Como fidelizar clientes no pós-venda de sua farmácia

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O atendimento pós-venda em farmácias e drogarias deve priorizar a atenção integral à saúde do paciente, tornando a experiência única de forma que atenda às necessidades e dúvidas do cliente.

Sabemos que a experiência de cada consumidor começa muito antes da venda em si e termina também muito além da entrega do produto.

Nas farmácias e drogarias, isso não é diferente, principalmente quando nosso propósito é entregar saúde de qualidade.

O que é o atendimento pós-venda?

O pós-venda é o momento do atendimento ao cliente em que estratégias e ações são pensadas para melhorar a experiência após a compra do produto ou contratação de um serviço. 

A Clinicarx, como um software de atendimento para farmácias e clínicas, prioriza a jornada do seu paciente de forma completa, ou seja, existem funcionalidades especiais para encantar o cliente no atendimento pós-venda.

Aqui estão algumas dicas práticas de como deixar seus pacientes felizes e satisfeitos no pós-atendimento, utilizando recursos que você já tem na Clinicarx!

Entregue materiais impressos

O paciente foi até sua farmácia e foi atendido na sala de serviços farmacêuticos. Você realizou a anamnese, conversou sobre suas necessidades, problemas de saúde, exames. 

Mas o paciente não se encantou pelo seu atendimento. Então, qual seria a solução para tornar o atendimento mais memorável?

O atendimento pós-venda deve ser pensado como uma continuação, para fechar com chave de ouro e completar esse processo com a atenção e qualidade que seu paciente merece.

Talvez você tenha perdido a oportunidade de tornar seu serviço memorável e passar uma imagem super profissional porque não forneceu materiais educativos impressos.

No software da Clinicarx, há diversos documentos padronizados e personalizados que são gerados automaticamente. 

No seu atendimento pós-venda você tem uma diversidade de documentos profissionais, padronizados na plataforma e personalizados para encantar e fidelizar seu cliente.

Além disso, entregar um documento com as informações sobre a saúde do paciente contribui para a atenção integral e encaminhamentos seguros. 

Confira o que a Clinicarx disponibiliza!

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  • A declaração de serviço farmacêutico;
    A RDC 44/2009 determina a prestação do serviço farmacêutico deve ser entregue ao usuário a Declaração de Serviço Farmacêutico (DSF). A Clinicarx possui uma DSF automática e personalizável para você encerrar com chave de ouro cada atendimento, com um documento completo com as informações do paciente de forma clara e objetiva. Para ele consultar e compartilhar com outros profissionais de saúde se necessário.

  • O laudo laboratorial do teste rápido;
    Através da plataforma, você emite um laudo laboratorial com toda tecnologia e respaldo técnico, para entregar ao paciente. O laudo laboratorial é o documento que contém os resultados dos exames, validados e autorizados pelo responsável técnico do laboratório vinculado à Clinicarx, com Selo de Qualidade PNCQ. Além de fornecer o documento ao paciente, com a Clinicarx seu cliente pode validar a veracidade do laudo online, com a funcionalidade 2a via de laudo. Tirando qualquer dúvida em relação ao resultado sempre que solicitado.

  • O relatório de evolução da pressão arterial e glicemia;
    Para indicadores como pressão arterial e glicemia, a Clinicarx elabora relatórios personalizados, com gráfico de evolução e registros detalhados de data e hora de medição para você entregar ao paciente e acompanhá-lo. Com esse relatório, fica muito mais fácil para o médico do seu paciente fazer ajustes na medicação e no tratamento do paciente.
  • O calendário posológico dos medicamentos;
    Com a Clinicarx, você pode criar uma lista organizada e visual de todos os medicamentos do paciente, com horários de tomada, simplificando o esquema e promovendo mais adesão ao tratamento. Indicado especialmente para pessoas com dificuldades de organizar sua rotina de tratamento.
  • O relatório ao médico;
    O relatório ao médico é um recurso da Clinicarx para que o profissional da saúde que está acompanhando o paciente envie ao médico um resumo de todas as doenças, resultados de acompanhamento, status clínico de cada parâmetro e todos os medicamentos em uso pelo paciente. Um recurso extremamente valioso, que poupa tempo da consulta médica e direciona a avaliação do médico para aquilo que mais importa.
  • A carteira de vacinação;
    Todas as vacinas tomadas na sua clínica ficam salvas na carteira de vacinação digital do paciente. Manter o calendário vacinal em dia é essencial para a prevenção de doenças e o registro dessa informação precisa ser preciso. Na Clinicarx, o profissional de saúde conta com um documento gerado automaticamente, que mostra todas as vacinas aplicadas no paciente, de forma organizada.
  • As vacinas recomendadas;
    Quando o paciente não toma todas as vacinas, forneça uma orientação escrita das vacinas recomendadas. Este é um documento automático e útil que traz todas as vacinas recomendadas para o paciente, considerando sexo e idade. Inclui informações sobre o esquema vacinal conforme o SUS e SBIM e pode ser impresso ao paciente.
  • O material educativo que você criou e anexou aos seus serviços
    No cadastro de um serviço da sua clínica, você pode fazer upload de arquivos vinculados, anexando documentos como materiais educativos impressos ou orientações terapêuticas personalizadas do seu serviço. Em poucos cliques é possível abrir e imprimir o arquivo para entregar ao seu paciente, que, com certeza, se sentirá especial ao receber informações centralizadas e orientadas.

Mais do que cumprir a legislação, entregar material impresso é marketing. Os especialistas da área sabem do valor das evidências físicas que você cria, como forma de tornar mais tangível e diferenciada a experiência do cliente no serviço. 

O fluxo do atendimento, as instalações, os impressos, tudo isso conta para criar um serviço memorável.

Envie documentos como a DSF ou Laudos para o email do paciente

Sabemos que nem todos os pacientes possuem email, mas aqueles que possuem adoram receber a Declaração de Serviço Farmacêutico, o Laudo Laboratorial ou aquele documento da consulta diretamente no email.

A Clinicarx efetua esse envio automático ao fim do atendimento e você pode confirmar o email do paciente na tela de encerramento do atendimento.

Para ter essa funcionalidade basta cadastrar o email do paciente no software

  • No cadastro do paciente você também pode inserir o email do responsável (menores de idade ou idosos) ou do médico do paciente, escolhendo que você quer que eles também recebam os resultados de saúde desse paciente, após cada atendimento na farmácia.

Indique o aplicativo mobile do paciente

O app mobile da Clinicarx para o paciente é gratuito. Nele, o paciente vai encontrar todos os dados da sua farmácia, dessa forma você divulga sua marca e torna o contato do cliente com a sua farmácia e seus serviços mais rápido e fácil, trazendo muito mais comodidade para o seu cliente. 

Mais que isso, no app mobile, o paciente terá acesso aos resultados de pressão arterial, glicemia, colesterol, medidas corporais, exames, medicamentos e vacinas, todos organizados. Pode encontrar os serviços e profissionais mais próximos, buscar atendimento e agendar consultas. 

São informações importantes e úteis para o paciente levar na próxima consulta médica e carregar sempre junto de si.

> Saiba mais sobre o app mobile do paciente com Clinicarx.

Você, farmacêutico, que está procurando uma plataforma de atendimento farmacêutico, agora é a sua chance de oferecer um serviço encantador aos seus pacientes.

A assinatura gratuita da Clinicarx oferece diversos serviços de saúde padronizados, com documentos como a Declaração de Serviço Farmacêutico e Laudo Laboratorial, para você fechar seu atendimento pós-venda com excelência sem perder tempo.

Como vimos, fidelizar e encantar clientes no atendimento pós-venda é manter a atenção contínua e fornecer tudo o que é necessário para que o paciente consiga tomar as decisões sobre sua saúde de forma autônoma e segura. 

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