Dia Mundial do Diabetes: como o farmacêutico pode ajudar

O Dia Mundial do Diabetes, 14/11, foi escolhido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização na prevenção da doença e ajudar pacientes que enfrentam dificuldades com o tratamento.

Dados da 10ª edição do Atlas da IDF relatam um aumento global contínuo na prevalência do diabetes. Segundo o mesmo documento, 537 milhões de adultos de 20-79 anos estão vivendo com diabetes, o que representa 1 em cada 10 adultos.

Estimativas da IDF preveem que esse número aumente para 643 milhões até 2030 e 784 milhões de pessoas com diabetes até 2045. Esses dados destacam que o diabetes é um desafio global significativo para a saúde e o bem-estar populacional.

Por esse motivo, existe uma crescente necessidade de medidas de prevenção e educação em saúde para tentar reduzir os impactos da doença e números estimados. Vamos conhecer um pouco da doença e como o farmacêutico pode auxiliar nesse desafio.

Você conhece os tipos de Diabetes Mellitus (DM)?

Diabetes Mellitus tipo 1

O quadro de DM tipo I é uma doença crônica não transmissível, autoimune, poligênica, decorrente de destruição das células β pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina.

É mais frequentemente diagnosticado em crianças, adolescentes e, em alguns casos, em adultos jovens.

Diabetes Mellitus tipo 2

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) corresponde a 90 a 95% de todos os casos de DM. Esse tipo de DM possui etiologia complexa e multifatorial.

Geralmente, o DM2 acomete indivíduos a partir da quarta década de vida, mas observa-se um aumento na incidência de DM2 em alguns países.

Hábitos alimentares e sedentarismo, que contribuem para sobrepeso e obesidade, são fortes fatores de risco para o desenvolvimento de DM2, assim como a história familiar, avançar da idade e presença de componentes da síndrome metabólica, como hipertensão arterial e dislipidemia.

Diabetes Mellitus Gestacional (DMG)

O quadro é definido a partir da verificação de qualquer grau de intolerância à glicose durante a gestação

De modo geral, faz parte da fisiologia da evolução do curso gestacional o aumento da resistência à insulina, o que aumenta a demanda do organismo por insulina, que leva a hiperestimulação das células β pancreáticas, como mecanismo de compensação para regulação normoglicêmica.

No caso de mulheres que desenvolvem quadro de DMG, nota-se déficit da resposta das células β a esta hiperestimulação, que leva à insuficiência insulinêmica em resposta ao aumento esperado da demanda por insulina, estimulado por hormônios gestacionais.

De modo geral, a doença é detectada entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação, a partir da realização de testes de tolerância à glicose que revelam resultados anormais.

As principais manifestações clínicas do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) são poliúria, polidipsia, aumento do risco e incidência de infecções do trato gênito-urinário, maior propensão a retenção de fluidos e alterações do apetite.

Na farmácia: rastreamento e acompanhamento

Testes rápidos de Glicemia

Os testes rápidos são exames executados em diversos estabelecimentos de saúde devidamente licenciados. A Tecnologia Point Of Care dos testes rápidos permite maior acessibilidade e otimização de atendimento ao paciente, por ser uma técnica laboratorial rápida e simples.

É um importante aliado para acompanhamento terapêutico de diabéticos e triagem de pacientes sem diagnóstico para detecção de níveis alterados de glicemia e encaminhamento a outros profissionais da saúde.

Esses testes fornecem resultado quantitativo da dosagem de glicose e são diferentes dos testes de glicemia feitos em equipamento de autoteste.

Os testes rápidos de glicemia podem ser encontrados em farmácias, onde profissionais capacitados podem realizar o exame, orientar adequadamente o paciente de acordo com o resultado do teste e emitir o laudo laboratorial.

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

É um importante marcador de longa duração para avaliação de cumprimento de metas terapêuticas porque reflete a média de glicemia no sangue durante os últimos 2 a 3 meses.

O DCCT (Diabetes Control and Complications Trial) identificou a relação entre a Hemoglobina Glicada e complicações microvasculares. Por isso, a redução da HbA1c é considerada medida de eficácia de uma boa intervenção.

É um exame importante para o acompanhamento de pacientes diagnosticados com diabetes e que estão em tratamento, mas também pode ser útil para avaliação de pacientes sem diagnóstico prévio de DM.

No Dia Mundial do Diabetes, saiba como você pode ajudar seus pacientes a longo prazo

Na farmácia, os exames laboratoriais remotos, check-ups e triagens são os principais aliados ao rastreamento e acompanhamento de pacientes com Diabetes Mellitus.

O farmacêutico pode realizar os testes e entregar o resultado em poucos minutos, juntamente com interpretação do resultado, orientação e encaminhamento médico, caso seja necessário.

Com as informações que um atendimento farmacêutico completo proporciona, o farmacêutico pode compartilhar informações para que o paciente seja capaz de cuidar da própria saúde, promovendo o autocuidado

O acompanhamento através de testes rápidos do paciente para acompanhar possíveis mudanças no quadro clínico é importante e acessível de ser realizado em farmácias preparadas para realizar o exame.

Com a Clinicarx, o farmacêutico pode emitir a Declaração de Serviço Farmacêutico junto aos relatórios de evolução dos níveis de controle glicêmico, que facilitam o encaminhamento ao médico. São avaliações acessíveis de serem encontradas, sendo as farmácias pontos de saúde de atendimento direto à população.

A Clinicarx também tem padronizado na plataforma o Check-Up Diabetes, serviço integrado e completo de atendimento para rastreamento ou avaliação.

O Check-Up Diabetes é uma avaliação de saúde com objetivo de avaliar fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes ou de complicações provocadas pelos níveis elevados de glicemia, visando a elaboração de medidas preventivas.

O que você, farmacêutico, encontrará no serviço de Check-up Diabetes:

Aproveite o Dia Mundial do Diabetes para pensar uma campanha a longo prazo na sua farmácia e preparar sua estrutura para atender e promover mais qualidade em saúde.  Essa é uma das formas que você pode entregar o maior valor que sua farmácia proporciona ao paciente: saúde.

5 1 voto