Como fidelizar clientes na farmácia com essas ferramentas simples

fidelizar clientes

Sabemos que ao implementar serviços farmacêuticos, sua prioridade é fidelizar clientes e garantir o sucesso da sua farmácia e a rentabilidade para manter a vida financeira do seu negócio saudável. 

Um dos primeiros contatos que você, farmacêutico, tem com seu cliente é no balcão, seja para vender um medicamento ou dar orientações. Por isso, é fundamental oferecer os serviços de saúde da farmácia no balcão.

Por exemplo, se você executa procedimentos básicos, então pacientes que comprar anti-hipertensivos, antidiabéticos ou medicamentos injetáveis são seu público-alvo preferencial.

Além disso, existem ferramentas que podem agregar e fidelizar clientes, trazer valor para seu atendimento e garantir o retorno dos pacientes à sua farmácia. 

  • São elas: Calendário posológico e dispensação programada de medicamentos. 

Neste artigo, vamos entender como fidelizar clientes com essas duas ferramentas que você encontra na plataforma Clinicarx.

Como fidelizar clientes na minha farmácia?

Não existe fórmula mágica, mas aqui estão algumas dicas práticas para você fidelizar clientes com recursos disponíveis na Clinicarx!

  • Acolha e receba bem seu cliente. Escute as queixas, entenda a demanda do paciente e ofereça seus serviços sempre;
  • Agregue vários serviços que o paciente necessita, no mesmo atendimento;
  • Registre os medicamentos que ele/ela utiliza e suas doenças também;
  • Agende o retorno do seu paciente de acordo com o serviço que está sendo oferecido. Lembre-se de programar um retorno com intervalo menor para pacientes que precisam de mais cuidado;
  • Ofereça um calendário posológico digital ou impresso;
  • Agende a dispensação de pacientes polimedicados, promova adesão e aumente suas vendas.

     

    Gerencie sua base de clientes com todo cuidado. Cerca de 20% dos seus clientes provavelmente está garantindo 80% das suas receitas. Cuide bem deles. 

Ofereça produtos e serviços de qualidade para todos e atraia novos clientes pela melhor propaganda do mundo: o boca-a-boca. Faça isso e veja a diferença.

Já conhece o novo plano gratuito e por tempo ilimitado da Clinicarx? Acesse nosso plano Free e comece hoje a experimentar a plataforma.

banner blog free

O Calendário Posológico

O calendário posológico é um recurso visual para facilitar a adesão ao tratamento em pacientes polimedicados com dificuldades de leitura/alfabetização ou na organização de sua rotina de medicação.

Como fazer? 

Para cada medicamento que o paciente utiliza, registre o nome e dosagem, bem como os horários do dia para cada dose, sempre ligado aos horários principais das refeições que estruturam a rotina. 

Ao final você terá uma lista completa e organizada dos medicamentos, com uma rotina de medicação organizada, validada pelo farmacêutico. 

Como criar um calendário posológico na Clinicarx


Para clientes Clinicarx, funcionalidades de atenção farmacêutica que agregam no atendimento de qualidade ao paciente, estão padronizadas de forma intuitiva e otimizada. 

Você que é nosso parceiro, pode criar o calendário posológico da seguinte forma:

Ao realizar a prescrição de um medicamento ou adicionar um tratamento no perfil do paciente, você poderá criar o calendário posológico com estes tratamentos.

  • Durante um atendimento, vá até a aba de CONDIÇÕES E TRATAMENTOS;
  • No lado direito você verá “Tratamentos atuais”, lá você encontra tratamentos adicionados através da prescrição farmacêutica ou poderá registrar novos;
  • Na área de Tratamentos atuais, você pode mudar de ordem de exibição dos tratamentos, clique, segure e arraste para ordenar na posição desejada;
  • Para imprimir Calendário Posológico de todos os tratamentos, vá até a página “Documentos” e selecione a opção “Calendário posológico”;
  • Esse será o Calendário Posológico gerado (com os dados da farmácia e do paciente, de acordo com os padrões de impressões da Clinicarx). 

Melhore a adesão aos medicamentos de muitos dos seus pacientes com essa ferramenta simples. Eles vão gostar.

A Dispensação Programada

A dispensação programada consiste na entrega de medicamentos e orientação ao paciente sobre como utilizá-los, geralmente mediante uma prescrição médica.

Dispensação programada é uma estratégia de fornecimento de medicamentos cujo objetivo é garantir que o paciente obtenha toda quantidade de medicamentos necessária, com a periodicidade necessária.

Nesse serviço, o farmacêutico irá cadastrar todos os medicamentos utilizados pelo paciente, posologia e horários de uso, fornecendo uma certa quantidade de “dias de tratamento” sincronizados para todos os medicamentos. 

Dessa forma, sabe-se com precisão a data em que os medicamentos irão terminar e é agendado retorno do paciente para uma “dispensação programada”.

O farmacêutico auxilia o paciente no gerenciamento de seu tratamento, evita rupturas de estoque, interrupções de tratamento, melhorando a adesão ao tratamento e os resultados de saúde.

Você pode oferecer esse serviço para pacientes com doenças crônicas que fazem uso contínuo de medicamentos e que poderão voltar à sua farmácia para  comprá-los novamente . Você também poderá realizar uma avaliação em saúde para verificar a efetividade do tratamento.

Como fazer a dispensação programada de medicamentos

Vamos entender como você, farmacêutico, pode realizar o serviço de dispensação programada para seu paciente.

Construção da lista de produtos do paciente

Todos os medicamentos e produtos utilizados pelo paciente são identificados e cadastrados, juntamente com informações de posologia (dose, frequência e duração), instruções adicionais de uso e prescritor.

O objetivo é construir a lista de medicamentos e produtos mais completa possível, utilizando como fontes de informação o próprio paciente, caixas de produtos, receitas médicas, entre outras.

Revisão da medicação com foco na adesão ao tratamento

Cuide do seu paciente com atenção e cuidado, para uma melhor adesão ao tratamento, não deixe de conversar com ele sobre as medicações e possíveis dificuldades.

Tendo a lista de medicamentos construída, revisar com o paciente alguns pontos sobre cada tratamento, com base em uma anamnese estruturada:

  • Como está indo seu tratamento com medicamentos?
  • Como você utiliza cada um de seus medicamentos?
  • Está tendo algum problema ou preocupação com relação a eles?
  • Você acha que seus medicamentos estão funcionando?
  • Você acha que está tendo algum efeito colateral ou inesperado?
  • Você já esqueceu de tomar alguma dose? Quando foi a última vez?
  • Teria algo mais que você gostaria de saber sobre seus medicamentos?

 

O objetivo é ter no máximo 3 (três) momentos de medicação ao dia. A rotina de medicação pode ser organizada de acordo com as refeições ou em horários específicos.

Dispensação dos produtos

Os medicamentos e produtos que o paciente leva da farmácia são registrados, informando a quantidade de caixas de cada item. 

Considerando a posologia informada e a quantidade de produto em cada caixa, o sistema irá calcular a data de fim para cada tratamento, indicando a melhor data de retorno, de modo que todos os tratamentos fiquem sincronizados.

Sincronizar os medicamentos do paciente significa alinhar uma única data na qual o paciente leva quantidade suficiente para cumprir todo tratamento, até a data de retorno à farmácia.

Agendamento do retorno

É marcada uma data de retorno, geralmente 2-3 dias antes da data de fim dos medicamentos do paciente. O produto cujo tratamento irá acabar antes é usado como referência para a marcação desta data.

Na data marcada, os tratamentos do paciente são atualizados, caso tenha havido mudanças de produtos ou posologia. Com os dados atualizados, uma nova dispensação é realizada e nova data de retorno agendada.

Pronto! Agora você tem em mãos ferramentas valiosas e que são simples para sua atenção farmacêutica se tornar referência no bairro e na cidade.

Fidelizar clientes na farmácia se torna rotina quando você integra no seu dia a dia a missão de encantar e cuidar dos seus pacientes. 

*Esse conteúdo foi aprovado pelo corpo técnico da Clinicarx.

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dr. Héron Emmanuel Passos Petris CRF/PR 18.206 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516