Implantação de serviços farmacêuticos clínicos – primeiros passos

Realizar a implantação de serviços farmacêuticos na sua farmácia pode ser a chave que você precisa para atingir um novo nível de faturamento.


Muitos farmacêuticos com quem converso dizem que estão pensando em iniciar serviços na sua farmácia, mas não sabem bem por onde começar. Ficam em dúvida se deveriam fazer algum curso, uma pós-graduação, contratar uma consultoria ou simplesmente montar uma sala e começar a atender.

Se você está começando a trabalhar com serviços farmacêuticos, preparamos uma série de passos para te ajudar a organizar um plano de implementação, da forma mais prática possível, com menos erros e mais sucesso.

Nestes primeiros passos, você vai descobrir a fase que mais combina com seu momento atual e algumas dicas de como se organizar e avançar. Existem 6 estágios que todas as farmácias percorrem, mais cedo ou mais tarde, quando começam a pensar em serviços farmacêuticos. Vamos começar?

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Descoberta – Você sabe o que são serviços farmacêuticos?

Vamos entender primeiro do que estamos falando, porque, para muitos profissionais farmacêuticos, não é comum realizar serviços além da dispensação de medicamentos e serviços mais comuns da farmácia.

Serviços farmacêuticos são atividades de atenção farmacêutica destinadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Por se encaixarem em serviços destinados à saúde, os serviços também ajudam na promoção, recuperação e manutenção da saúde de pacientes na farmácia.

Desde que a Lei 13.021 de 2014 foi sancionada, farmácias podem trabalhar dentro do ambiente da assistência farmacêutica e oferecer serviços pagos para cliente, contribuindo tanto no faturamento da farmácia quanto no reconhecimento da profissão do farmacêutico.

Isso muda profundamente a visão do trabalho do farmacêutico, que agora vai além da dispensação farmacêutica e pode trabalhar com os serviços farmacêuticos permitidos. Vamos falar de cada uma das categorias de serviços farmacêuticos permitidos feitas pela CFF (Conselho Federal de Farmácia).

Vamos então ao checklist desse primeiro momento de descoberta. É importante que você faça essas perguntas para entender melhor se você está nessa fase. 

  • Eu sei o que são serviços farmacêuticos?
  • Já conheço a Lei no 13.021 de 2014?
  • O farmacêutico pode fazer além de dispensar medicamentos?
  • Serviços farmacêuticos podem ser uma estratégia concreta para aumentar o faturamento, fidelizar clientes e criar novas unidades de negócio na farmácia?
  • Meus concorrentes estão implantando serviços farmacêuticos nesse momento?

Se nada disso soa familiar para você, então provavelmente você esteja na fase de descoberta. Mas se você já superou esta fase, então é possível que você esteja no momento da exploração, que veremos a seguir.

Exploração – Quais serviços farmacêuticos são permitidos?

Depois do texto publicado pela lei, a CFF disponibilizou alguns termos para identificar as categorias de serviços farmacêuticos permitidos, identificando o papel do farmacêutico no auxílio à qualidade da atenção farmacêutica. Vamos ver cada um deles.

Rastreamento em saúde

Farmacêutico pode realizar procedimentos de entrevista, como a anamnese do paciente, para verificar probabilidade de doença ou condição de saúde para pessoas assintomáticas ou com risco de desenvolver para futura orientação e encaminhamento a outro profissional de saúde para diagnóstico e tratamento.

Educação em Saúde

As ações da farmácia agora podem mobilizar a sociedade para promoção do cuidado à saúde através da divulgação de conhecimentos que integram saberes populares e científicos, em prol da melhoria da qualidade de vida.

Dispensação

Algo mais comum no dia a dia do farmacêutico, a análise dos aspectos técnicos e legais para realizar a entrega de medicamentos e outros produtos de saúde, bem como, a orientação de uso e descarte para garantir a segurança do paciente.

Manejo de Problema de Saúde Autolimitado

Identificação, prescrição e orientação de saúde para casos específicos de saúde autolimitantes para situações não farmacológicas e medicamentos com finalidade terapêutica, que não precisam de prescrição médica.

Monitorização terapêutica de medicamentos

Possibilidade de medir e interpretar o nível de concentração do medicamento no sangue para evitar intoxicações no paciente.

Conciliação de medicamentos

É quando o farmacêutico lista os medicamentos usados pelo paciente, no seu trajeto de cura, para acompanhamento e possíveis necessidades de mudança para não ocorrer efeitos colaterais na mistura de medicamentos.

Revisão da farmacoterapia

Análise dos medicamentos usados pelo paciente para minimizar problemas relacionados à farmacoterapia e melhorar a adesão ao tratamento terapêutico.

Gestão da Condição da Saúde

Faz o gerenciamento, acompanhamento do início ao fim, da condição de saúde do paciente para garantir um melhor processo de cura e uma melhor qualidade na atenção farmacêutica prestada.

Acompanhamento Farmacoterapêutico

Gerenciamento da farmacoterapia, garantindo a qualidade e bons resultados clínicos, reduzir riscos e ajudar na eficiência da atenção à saúde.

Hora de refletir! Com todo essas possibilidades de oferecer serviços pagos ao cliente, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Você está pensando em implantar serviços na sua farmácia?
  • Está pensando em estrutura física?
  • Tem pesado os prós e contras disso para seu negócio?
  • Está investigando o que os concorrentes estão fazendo?

Então você deve estar no momento de explorar se a oferta de serviços clínicos, pelo farmacêuticos, pode ser parte da cultura e do DNA da sua empresa, de acordo com a lista dos serviços farmacêuticos permitidos.

Sendo a exploração feita de modo formal ou informal, ao final do processo vem a decisão. Vamos tentar implementar esses serviços ou não? Se você decide continuar, então chega a fase de preparação.

Preparação – Que sistema usar para implantação de serviços farmacêuticos?

Nesta etapa, é preciso pensar também sobre o gerenciamento do dia-a-dia das consultas, a agenda, o registro em prontuário e o acompanhamento dos resultados. Essa é a parte de gestão da prática. 

Você pode optar por trabalhar à moda antiga, com formulários em papel e arquivos em pasta suspensa, ou levar esse modelo manual para o computador, com pastas com nomes de pacientes e arquivos em Excel ou Word. Esse modelo funciona, mas o problema está na escala.

Para um serviço bem mais eficiente e com menos dor de cabeça, você precisará de um sistema informatizado que economize tempo, simplifique e organize o registro, que conecte seus farmacêuticos e lojas, reduza custos e riscos e evite aborrecimentos. Este é um ponto estratégico para o sucesso de todo projeto.

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Tudo pronto, é hora de começar os primeiros atendimentos. Você pode começar isso devagar, primeiro em uma etapa de teste, para depois ganhar escala.

Quais são as perguntas que orientam essa fase?

  • Quem será responsável pelo projeto dos serviços na minha farmácia?
  • Como será a estrutura física? Que equipamentos eu preciso adquirir?
  • Que sistema informatizado pode me ajudar nisso?
  • Como vou fazer a divulgação?

A fase de preparação dos primeiros passos é tão importante quanto as próximas, porque será sua base de sustentação para o bom fluxo do seu caminho de implantação de serviços farmacêuticos.

Teste – Os pacientes 

Com a utilização de um sistema de implantação de serviços farmacêuticos clínicos, é hora de olhar para os dados. Os pacientes que você atender através da plataforma terão seu registro guardado e, com isso, você terá uma dimensão do número de atendimentos feitos e quais serviços estão sendo mais requisitados. Nessa hora você deve se perguntar:

  • O número de pacientes que atendo é pequeno?
  • Estou descobrindo o que funciona melhor e o que não funciona?
  • Estou deixando a jornada do seu paciente mais “redonda”?

A etapa de teste, ou piloto, é quando você já tem a mão na massa em pequena escala. O teste inicial serve para refinamento de procedimentos, familiarização, aumento da confiança, conforto e convicção das decisões tomadas até o presente momento. 

Você poderá ter os primeiros resultados financeiros e começar a entender as métricas que fazem sentido para a gestão do seu novo negócio. Quando você está mais confiante sobre seu serviço e ele começa a crescer, é hora de partir para a operação.

Operação – Crescimento do número de pacientes

Então sua farmácia está se movendo para a provisão de serviços de forma profissional. Isso não significa que o serviço está estático. Mudanças de planos e estratégias são comuns e fazem parte desta etapa, em que os serviços começam a ganhar um pouco mais de escala.

Pontos importantes nesta fase incluem o aperfeiçoamento da publicidade, a geração de demanda, a composição da equipe de vendas, a definição das formas de remuneração dos farmacêuticos e o acompanhamento das métricas-chave dos seus serviços.

Manter os serviços em operação te levará ao último estágio da implementação: a sustentabilidade. Mas antes, para seu checklist, tenha em mente essas perguntas para saber se deve avançar para a próxima etapa.

  • Analisei os primeiros resultados do seu período de teste?
  • O número de pacientes está crescendo?
  • Você já sente confiança de investir em divulgação mais pesada?
  • Os serviços farmacêuticos já estão fazendo parte da rotina da sua empresa?

Sustentabilidade – Portfólio de serviços farmacêuticos

Os serviços farmacêuticos são uma novidade no Brasil, por isso, poucas farmácias já alcançaram este estágio da implementação de serviços farmacêuticos. Ele ocorre quando o serviço já está maduro, em operação há bastante tempo, com resultados sólidos e persistentes. É o momento de colher frutos e sempre pensar em continuar inovando, para se manter competitivo.

Para chegar lá, fique atento ao próximo passo, sobre como definir seu portfólio inicial de serviços.

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Cassyano Correr
Cassyano Correr
Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Medicina Interna. Autor de mais de 100 artigos científicos, livros e capítulos na área de Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos. Fundador e CEO da Clinicarx.
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