Novas estratégias para farmácia manter o faturamento no fim da pandemia

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Uma das principais atividades dos gestores de farmácia é entender para que caminho levar as ações das rotinas farmacêuticas, visando manter o faturamento saudável da farmácia enquanto negócio. E nesse fim de pandemia é importante ter estratégias para farmácia que sirvam como base, apoio ou até mesmo a nova versão de negócios.

O cenário da preocupação das farmácias sobre o que oferecer como novos serviços e produtos ainda não possui dados suficientes para termos uma noção do que apontar como status quo, mas a mentalidade de um gestor é já contar com essa possibilidade e antever passos para implementar novas estratégias para farmácia.

Em 2021, já tivemos mais de 6,7 milhões de atendimentos realizados com serviços farmacêuticos, apontando a influência da COVID-19 para realização desses serviços diretamente na farmácia, transformando o tipo de negócio em algo ainda mais voltado para o cuidado com a saúde.

Mas potencialmente você já está se perguntando o que fazer agora com o fim da pandemia e o possível fim da necessidade de oferecer testes para COVID-19 em larga escala.

Neste artigo queremos mostrar com dados reais, quais serviços clínicos podem ser realizados como novas estratégias para farmácia manter o faturamento, considerando o estado atual de saúde da população como fonte estratégica para direcionamento de serviços.

Escalabilidade de serviços farmacêuticos

O sistema de saúde brasileiro lida com problemas de saúde de forma reativa muitas vezes. Conseguimos ver nas notícias ações para barrar o avanço de X doença, assim como foi no período da pandemia.

Quando é julgado como estado de atenção de saúde é porque algum problema saiu do controle e, na correria da resolução de problemas já existentes, é esperado que, em algum momento, doenças sumam ou voltam aos holofotes.

Isso mostra dois cenários bem positivos para criar novas estratégias na farmácia. Um deles é que os holofotes mostram quais tipos de serviços podemos oferecer na atenção primária e quais doenças se tornam sazonais, ou seja, que tipo de condição lidamos de forma mais ou menos padronizada e que podemos inserir serviços de apoio à saúde.

Dessa forma, os serviços farmacêuticos se tornam escaláveis porque sempre haverá espaço para eles, diferenciando no momento qual deles terá mais retorno para a farmácia. Nesse sentido, há um conceito bem importante para o gestor direcionar sua atenção e aumentar as vendas na farmácia.

Estamos falando da curva ABC de produtos e, nesse caso, de serviços farmacêuticos, que entram na categoria de serviço como um produto vendável. Essa curva, basicamente, ajuda você a entender qual sua principal fonte de faturamento.

Para determinar qual a curva ABC da sua farmácia, basta pegar seus produtos e serviços e colocá-los em estatísticas, separando por categoria Produto | Serviço, se preferir, e respondendo às seguintes perguntas:

  • Qual o serviço ou produto é mais vendido? Curva A
  • Qual serviço ou produto é o segundo colocado? Curva B
  • Qual o terceiro serviço e produto que mais vende? Curva C

O que é interessante nesse ponto é que você consegue entender, através do que mais é vendido na sua farmácia, como sua farmácia está alinhada às tendências do mercado farmacêutico e de que forma a atenção dos esforços farmacêuticos vão ser voltados para aquele produto ou serviço de curva A.

Essa atenção é a forma como sua farmácia enquanto negócio vai dedicar tempo e qualidade para que o produto ou serviço seja ainda mais disseminado. Cabem outras estratégias para farmácia aqui, mas não entraremos em muitos detalhes. Importante é saber que serviços farmacêuticos são parte da sua fonte de faturamento.

Estratégias para farmácia com serviços clínicos

Agora que você já consegue ver seus produtos e serviços farmacêuticos como ditadores da saúde do faturamento da farmácia, é hora de olhar para os serviços clínicos farmacêuticos como um ponto de estratégia para a farmácia, criando um plano de ação com serviços farmacêuticos que funciona tanto para farmácias quanto para drogarias.

Além de serem parte de estratégias para aumentar o faturamento da farmácia no período pós-pandemia, os serviços farmacêuticos clínicos ainda são uma fonte de vantagens nos mais diversos aspectos do campo de atuação farmacêutico. Dentre eles:

  • Reconhecimento do profissional farmacêutico como agente de saúde
  • Transformação no modelo de negócios da farmácia, como um hub de saúde
  • Fidelização de clientes através dos serviços úteis ao seu dia a dia
  • Possibilidade de implementar outras estratégias, como marketing, na comunicação da farmácia com seus clientes

É nítido como a presença dos serviços farmacêuticos clínicos têm um impacto positivamente grande na atuação farmacêutica, criando uma comunidade mais robusta e planejada, alinhando estratégias para farmácia tanto no plano de negócios como nos benefícios à sociedade.

➡️ Veja provas de que serviços farmacêuticos clínicos mudam a visão farmacêutica

De acordo com os dados da plataforma Clinicarx, é possível enxergar em tempo real quais serviços clínicos estão tomando lugar na era testes para COVID-19. Veja abaixo quais são os destaques, considerando o cenário de saúde e para onde estamos caminhando

🏅 Teste rápido de COVID/Influeza Ag

🏅 Teste rápido Beta-HCG Quantitativo (Gravidez)

🏅 Teste rápido de Dengue Anticorpos e Antígeno NS1

🏅 Teste rápido Hemoglobina Glicada A1c

🏅 Teste rápido de Perfil Lipídico Quantitativo

Damos destaque ao teste rápido para dengue. Acompanhando as últimas notícias também é possível o aumento repentino de surtos de dengue, conforme boletim do Ministério da Saúde.

A tendência é que as farmácias voltem a lidar com problemas que antes eram considerados comuns, mas agora com muito mais profissionalismo e extensão de serviços farmacêuticos. É dever do gestor implementar novas estratégias na farmácia para acompanhar a realidade.

Se você quiser saber mais de como tornar a sua farmácia um hub de saúde, clique aqui e baixe agora o ebook gratuito: “Farmácias Hubs de Saúde – o guia definitivo”.

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