Descubra como podemos aumentar o faturamento da sua farmácia com serviços farmacêuticos

7 Passos para ter uma farmácia referência na comunidade

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Se você é farmacêutico e oferece serviços em saúde, certamente pensa em como manter essa estrutura de forma rentável e fazer da sua farmácia referência na comunidade. 

Uma farmácia referência, seja no seu bairro ou cidade, começa pela oferta de serviços que interessam aos clientes e uma variedade de procedimentos.

Além disso, é imprescindível que você consiga administrar todos os seus serviços e os fluxos de trabalho de forma otimizada para focar no melhor atendimento ao seu cliente. 

Vamos conferir os 7 passos para você alcançar esse sucesso?

Sua farmácia referência na comunidade: como?

1. Fidelize os seus clientes com um atendimento que ofereça tudo o que ele precisa

Não existe uma fórmula mágica pronta para encantar os seus clientes, porém um bom atendimento que ofereça todos os procedimentos que ele procura com certeza é um diferencial.

Além disso, atenção e cuidado ao seu cliente são indispensáveis, por isso:

  • Acolha e receba bem o seu cliente. Ofereça seus serviços sempre;
  • Sempre que possível agregue no mesmo atendimento diferentes serviços que o paciente necessita;
  • Registre os medicamentos que o paciente utiliza e suas doenças também;
  • Agende o retorno do seu paciente;
  • Agende a dispensação para pacientes polimedicados, promova adesão e aumente suas vendas.


    2. A comunidade precisa saber que serviços sua farmácia oferece

É fundamental oferecer os serviços de saúde da farmácia para todos os clientes que “combinem” com algum de seus serviços.

Por exemplo, se você executa os procedimentos básicos, então pacientes que comprar anti-hipertensivos, antidiabéticos, medicamentos injetáveis são seu público-alvo preferencial.

Uma técnica muito famosa que você pode aplicar em sua farmácia, é o Spin Selling. O nome faz referência aos quatro tipos de pergunta que o vendedor deve fazer durante a venda de seus serviços, sendo elas:

  • Perguntas de Situação: São utilizadas para entender o contexto da compra. Nesse momento você já sabe quem é seu cliente, suas necessidades e identifica se ele se encaixa no perfil que você pode atender. Exemplos de perguntas:
  • “Como está sua saúde?”
  • “Você está em tratamento?”
  • Perguntas de Problemas: Essas perguntas devem ser feitas com o objetivo de entender o que está incomodando o cliente. Por isso, questioná-lo já evidenciando o problema é a melhor forma de usar esse modelo de perguntas a seu favor. Exemplos de perguntas:
  • “Por que você está tomando este medicamento?”
  • “O que você está sentindo agora?”
  • Perguntas de Implicações: Serve para identificar quais as consequências para o cliente, caso seus problemas não sejam solucionados. Além disso, evidencia como seu serviço pode ajudar esse cliente. Exemplos de perguntas:
  • “Você já se automedicou quando sentiu esse sintoma?”
  • Perguntas de Necessidade de Solução:  Serve para auxiliar o cliente a entender que seu serviço se encaixa no que ele precisa. Exemplos de perguntas:
  • “Você sabia que aqui pode receber atendimento farmacêutico, além de acompanhamento no seu tratamento?”


    3. Estoque: evite que falte produtos importantes na sua farmácia


    Registre e saiba tudo o que você oferece, principalmente os produtos e medicamentos. Evite que o cliente chegue com uma demanda e seu estoque esteja em falta.

4. Invista no marketing de seus serviços farmacêuticos


Uma farmácia referência deve saber atrair seus clientes com com divulgação e posicionamento.

  • Sinalização da loja e merchandising. Prepare o interior da sua farmácia para atrair a atenção e converter mais clientes. 
  • Redes Sociais. Crie um calendário de postagens sobre saúde em suas redes sociais (facebook, instagram) para seus clientes. Aborde temas que façam sentido para os serviços que você presta. 
  • Agendamento online. Com a Clinicarx, você pode oferecer seus serviços na internet e atrair mais clientes. Compartilhe a agenda web da sua farmácia/clínica com seus pacientes utilizando um link exclusivo.
    Saiba mais sobre esta funcionalidade disponível sem custo adicional para assinantes da Clinicarx.
  • Cadastre sua empresa no google. Com a conta do Google Meu Negócio, você se conecta com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Estar presente nos principais canais utilizados pelo seu público fará uma grande diferença.  Então, confira quais são as mídias fundamentais para a sua estratégia:

  • Website;
  • Redes sociais – Instagram, Facebook.

Com isso, você mantém um relacionamento com os seguidores e novos clientes.

5. Campanhas externas encantam e destacam sua farmácia


As campanhas externas são uma forma de levar a saúde para mais perto da população.

Campanhas de check up de pressão arterial e glicemia, por exemplo, são sucesso pela alta demanda e pela importância do rastreamento em saúde. 

Essas campanhas têm como público alvo pessoas adultas com idade entre 18 e 60 anos que podem ser atendidos em diversos locais diferentes como em empresas, salões, clínicas, escolas, mercados, etc.

Não se esqueça das ações para vacinação, confira aqui o que você precisa.

Além disso, campanhas temáticas como a de obesidade em farmácias são um ótimo gancho para atrair clientes e tornar seus serviços mais visíveis para a comunidade ou bairro.

6. Sinalização da sua farmácia


A sinalização de loja pode incluir adesivos (fachada, portas), cartazes, displays no balcão ou no caixa, panfletos. 

Materiais que divulguem seus novos serviços aos clientes que já frequentam sua farmácia. O objetivo é converter compradores de medicamentos em pacientes.

Como ferramentas de merchandising, utilize ponta de gôndola, mobiles, wobblers, para atrair a atenção de seus clientes em momentos específicos da jornada de compra. 

Por exemplo, se você oferece teste rápido Beta-HCG, você pode colocar uma sinalização ao lado dos kits de auto teste de gravidez na gôndola. 

Na Clinicarx, nós desenvolvemos um Kit pronto para materiais gráficos para sinalização e merchandising da loja, disponível sem custo adicional para usuários de alguns planos de assinatura.

7. Administração e gerenciamento com um software inteligente

Você precisa gerenciar tudo isso, certo? Principalmente seus pacientes atendidos e os procedimentos que sua farmácia realiza, é importante contar com uma ferramenta que centraliza essas operações.

A Clinicarx oferece solução única em um só lugar: serviços avançados em saúde padronizados, administração dos serviços farmacêuticos, gerenciamento de processos e finanças, controle de laudos de testes rápidos e mais. 

Você já conhece o plano Free da nossa plataforma?
Uma assinatura gratuita por tempo ilimitado para que você utilize e veja o sucesso da sua farmácia crescer. 

Gerencie sua base de clientes com todo cuidado. Existem 20% dos seus clientes que, provavelmente, estão garantindo 80% das suas receitas. Cuide bem deles. 

Ofereça produtos e serviços de qualidade para todos e atraia novos clientes pela melhor propaganda do mundo: o boca-a-boca. Faça isso e veja a diferença.

 

*Esse conteúdo foi revisado pelo corpo técnico da Clinicarx.

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