Gripe ou COVID-19? O serviço Teste Rápido COVID/Flu tira a dúvida!

Está sem tempo para ler este artigo?

Escute o áudio completo com todo conteúdo:

A COVID-19 e a Influenza (gripe) são doenças respiratórias infecciosas provocadas por vírus diferentes, mas compartilham alguns sintomas semelhantes. O Teste Rápido COVID/Flu auxilia a diferenciar um quadro gripal de um quadro de COVID-19.

No final de 2021, alguns estados brasileiros registraram alta nos casos de gripe e ficaram em alerta com as novas infecções: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos, Amazonas, Bahia, Pará, Pernambuco e Rondônia.

O subtipo H3N2 do vírus Influenza A tem sido apontado como a causa desse aumento da síndrome gripal. Considerando que a pandemia do novo coronavírus não acabou e que no momento temos registros diários das duas doenças, métodos para diferenciar um quadro gripal de um quadro de COVID-19 tornam-se fundamentais.

Nesse contexto, mais uma vez os testes rápidos vêm desempenhando um papel importante ao fazer parte do arsenal disponível para auxiliar no diagnóstico de doenças. Dessa vez, o teste rápido COVID/Flu tem se destacado devido ao atual cenário brasileiro.

Leia este artigo para saber mais sobre a gripe, a COVID-19 e o Teste Rápido COVID/Flu

Transmissão

O vírus da gripe e o vírus da COVID-19 são transmitidos por gotículas e aerossóis liberados quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Essas gotículas contendo vírus podem atingir os olhos, nariz ou a boca de pessoas que estão próximas e infectá-las.

Em algumas circunstâncias, como em ambientes fechados com ventilação insuficiente, pequenas partículas podem se espalhar por mais de 1 metro e provocar infecções.

Esses vírus, ainda, podem se espalhar se uma pessoa tocar uma superfície contaminada com um dos vírus e, em seguida, tocar a boca, o nariz ou os olhos sem higienizar as mãos.

Sinais e Sintomas da gripe e da COVID-19

Os sinais e sintomas da Influenza e da COVID-19 são bastante semelhantes. Entre os principais, estão:

• Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Sintomas respiratórios, como espirros e tosse.

Os sinais e sintomas de ambas as doenças podem variar em relação à intensidade e à gravidade. Como a COVID-19 e a gripe têm sintomas parecidos, pode ser difícil diferenciar o quadro clínico apenas com os sintomas.

Por esse motivo, o teste rápido COVID/Flu se tornou essencial para auxiliar no diagnóstico dessas duas doenças.

O que é o Teste COVID/Flu?

O teste rápido COVID-19/FLU A/B Ag é um teste qualitativo capaz de detectar e diferenciar os antígenos virais da Influenza (gripe) e da COVID-19

Os testes são realizados a partir da coleta de amostras de swab nasal, nasofaríngeo ou orofaringe e apresentam três resultados: COVID-19, Influenza A e Influenza B.

Em apenas alguns minutos, o profissional da saúde e o paciente têm o resultado em mãos para que uma conduta adequada e orientada seja tomada.

Quem pode fazer esse teste?

Esses testes são indicados para pessoas sintomáticas que estão com suspeita de infecção pelo vírus da Influenza ou da COVID-19 e pessoas assintomáticas que tiveram exposição de risco.

Algumas sugestões são feitas para que o teste tenha maior valor preditivo:

• Realizar o teste em pessoas com sintomas suspeitos de COVID-19 ou Influenza A/B com sintomas entre 3 a 6 dias;
  • Pessoas assintomáticas com exposição de risco para influenza e para o coronavírus podem realizar o teste entre terceiro e sexto dia após a exposição.

Botao Blog

Importância dos testes rápidos

Mais de 6 milhões de testes rápidos de COVID-19 foram realizados apenas em 2021 com a plataforma Clinicarx. Esses testes auxiliaram no diagnóstico e oportunizaram um serviço mais conveniente e acessível para todos.

Mesmo com a queda no número de casos de COVID-19 no Brasil, os testes rápidos ainda são fortemente recomendados para auxiliar no diagnóstico da doença e como exigência para viagens e entrada em alguns eventos.

Com o aumento dos casos de gripe no Brasil, os testes COVID/Flu estão sendo procurados nas farmácias. A oferta desses testes cresceu mais de 100% nos últimos trinta dias.

Os testes COVID/Flu também são fortemente recomendados por oferecerem um diferencial na identificação de pessoas que estão apresentando sintomas gripais e não estão com coronavírus.

No menor sintoma gripal, faça o teste e preserve você e as pessoas ao seu redor.

Onde o Teste Rápido COVID/Flu pode ser encontrado?

A Clinicarx possui parceria com uma série de fornecedores de testes rápidos. O Teste Covid/Flu já está padronizado na plataforma e pode ser encontrado em diversas farmácias do Brasil.

Para encontrar uma farmácia e fazer o agendamento da consulta, clique no botão abaixo.

E se a sua farmácia ainda não oferece o Teste Covid/Flu, essa é uma excelente oportunidade!

Mais antigo
Mais novo Mais votado
Wagner Nascimento
2 anos atrás

Excelente ferramenta para a triagem desta duas viroses que se apresentam de forma muito semelhante o que dificulta um pouco a utilização só do diagnóstico clinico. Parabéns pelo artigo muito esclarecedor.

Amanda Souza
Responder a  Wagner Nascimento

Muito obrigada pelo retorno, Wagner. Ficamos felizes que ajudou você, continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos no blog e nas redes sociais, nosso Instagram: @Clinicarx Editorial. Obrigada 🙂

Adolfo Matos
2 anos atrás

Leitura e mais leitura. Artigos e mais artigos… Quando estava desistindo de procurar algo que realmente tirasse minhas dúvidas, me deparei com este artigo. Nenhum foi tão esclarecedor e me sanou diversas dúvidas quanto este. Parabéns pelo conteúdo.

Amanda Souza
Responder a  Adolfo Matos