Descubra como podemos aumentar o faturamento da sua farmácia com serviços farmacêuticos

Doenças sazonais e testes rápidos recomendados

busca

Doenças sazonais são aquelas desencadeadas em uma estação específica do ano. 

As diferenças na temperatura e as diferenciações na umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento de algumas disfunções e complicam o processo de cura, devido aos hábitos que as pessoas mantêm em função da mudança climática.              

Vamos entender um pouco mais a respeito dessas doenças, a prevalência destas em determinadas estações do ano e os testes rápidos recomendados para a triagem clínica.

DOENÇAS SAZONAIS DO VERÃO

Muitas pessoas já sofreram e sofrem com doenças do verão. 

De acordo com especialistas, as altas temperaturas, associadas à umidade da estação e à falta de saneamento básico, favorecem a proliferação de agentes infecciosos que causam uma série de doenças, como por exemplo:  

  • dengue, 
  • zika vírus, 
  • chikungunya, 
  • febre amarela, 
  • intoxicações alimentares, 
  • micose, otites, 
  • queimaduras de pele, 
  • entre outras. 

Essas doenças não são exclusivas dessa estação, mas são popularmente conhecidas como doenças do verão, justamente  pelo aumento da incidência de casos nessa época mais quente do ano.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais doenças desta estação, as principais regiões de prevalência e os testes rápidos que podem ser realizados como triagem clínica:

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser provocada por vírus ou bactérias. Os alimentos se deterioram mais rapidamente no calor, devido à ação de toxinas e bactérias. 

Em decorrência disso, esses microrganismos se proliferam mais rapidamente, por isso é recomendado que a manipulação de alimentos seja feita com máximo cuidado e higiene.

Principais sinais e sintomas:

Dores abdominais, cólica, inchaço na barriga, vômito, febre e diarreia. 

Prevenção:

A melhor maneira de evitar isso é não consumir alimentos de origem duvidosa e, sempre, armazenar a comida sob refrigeração.

Região de prevalência:

Nacional.

Teste rápido: 

Intolerância alimentar; H. Pylori.

Dengue, Zika e chikungunya

O verão é a estação mais chuvosa do ano, o que facilita o acúmulo de água parada. Consequentemente, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Zika e da Chikungunya. 

Principais sinais e sintomas:

Febre alta, manchas avermelhadas na pele, coceiras, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente nos músculos e articulações.

Prevenção:

Uso de repelente para insetos, evitar locais de maior circulação do mosquito, além de acabar com os possíveis criadouros de larvas do mosquito e com qualquer lugar que possa acumular água, dentro e fora de casa.

Região de prevalência:

Nordeste, centro-oeste e norte.

Testes Rápidos:

Dengue NS1 e Dengue IgG/IgM; Zika Vírus; Chikungunya.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrair este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

Principais sinais e sintomas:

Febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara.

Prevenção:

Evitar a disseminação do mosquito, através do acúmulo de água parada em recipientes destampados. Fazer a aplicação de inseticida, tomar medidas de proteção individual, como a vacinação e o uso de repelente contra insetos e mosquiteiros.

Região de prevalência:

Norte e Centro-oeste, mais precisamente na região amazônica.

Testes Rápidos:

Febre Amarela

DOENÇAS SAZONAIS DA PRIMAVERA

Pessoas alérgicas acabam sofrendo mais nesta estação. Na primavera é comum a alternância de clima, o que muitas vezes é prejudicial, e acaba resultando em um aumento de problemas respiratórios e doenças de pele. 

Nesta época, a soma dos pólens com o vento podem causar problemas de saúde, como prurido (coceira) nos olhos e no nariz de pacientes sensíveis, podendo resultar em sinusites e quadros de dermatite atópica. 

Já pacientes com quadro alérgico avançado sofrem agravo de doenças pré-existentes.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais doenças desta estação, as principais regiões de prevalência e os testes rápidos que pode ser realizados como triagem clínica:

Rinite alérgica

A rinite alérgica consiste na presença de prurido sazonal ou perene. O diagnóstico é feito pela história de exposição, exame e, às vezes, testes cutâneos.

Principais sintomas:

Espirros, rinorreia, congestão nasal e, às vezes, conjuntivite, que é causada pela exposição a pólen ou outros alérgenos.

Prevenção:

O tratamento de primeira linha é com um corticosteroide nasal ou com um anti-histamínico oral seguido de um descongestionante oral.

Região de prevalência:

Nacional.

Testes Rápidos: 

Alérgenos.

Dermatite Atópica

É uma doença de pele inflamatória crônica de origem alérgica e não sendo contagiosa. Envolve fatores genéticos, fatores ambientais e disfunção imunológica e da barreira epidérmica.

Principais sintomas:

Pode variar entre leve lesão de pele até uma grave liquenificação.

Prevenção:

Hidratantes, supressão dos possíveis fatores irritantes desencadeantes e corticoides tópicos ou moduladores imunitário.

Região de prevalência:

Sul e Sudeste.

Testes Rápidos: 

Alérgenos.

DOENÇAS SAZONAIS DE OUTONO E INVERNO

A temperatura é mais fria e o tempo mais seco, os indivíduos saem menos de casa e acabam se aglomerando em espaços fechados. Logo, tudo isso contribui para proliferação de vírus e bactérias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais doenças desta estação, as principais regiões de prevalência e os testes rápidos que pode ser realizado como triagem clínica:

Gripe e resfriados

Essas tendem a ser as doenças sazonais mais comuns graças à alta mutação do vírus e sua fácil proliferação.

A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza e é classificada como uma infecção das vias respiratórias superiores (nariz e garganta). 

Os resfriados, por sua vez, caracterizam-se como uma infecção mais leve, ocasionada por diversos vírus, como por exemplo o rinovírus, vírus sincicial respiratório e adenovírus.

Sintomas:

Febre, coriza, dor de cabeça, dor nos músculos, articulações, e garganta inflamada/infeccionada.

Prevenção:

Evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir, beber bastante água e participar das campanhas de vacinação.

Região de prevalência:

Sul e Sudeste.

Testes Rápidos:

Influenza A/B; Covid/Flu A/B Ag; Vírus Sincicial Respiratório (RSV); Streptococcus do grupo A.

Rinite e Sinusite

A rinite é causada pela irritação ou pela inflamação das mucosas nasais.

Já a sinusite é um quadro agravado da rinite, sendo os sintomas similares. Os seios nasais, em torno do nariz, ficam inflamados por conta da alergia ou infecções por vírus e bactérias.

Principais sintomas:

Inflamação de uma região do seio paranasal, coriza, coceiras, dor de cabeça e na face, fadiga e nariz entupido.

Prevenção:

Evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar bem as mãos, proteger o rosto ao espirrar, beber bastante água e evitar o acúmulo de poeira.

Região de prevalência:

Sul e Sudeste.

Testes Rápidos:

Alérgenos; Influenza A/B; Vírus Sincicial Respiratório (RSV).

Pneumonia

A pneumonia pode ser causada por bactérias e vírus.

banner blog free

Muitas farmácias estão começando a prestar serviços clínicos para testes rápidos. Isso é ótimo, pois já começam com alto valor agregado e criando uma nova fonte de receita para a farmácia.

Mas é possível ir mais longe, transformando sua farmácia em uma máquina de fidelização de clientes e de faturamento. Descubra os serviços que realmente podem virar o jogo da sua empresa e casam perfeitamente bem com os testes rápidos.

Com a Clinicarx, você pode oferecer mais de 30 testes rápidos para farmácias e drogarias, todos padronizados com laudo laboratorial integrado diretamente através da plataforma.

0 0 votos
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

busca

Categorias

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Clinicarx - Logo

Aproveite e veja também