Farmacêutico clínico: o que faz?

O que é Farmácia Clínica?

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, a farmácia clínica é a área voltada à ciência e prática do uso responsável de medicamentos, na qual o farmacêutico clínico presta cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapiapromover saúde e bem-estar, e prevenir doenças.

Onde o farmacêutico clínico atua?

• Em Hospitais de Urgência & Emergência;

• Ambulatórios de Unidades de Saúde;

• Instituições Geriátricas;

• No Atendimento Domiciliar;

• Em Farmácias e Drogarias.

Quais são as diferenças entre o farmacêutico clínico e o farmacêutico dispensador?

Confira no vídeo abaixo uma explicação prática sobre as diferenças entre essas duas formas de atuação, com foco em farmácias e drogarias.

O que o Farmacêutico Clínico faz na prática?

De acordo com a Resolução CFF 585/2013, o farmacêutico clínico pode atuar:

• No cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo (Art. n° 7);

• Na comunicação e educação em saúde (Art. n° 8);

• Na gestão da prática, produção e aplicação do conhecimento (Art. n° 9).

Dentro da Farmácia Clínica, o profissional de saúde pode prestar os seguintes serviços:

1. Rastreamento em saúde;
      2. Consulta farmacêutica;
      3. Conciliação de medicamentos;
      4. Revisão da farmacoterapia;
      5. Acompanhamento farmacoterapêutico;
      6. Gestão da condição de saúde.

A seguir, vamos aprofundar cada uma das áreas:

1. Rastreamento em saúde

É o serviço da  farmácia clínica voltado a pessoas assintomáticas, com objetivo de detectar riscos e alterações de saúde que podem sugerir uma doença.

Um exemplo é a avaliação da glicemia capilar e do risco de diabetes, que pode revelar um paciente com Diabetes mellitus que não sabia que tinha a doença. Assim, o farmacêutico pode encaminhá-lo ao médico, caso necessário.

Nos Estados Unidos, redes de farmácias investem em grandes feiras de saúde, focadas na oferta de testes de saúde e detecção rápida de doenças. Esses eventos geram tráfego e promovem a venda de produtos e serviços.

2. Consulta farmacêutica

O paciente traz uma queixa, sinais e sintomas que poderiam ser tratados na farmácia.

Assim, o farmacêutico pode, nesses casos, recomendar, prescrever medicamentos que não exigem receita médica, bem como medidas não farmacológicas, e encaminhar o paciente ao médico nos casos mais graves.

Inclusive, este serviço é uma forma eficaz de melhorar a experiência de compra de um MIP na sua farmácia.

3. Conciliação de medicamentos

Você sabia que perto de 1 a cada 5 idosos são re-hospitalizados nos 30 dias após a alta, sendo mais da metade desses internamentos evitáveis, e 66% são relacionados a problemas com os medicamentos?

Este serviço da Farmácia Clínica é pensado para pacientes que receberam alta hospitalar recente.

Muitas vezes o paciente se confunde com prescrições de vários médicos diferentes e não sabe quais medicamentos deve continuar a tomar depois que sai do hospital.

Conciliar significa checar todas as prescrições e detectar discrepâncias que precisam ser resolvidas e orientar o paciente sobre a forma correta de tomar os medicamentos.

4. Revisão da farmacoterapia

De acordo com o CFF, ocorrem entre 1,2 a 3,2 milhões de internações por problemas ligados a medicamentos, sendo que 70% dos eventos são considerados evitáveis.

A revisão da medicação pode evitar que as internações ocorram, promovendo a adesão aos medicamentos. Nas farmácias, é o serviço mais prestado, sendo uma espécie de checkup dos medicamentos.

Como a revisão da farmacoterapia é feita?

O farmacêutico pede ao paciente que leve os medicamentos para a farmácia e faz, durante a consulta, uma revisão detalhada com ele sobre cada tratamento.

Tira dúvidas, resolve problemas, orienta o paciente e promove adesão ao tratamento. Também pode fazer recomendações de mudanças ao médico e encaminhar o paciente.

O produto deste serviço da farmácia clínica costuma ser uma lista precisa dos medicamentos que o paciente deve seguir utilizando. Esta revisão resolve problemas da terapêutica e previne consultas e hospitalizações não previstas.

5. Acompanhamento farmacoterapêutico

O acompanhamento se inicia por uma consulta de revisão clínica da farmacoterapia, com um olhar mais voltado aos resultados do tratamento. Em seguida o farmacêutico trabalha com o paciente em um plano de cuidado e organiza consultas de retorno.

Diferentemente dos serviços anteriores, o acompanhamento farmacoterapêutico permite um relacionamento mais longo e longitudinal entre o paciente e o farmacêutico.

6. Gestão da condição de saúde

Também é chamado de gestão da doença. Neste serviço, o profissional atende e acompanha o paciente, mas focado em uma doença específica, como o diabetes, a hipertensão ou a hiperlipidemia.

Diferente do acompanhamento farmacoterapêutico em que a avaliação é mais global e generalista. O serviço de gestão da doença é importante porque pode melhorar a capacidade do paciente em cuidar melhor da sua condição, num enfoque para o autocuidado apoiado.

Vários desses serviços farmacêuticos têm sido implementados por farmácias e drogarias de todo país, pois representam um diferencial competitivo importante e uma nova fonte de receitas para as farmácias.

Confira mais sobre os serviços farmacêuticos aqui.

Quais são os benefícios de ser um farmacêutico clínico?

A CFF diz que a evidência sustenta que a participação do farmacêutico no cuidado do paciente, de forma colaborativa com o médico, melhora a eficiência e os resultados do uso de medicamentos. Por isso, diversas entidades nacionais e internacionais recomendam este colaboração.

Além disso, segundo a Associação Médica Mundial, “O paciente será mais bem servido quando os farmacêuticos e médicos colaborarem entre si, reconhecendo e respeitando os papéis de cada um, para garantir que os medicamentos sejam usados de forma segura e adequada, para alcançar o melhor resultado para a saúde do paciente.”

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, 1 em cada 3 atendimentos o paciente pede indicação de medicamento.

Além disso, 72% relatam sintomas no balcão da farmácia e 64% compram remédios que não precisam de receita médica.

Por que não formalizar com uma consulta farmacêutica, com prescrição de tratamento e medicamentos que não precisam de receita médica? Assim, você poderá encaminhar o seu paciente ao médico e fidelizá-lo, consolidando um relacionamento que irá gerar ainda mais rentabilidade para sua farmácia.

Com o acompanhamento farmacoterapêutico, você poderá ter maior gestão das condições dos seus pacientes.

Além disso, você irá garantir o melhor controle das condições crônicas, prevenindo complicações da doença e promovendo mais qualidade de vida.

O farmacêutico clínico se destaca na profissão e dentro da farmácia. Isso faz toda diferença no meio competitivo.

Pensando em te ajudar a ter sucesso na sua profissão, nós elaboramos um CURSO GRATUITO de 10 passos para você implantar serviços farmacêuticos na sua farmácia. Confira logo abaixo.

Você sabe como a Clinicarx pode te ajudar na Farmácia Clínica?

Parece muito complexo tudo isso, não é? Mas nós temos um plano de sucesso para você!

Iremos te ajudar desde o início da sua jornada como farmacêutico clínico. Nós organizamos TUDO para que você ofereça serviços de saúde na sua farmácia.

Você não estará sozinho! Nosso atendimento será voltado a você. O suporte dará a resposta para o seu problema o mais rápido possível.

Você poderá, além de registrar informações, ter uma avaliação AUTOMÁTICA das condições de saúde do seu paciente e receber um plano de ação a respeito delas através do Clinicarx.

Você terá o conhecimento necessário para alcançar o sucesso e esclarecer todas as suas dúvidas através dos cursos EAD do Clinicarx.

Somos mais que uma plataforma. Nós organizamos tudo porque temos um plano para você.