Conheça as principais vacinas aplicadas em farmácias

busca

Autorização para aplicação de vacinas pelas farmácias

A Anvisa aprovou aplicação de vacinas em farmácias em dezembro de 2017 e muitas farmácias já começam a oferecer este serviço. Apesar de recente, esta foi uma novidade muito bem recebida pela população. 

Se você é farmacêutico ou proprietário e está pensando em montar um serviço de vacinação, confira as principais vacinas aplicadas que você pode ter na sua farmácia.

Os dados são resultado de uma análise de mais de 13 mil doses de vacinas aplicadas com Clinicarx e mostram um ranking das dez vacinas mais comuns em quantidade de pacientes atendidos.

10° lugar: Vacinas de Hepatite A

A Hepatite A é uma doença infecciosa, causada pelo vírus VHA e transmitida principalmente pelo contato de pessoas saudáveis com alimentos ou água contaminada. A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é precário.

Trata-se de uma vacina inativada, composta pelo antígeno do vírus da hepatite A, aplicada por via intramuscular.

O SUS oferece esta vacina para crianças em dose única, aos 15 meses de idade. Segundo calendário da SBIM, a vacina deve ser dada em duas doses, a partir dos 12 meses de idade. Nos adultos não vacinados ou com imunização incerta, a vacina também pode ser aplicada, inclusive em associação com a vacina da hepatite B.

Há três vacinas para Hepatite A no mercado: Avaxim (Sanofi-Pasteur), Havrix (GSK) e Vaqta (MSD). A Twinrix (GSK) é uma vacina combinada da Hepatite A + Hepatite B.

9° lugar: Vacinas de Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença causada por vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. É uma doença endêmica no Brasil, presente principalmente na região norte, mas houve surtos recentes em outras regiões, o que levou a uma maior busca pela vacinação.

A vacina é composta de vírus vivo atenuado e pode ser encontrada tanto na rede pública quanto privada. No SUS, a vacina é aplicada em uma dose única aos 9 meses de vida. Em pessoas não vacinadas ou que irão viajar para regiões de risco, a dose da vacina é recomendada também para adolescentes, adultos e idosos.

A vacina da febre amarela adquirida no mercado privado é a Stamaril (Sanofi-Pasteur).

8° lugar: Rotavírus

O Rotavírus causa infecção intestinal, com quadro de gastroenterite aguda. É uma causa importante de diarreia em bebês e crianças, que pode levar a desidratação grave e morte. A vacina é dada por via oral, em duas doses, aos 2 e 4 meses de vida.

No setor privado, a vacina é dada em duas ou três doses, dependendo da vacina utilizada (VR1 ou VR 5). A vacina oral atenuada pentavalente (VR5) é composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos”. A vacina do rotavírus é contraindicada a partir dos 8 meses de vida.

Existem duas marcas dessa vacina no mercado, a Monovalente Rotarix (GSK) e a Pentavalente Rotateq (MSD).

7° lugar: Vacinas de HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta tanto homens quanto mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. Em mulheres é causa importante de câncer do colo de útero.

Existem basicamente três tipos de vacinas contra HPV, a HPV 2, HPV 4 e HPV 9. A HPV 2 previne contra infecções causadas pelos tipos de HPV 16 e 18. A HPV 4, previne contra infecções causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18. Mais recentemente foi aprovada a vacina HPV9, que protege contra 9 tipos do vírus, indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade.

No SUS a vacina é dada a meninas e meninos, em duas doses, na adolescência. No setor privado, recomenda-se vacinação em duas doses para meninos e meninas entre 9 e 15 anos. De 15 anos em diante, recomenda-se três doses. Em adultos a partir dos 20 anos, vacinar os não vacinados anteriormente, a critério médico.

Os produtos disponíveis no mercado incluem a Cervarix HPV 2 (GSK), a Gardasil HPV4 (MSD) e a Gardasil 9 (MSD).

6° lugar: Tríplice Viral

A vacina tríplice viral é composta a partir de vírus vivos atenuados, protegendo contra três doenças importantes: sarampo, caxumba e rubéola. A volta dos casos de sarampo, em várias regiões do Brasil, aumentou a procura por essa vacina, inclusive por adultos e idosos.

No SUS, a vacina é dada em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses de vida, e a segunda aos 15 meses, combinada à vacina contra varicela (tetraviral). Adolescentes e adultos que não foram vacinados anteriormente ou que possuem histórico de vacinação incerto, também podem tomar a vacina.

Duas marcas da tríplice viral disponíveis no mercado são a M-M-R-II (MSD) e a Priorix (GSK).

5° lugar: Hexavalente

A vacina Hexavalente é uma combinação de 6 vacinas em 1. Protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite provocada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, hepatite B e poliomielite. É ministrada em três doses, em bebês aos dois, quatro e seis meses de vida. Esta vacina não está disponível no SUS e é muito procurada no setor privado, pois representa uma injeção a menos no calendário de vacinação.

Há três marcas de hexavalente no mercado: Hexaxim (Sanofi-Pasteur), Infanrix Hexa (GSK) e Pediacel (Sanofi-Pasteur).

4° lugar: Meningocócica ACWY

A vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY protege contra quatro sorogrupos de bactérias causadoras da meningite. No SUS, a vacina disponível é a Meningocócica C, que protege apenas contra o sorogrupo C, por isso essa vacina é bastante procurada no setor privado.

A vacina é aplicada em duas doses, a partir dos 3 meses de idade, com dose de reforço aos 12 meses e 5 anos de idade. Recomenda-se dose de reforço em adolescentes apenas para os não vacinados. Em adultos e idosos, vacina-se apenas pessoas em situações especiais de risco.

Três marcas dessa vacina existentes no mercado são a Menactra (Sanofi Pasteur), Menveo (GSK) e Nimenrix (Pfizer).

3° lugar: Pneumocócica

A vacina pneumocócica protege contra pneumonias causadas por diferentes tipos de agentes, entre eles o Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae tipo b. É indicada principalmente para crianças e idosos, que são mais sucetíveis à doença.

Existem três tipos de vacinas pneumocócicas disponíveis no mercado: a vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10), que previne cerca de 70% das doenças graves, a conjugada 13-valente (VPC13), que previne cerca de 90% das doenças e a pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23), que protege contra 23 tipos de pneumococos.

No SUS, é dada a VPC10, em duas doses, aos 2 e 4 meses de vida, com uma dose de reforço aos 12 meses. O mesmo esquema pode ser feito com a VPC13 no setor privado e esta é a vacina mais procurada.

A VPP23 está disponível no SUS apenas para certos grupos de risco, por isso também possui demanda no setor privado. É indicada especialmente em idosos, em duas doses com intervalo de 5 anos entre elas. Recomenda-se que os idosos tomem também uma dose da VPC13.

Confira na imagem abaixo, desenvolvida pela MSD, o esquema de aplicação da VPC-13 e VPP-23, para adultos com indicação para a vacina.

Esquema de vacinação para adultos com risco acrescido para DIP.

A Synflorix (GSK) é a vacina VPC-10, a Prenevar 13 (Pfizer) é a vacina VPC-13 e a Pneumovax 23 (MSD) é a VPP-23 disponível no mercado.

2° lugar: Meningocócica B

A meningite meningocócica é uma doença grave causada por bactérias. Há 12 tipos de meningococos, sendo o tipo C mais comum (80% dos casos), seguido do tipo B. Os tipos A, W e Y são menos frequentes.

A vacina da Meningite B não é disponibilizada pelo SUS, por isso é uma das mais procuradas no setor privado. Em bebês, é aplicada em duas doses, iniciando aos 3 meses de idade, com uma dose de reforço entre os 12 e 15 meses. A partir dessa idade, é aplicada apenas para os não vacinados anteriormente. Em adultos e idosos, é recomendada apenas a pessoas em situação de risco.

A única vacina contra meningite B existente no mercado atualmente é a Bexsero (GSK).

1° lugar: Vacinas de Influenza (Gripe)

A vacina da gripe é a campeã disparada, correspondendo a mais de 60% de todos os pacientes atendidos em vacinação na farmácia. É uma vacina oferecida no SUS apenas a grupos de alto risco, como crianças, idosos e gestantes, por isso há grande procura no setor privado, principalmente por adultos.

Existem basicamente dois tipos de vacina influenza: a trivalente, que protege contra 3 tipos diferentes do vírus e a quadrivalente, que protege contra 4 tipos, sendo esta última a mais procurada. É uma vacina recomendada em todas as fases da vida, a partir dos 6 meses de idade até idosos, mas com forte componente sazonal. A campanha nacional de vacinação contra gripe vai de abril a junho de cada ano, portanto esteja atento a este período. Uma dica é reservar seu estoque de vacinas com bastante antecedência, pois em anos com alta incidência da doença, a grande procura pode levar a falta deste importante medicamento.

Há quatro marcas da vacina influenza tetravalente disponíveis: Fluarix Tetra (GSK), a Fluquadri (Sanofi-Pasteur), a Influvac Tetra (Abbott) e a Vaxitetra (Sanofi-Pasteur).

Para mais informações

As informações completas sobre calendários vacinais podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Imunizações. As informações sobre vacinas registradas no Brasil podem ser encontradas no site da Anvisa.

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
0 0 votos
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.