes do Conselho Federal de Farmácia.”

Atribuições e atuação do farmacêutico na homeopatia

O farmacêutico homeopata é o profissional responsável por garantir o padrão e a qualidade de todos os procedimentos de homeopatia realizados no estabelecimento.

A atuação do farmacêutico na homeopatia inclui garantir que os medicamentos sejam produzidos em obediência aos padrões especificados em mementos, farmacopeias e outros documentos adotados oficialmente pelos Estados e/ou Municípios.

Além disso, o contato direto com o paciente na farmácia ressalta a importância da assistência ao paciente com informações sobre o tratamento, objetivando alcançar os resultados terapêuticos esperados.

Áreas de atuação

  • Produção magistral de medicamentos homeopáticos.
  • Produção industrial de medicamentos homeopáticos.
  • Atuações direcionadas ao paciente, à família e à comunidade.
  • Atuação na Educação e Qualificação Profissional.
  • Atuação na Pesquisa.
  • Atuação no Serviço Público.

A Clinicarx

A Clinicarx é uma plataforma de serviços de atenção farmacêutica, para que farmacêuticos e outros profissionais da saúde possam implantar e oferecer esses serviços. Também é possível fazer a gestão completa da saúde financeira da sua farmácia. 

Assim, você consegue realizar uma gestão inteligente e profissional de seu negócio baseado em serviços de saúde. Todos os dados irão alimentar seus indicadores e relatórios para uma gestão eficiente do seu negócio.

Confira aqui o nosso plano Free, a assinatura gratuita da Clinicarx para que você experimente e utilize a plataforma pelo tempo que você quiser, aproveite! 

Além disso, a Clinicarx conta com uma plataforma com cursos EAD para apoiar a educação continuada do farmacêutico. 

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dr. Héron Emmanuel Passos Petris CRF/PR 18.206 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516