Como reduzir a ruptura do estoque de medicamentos na sua farmácia

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Seu cliente vai até a farmácia com uma lista de 5 medicamentos que precisa comprar. Você tem três deles em estoque, mas faltam dois. O cliente faz “aquela cara”, vai embora sem comprar nada e leva sua lista para a próxima farmácia. Esse é o grande problema da ruptura do estoque.

Isso já aconteceu com você? Então continue lendo esse artigo, que pode te ajudar a combater esse problema.

A ruptura de estoque é um dos grandes problemas que afetam os resultados de vendas tanto do varejo farmacêutico como da indústria. Além disso, a falta do produto gera frustração no paciente, perda de tempo e pode até comprometer os resultados de saúde, gerando baixa adesão e abandono do tratamento.

Estudos de mercado já mostraram que o índice de ruptura do estoque nas grandes redes fica próximo a 10%, isto é, a cada 10 produtos pedidos, falta 1. Em farmácias independentes esse índice chega a 50%! E na sua farmácia, como está o índice de ruptura?

Confira a seguir algumas dicas práticas sobre como minimizar esse problema da ruptura do estoque na sua farmácia. Em especial, a dica #5 poderá ser surpreendente para você!

#1 Negociação e tempo de entrega com fornecedores

Cuide do relacionamento com seus fornecedores e distribuidoras de medicamentos. Mantenha uma boa negociação de preços, mas não descuide do tempo de entrega, para que possa contar com o produto quando precisar.

Diversifique seu processo de pedido, utilizando tanto meios digitais, como o telefone e representante. Um pedido automático gerado pelo seu sistema de gestão de estoques faz toda diferença.

#2 Gestão e reposição de estoque para reduzir ruptura

Profissionalize sua gestão para evitar ruptura do estoque, controlando todas as entradas e saídas de mercadorias. Utilize métodos como curva ABC, garantindo que a disponibilidade de estoque de cada item seja condizente com a demanda histórica. Seu estoque precisa ser o menor possível, sem dúvida, mas a “qualidade” desse estoque é mais importante ainda do que a “quantidade”.

Outras ferramentas, como estoque mínimo e máximo e controle de validade também fazem toda diferença para que os pedidos de reposição ocorram no momento correto e que as perdas de produtos sejam minimizadas.

#3 Observe a sazonalidade dos produtos para evitar ruptura

Existem produtos que possuem maior demanda em certas estações do ano. No inverno os antigripais, no verão os filtros solares e antimicóticos, e tantos outros exemplos.

Cuide dessa sazonalidade observando a tendência histórica das categorias ao longo de todo ano. Aumente o estoque apenas quando, e sempre que, necessário.

#4 Mantenha o cadastro e inventário de produtos em dia

Esta poderia ser a dica número #1, pois é um fundamento para reduzir a ruptura. Mas, infelizmente, muitas farmácias tem dificuldade nisso. O cadastro de produtos da loja precisa ser preciso: nome comercial, genérico, categoria, EAN, apresentações, PMC, estoque.

Além disso, um produto que o sistema acusa precisa estar na prateleira, e vice-versa. Mas na prática, muitas vezes aquilo que o sistema mostra não bate com o estoque real. Ajustes de inventário ajudam nessa manutenção, além de um controle rígido de entradas e saídas, fundamentais para não perder dinheiro.

#5 Gerencie o tratamento do seus melhores clientes

Quantos clientes da sua farmácia são usuários crônicos de medicamentos, utilizam mais de 5 medicamentos por dia, e representam a maior parte do seu faturamento? Muitas farmácias não tem essa resposta e isso impacta diretamente a ruptura do estoque, sem que as pessoas se atentem.

Uma forma inteligente de melhorar isso é cadastrar seus clientes e os medicamentos que eles utilizam. E, mais importante, conhecer a posologia utilizada e quantos “dias de tratamento” esse cliente leva pra casa a cada compra ou dispensação. Somente assim é possível gerenciar a reposição desses clientes e, até mesmo, agendar o retorno a cada mês. Sabendo que o paciente vai voltar e que produtos ele utiliza, é mais fácil não deixar faltar.

Se 20% dos seus clientes podem representar até 80% do seu faturamento, cuide desses clientes de forma diferente. Pare de vender caixinhas de produtos e comece a fornecer dias de tratamento, investindo em relacionamento e trabalhando a dispensação programada de medicamentos para esses pacientes.

Essa ação pode fazer uma grande diferença e impactar seu negócio como um todo, contribuindo também para reduzir a ruptura do estoque e aumentar as vendas.

 

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