Saiba como a PharmaReal aumentou em 40% seu faturamento com a Clinicarx

PharmaReal

Com o sonho de se tornar um farmacêutico clínico de referência e ver sua farmácia crescer, Alan Rezende, dono da PharmaReal, Conselheiro Lafaiete (MG), experimentou na prática as soluções significativas com resultados incríveis que a Clinicarx proporciona às farmácias parceiras. 

Alan conheceu a plataforma através das redes sociais, se interessou pelo conteúdo e ao assistir alguns vídeos do nosso CEO, Cassyano Correr, percebeu que era possível ampliar sua atuação farmacêutica clínica.  

Além disso, ele reconheceu grandes redes de farmácias de sucesso como a drogaria Araújo e Drogasil, por exemplo, que são parceiras e utilizam a plataforma no dia a dia.

Foi assim que ele viu como era possível realizar o sonho de entregar mais aos seus clientes, oferecer um atendimento mais completo e se tornar um profissional de referência. 

“Eu queria entregar mais, fazer valer o meu diploma e mostrar que o farmacêutico é um profissional capacitado para oferecer esses serviços de saúde, orientar e acompanhar pacientes”, afirma. 


A Clinicarx, desde o início, foi um pilar importante nesse processo.

Alan recebeu retorno imediato dos nossos consultores quando entrou em contato através do nosso site. A equipe tirou suas dúvidas, mostrou como era possível oferecer os serviços farmacêuticos e assim ele começou a estruturar seu planejamento. 

Como tudo começou: a estruturação do consultório

Alan já tinha uma ideia do que queria oferecer na parte clínica da sua farmácia, a PharmaReal, que tipo de atendimento pensava em entregar aos seus clientes e, é claro, a fidelização e reconhecimento do seu trabalho. 

A PharmaReal tem aproximadamente 250m² de área privativa. Para implementar os serviços farmacêuticos, Alan decidiu que utilizaria uma parte da loja para reformar e montar o consultório de atendimento. 

Ele fez um planejamento de 20 dias para a reforma e para ter a sala clínica pronta. Após esse período, a farmácia estava estruturada e organizada, inclusive, com os banners que a Clinicarx disponibiliza para clientes que aderem ao plano. 

Alan já fazia alguns atendimentos limitados e decidiu trazer mais saúde para os clientes com serviços mais avançados e com a prática clínica. 

A divulgação nas redes sociais da PharmaReal

Com tudo pronto e a plataforma já instalada, a divulgação em veículos de comunicação e redes sociais começou. 

O marketing dos serviços farmacêuticos faz toda diferença para quem realiza essa prática, além de demonstrar o valor do seu atendimento, é uma forma de levar mais conhecimento aos seus seguidores que, futuramente, podem se tornar clientes.

No Instagram, a PharmaReal faz postagens sobre os serviços, dicas para pacientes e kit de posts disponibilizados pela Clinicarx, para divulgar que tipo de procedimento oferece e no que pode ajudar seus clientes. 

  • A plataforma Clinicarx desenvolve uma série de cards e banners para clientes, personalizáveis e em diversos tamanhos, para redes sociais e aplicação em pontos de venda para que a farmácia ou clínica utilize.

manual redes sociais

“Foi um bum!”

“Minha farmácia que só entregava medicamento praticamente virou uma farmácia clínica também, na minha vida foi uma coisa muito importante, hoje sou muito mais conhecido do que eu era antes”, conta Alan. 

Ao contratar a plataforma, realizar atendimentos clínicos e divulgar esses serviços farmacêuticos, a PharmaReal passou de uma farmácia de bairro para uma referência na cidade onde todos procuram para buscar atendimento e orientações.

O atendimento “de 0 a 100”: serviços e retorno financeiro


A plataforma Clinicarx permite realizar e oferecer serviços farmacêuticos com uma gestão em escala, com foco na praticidade e agilidade do atendimento para que o profissional consiga focar no que o paciente precisa e tudo esteja automatizado. 

Dessa forma, é possível otimizar o número de atendimentos e serviços feitos, além de gerenciar a performance da farmácia através de um painel que integra número de procedimentos, pacientes atendidos, custos e cobrança por serviço. 

Para Alan, a plataforma impulsionou significativamente o alcance dos serviços farmacêuticos da farmácia. “Se não fosse a Clinicarx eu não estaria no estágio que eu estou hoje”, comenta. 

  • A Clinicarx possui protocolos, documentos e Procedimentos Operacionais Padrão automáticos para cada serviço cadastrado, o que auxilia no processo mesmo que o profissional de saúde não tenha uma experiência prévia. 

A Central de Conhecimento da Clinicarx centraliza esses protocolos e orientações técnicas para cada um dos serviços com uma busca personalizável para consultas. Os documentos também são um diferencial, segundo o farmacêutico. 

  • A plataforma gera e entrega laudos clínicos detalhados, validados pelo Laboratório Clínico de Apoio, responsável pela realização e assinatura do laudo de todos os testes rápidos realizados. 

A Declaração de Serviço Farmacêutico, documento obrigatório exigido pela RDC 44/2009 da Anvisa, também é símbolo de qualidade da plataforma, assim, o paciente não fica com dúvidas sobre os procedimentos realizados, resultados e orientações. 

Quais serviços oferece com a Clinicarx na farmácia?

Alan começou a oferecer um escopo de serviços clínicos amplamente procurados nas farmácias brasileiras:

  • Acompanhamento de pacientes crônicos, como hipertensos; 
  • Rastreamento e controle em saúde;
  • Exame de Glicemia;
  • Aplicação de injetáveis;
  • Avaliação antropométrica e distribuição corporal;
  • Hábito tabágico;
  • Check-up de pressão arterial;
  • Teste rápido da Covid-19. 

A farmácia em Conselheiro Lafaiete (MG) obteve retorno desde os primeiros, conta o farmacêutico. 

“Não só tem o retorno da própria plataforma em que as pessoas acabam retornando para outros acompanhamentos, como indicações de familiares para virem aqui”, menciona.

Vários médicos indicam os acompanhamentos na farmácia, segundo Alan, como avaliação da glicemia ou da pressão arterial, pois os relatórios são gerados pela plataforma para que o farmacêutico entregue ao paciente ao final de cada atendimento.

Como disse, foi de zero a cem, até me assustei com o quão foi bacana isso na minha vida tanto em mostrar o meu trabalho como profissional de saúde, e também na questão financeira”. 

Falando em números…

A Clinicarx aumentou em média 40% as vendas da PharmaReal.

Isso porque a plataforma é sistematizada e incentiva uma cadeia de serviços de saúde que se complementam, ou seja, para o paciente que faz um teste para Covid-19, pode-se indicar suplementação de vitaminas, por exemplo. 

Ou, o paciente que fez um exame de glicemia, pode realizar um acompanhamento através de avaliações com relatórios evolutivos dos níveis glicêmicos e retornar à farmácia para esse controle. 

Frente à concorrência, Alan também viu a necessidade de implementar serviços avançados e investir ainda mais na PharmaReal. Além disso, ele continuou estudando sobre farmácia e manejos de condições clínicas com as certificações oferecidas pela própria Clinicarx.

Os cursos ofertados na plataforma foram muito importantes nessa trajetória para adquirir mais conhecimento, se dedicar e colocar a mão na massa, conta o farmacêutico.

  • A Clinicarx desenvolve capacitações exclusivas com certificados da plataforma EAD, em parceria com diversas indústrias farmacêuticas, disponíveis para clientes.

Na prática, para Alan, a Clinicarx dá a segurança que o profissional da saúde precisa, sempre atualizada com protocolos e com as informações acerca do contexto atual de fontes oficiais como a Organização Mundial da Saúde, entre outras. 

Quer fazer como Alan?

Agora, a Clinicarx está com um plano Free, com os principais serviços farmacêuticos gratuitos e por tempo ilimitado para você implementar na sua farmácia. 

Além disso, todos os serviços estão padronizados com modelos prontos e Protocolos Operacionais Padrão para já começar com os atendimentos e fidelizar seus clientes. Acesse e saiba mais aqui.