Como funciona o Exame Celer One Step Dengue NS1

Veja como funciona o Exame Celer One Step Dengue NS1 que detecta o vírus da dengue através de amostras de sangue e outras informações pertinentes à sua aplicação.

A dengue é uma doença cuja transmissão do vírus ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito se prolifera em água parada e, por isso, os períodos chuvosos estão relacionados a maior prevalência de casos.

Quatro sorotipos do arbovírus Dengue estão relacionados ao desenvolvimento da doença no Brasil: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Mas, uma segunda infecção por um outro sorotipo é fator de risco para o desenvolvimento de forma grave da doença.

Segundo o Boletim Epidemiológico nº 7, publicado pelo Ministério da Saúde em abril, nos primeiros meses de 2022 houve um aumento de 95,2 % de casos suspeitos de dengue quando comparado ao mesmo período em 2021. O rastreamento dos casos suspeitos da doença para pessoas com sintomas sugestivos ou sob risco, pode ser feito por meio de testes rápidos (TLR) nas farmácias.

O uso dos TLR permite a confirmação e o início rápido do tratamento adequado ao paciente, bem como diminuição da mortalidade devido à prevenção de complicações da doença. Por isso, conheça mais detalhes sobre o teste rápido de dengue NS1 que podem te ajudar no atendimento e orientação aos pacientes.

O que é o exame de dengue NS1?

É um teste rápido que detecta de forma qualitativa o antígeno NS1 do vírus da dengue, em amostras de sangue obtidas por punção digital. A NS1 é uma glicoproteína presente na superfície dos 4 sorotipos do vírus, muito importante para a replicação viral. Pode ser detectada a partir do primeiro dia de sintomas.

A NS1 está presente em altas concentrações no soro de pacientes nos primeiros dias da infecção. Por ser detectada antes do aparecimento dos anticorpos da classe IgM/IgG (princípio da maioria dos outros TLR de dengue), é uma alternativa para rastreamento precoce. Além disso, o teste de dengue NS1 apresenta alta sensibilidade e alta especificidade, apesar de não identificar o sorotipo do vírus.

Pacientes com sintomas há mais de 3 dias podem apresentar resultado falso-negativo no teste NS1, devido ao processo de soroconversão com declínio de NS1. Para esses pacientes, você então deve recomendar o teste de anticorpos IgG/IgM.

Avaliação e orientações ao paciente no pré-exame de Dengue NS1

Antes de decidir sobre a realização do teste, observe e questione o paciente para identificar se há sinais/sintomas de alerta, cuja presença requer encaminhamento imediato ao médico. Para isso, você também poderá aferir a pressão arterial, medir frequência cardíaca, temperatura corporal e saturação de oxigênio.

Se for necessário o encaminhamento, é possível redigir e emitir uma carta ao médico com sua avaliação clínica por meio da plataforma Clinicarx, em “Carta Personalizada”.

O exame de dengue NS1 é indicado para pacientes sem sinais de alerta e com sintomas sugestivos de dengue há pelo menos 1 dia e no máximo há 3 dias. Assim, questione o paciente sobre quando começaram os sintomas para definir o melhor tipo de teste.

Os sintomas sugestivos são: febre associada a 2 ou mais sintomas típicos (náusea ou vômito, exantema, mialgia, artralgia, cefaleia ou dor retro-orbital, petéquias, leucopenia).

Sempre explique o procedimento ao paciente antes de realizar a coleta. Isso reduz a ansiedade, o desconforto e aumenta a percepção de qualidade do atendimento. Para a realização do exame, informe que não é necessário jejum.

Teste rápido Celer One Step Dengue NS1 na plataforma Clinicarx

O teste rápido Celer One Step Dengue NS1 é um exemplo de exame de Dengue NS1. Ele é um ensaio imunocromatográfico para detecção qualitativa do antígeno NS1 do vírus da Dengue, em sangue capilar.

A Plataforma Clinicarx possui uma interface intuitiva e de fácil operação para realização desse e de outros TLRs, chamada “Testes Rápidos Clinicarx”. Assim, o farmacêutico pode selecionar o exame Celer One Step Dengue NS1, validar as informações de lote, amostra e resultado, e solicitar a emissão de laudo pela plataforma com todo suporte do nosso Laboratório Clínico Central.

Como funciona

Após inserir dados do paciente, o farmacêutico inicia o atendimento e seleciona o serviço de Testes Rápidos. Em seguida, seleciona o teste Celer One Step Dengue NS1 e informa o lote do kit que irá utilizar.

O procedimento inicia-se com a coleta da amostra de sangue obtida por punção capilar, que é adicionada ao cassete. O resultado do teste pode ser verificado após 15 minutos e deve ser informado no campo relacionado da plataforma Clinicarx.

A liberação do laudo de TLR é realizada pelo farmacêutico responsável pelo atendimento e, durante o processo, o sistema verifica alguns dados informados a fim de minimizar o risco de erros.

O laudo deve ser fornecido ao paciente, impresso ou por meio eletrônico. Ele contém assinatura do Responsável Técnico (RT) pelo laboratório clínico da Clinicarx e também pode ser assinado pelo farmacêutico responsável pelo atendimento e execução do teste.

Resultados

Após ser absorvida pelo dispositivo, a amostra mistura-se com o conjugado de anticorpos monoclonais específicos para NS1 e flui através da membrana pré-revestida. Se os níveis do antígeno NS1 na amostra do paciente forem iguais ou superiores ao limite de detecção do teste, isso produz uma faixa colorida visível na região (T) que indica um resultado positivo

Quando os níveis do antígeno são zero ou abaixo do limite de detecção alvo, não aparecerá nenhuma faixa colorida visível na região de teste (T) do dispositivo, e isso indica um resultado negativo. Para servir de controle do procedimento, uma linha colorida aparecerá na região de controle (C), caso o teste tenha sido realizado corretamente.

Um resultado pode ser falso negativo se o exame for realizado fora da janela imunológica indicada ou se a carga viral estiver baixa. Além disso, não é recomendado ler o teste após 30 minutos.

resultado-exame-dengue-ns1

Orientações após o teste

Este exame não substitui o diagnóstico. Então oriente o paciente a levar o laudo gerado para avaliação médica.

Não há tratamento específico para a infecção e a doença, para os casos leves e sem sinais de alerta, apresenta cura espontânea em aproximadamente 10 dias.

Atualmente, as recomendações de tratamento consistem em:

• Casos leves e sem complicações: manejo sintomático com medicamentos analgésicos e antipiréticos, além de medidas não farmacológicas que incluem repouso e aumento da ingestão de líquidos (reidratação oral com soro, sopa, suco, água de coco, entre outros).
  • Orientar o paciente a procurar atendimento médico em 72 horas para reavaliação ou imediatamente ao surgimento de sinais de alerta.
  • É contraindicado o uso de produtos com ácido acetilsalicílico e AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) devido ao aumento do risco de hemorragia.
  • O Ministério da Saúde não recomenda o uso de homeopatia como substituição ao tratamento recomendado. Além disso, seu uso na forma de prevenção da dengue não deve ser indicado.
  • Cuidados hospitalares podem ser necessários em casos graves.

Testes Rápidos Clinicarx

Você pode encontrar um curso completo online sobre testes rápidos na nossa plataforma educacional University Clinicarx, ideal para quem está começando no tema.

➡️ Conheça também outros testes rápidos disponíveis em nossa plataforma

Clinicarx é seu Software para Serviços Farmacêuticos que leva serviços básicos de saúde a farmácias e consultórios de todo Brasil.

O Teste Rápido para Dengue está incluso no nosso plano gratuito da Clinicarx, você pode começar a utilizar hoje por tempo ilimitado. São diversos testes rápidos para você oferecer e aumentar seu faturamento!