As farmácias do futuro chegaram, prontas para ir além da simples oferta de medicamentos e produtos de HPC. Elas estão cada vez mais próximas da população, contribuindo para ampliar o acesso à saúde e ajudando médicos a alcançar melhores resultados com seus pacientes. Para isso, as farmácias seguem alguns passos para oferecer serviços clínicos farmacêuticos, incluindo avaliações de saúde, exames rápidos, vacinação, programas de acompanhamento, entre diversos outros.
👉O que mais de 10 mil farmacêuticos do Brasil estão fazendo, menos você? 👀 Descubra aqui.
Mas, como colocar em prática o modelo de serviços farmacêuticos? Por onde começar?
Cassyano Correr, coordenador do Programa Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma e Fundador do Clinicarx, listou dez passos que devem ser seguidos. “O ponto de partida é entender que, da teoria à prática, há uma jornada a se cumprir, que passa pela descoberta, planejamento, piloto, operação em si e posterior consolidação”, ressalta.
A implementação de serviços não deve ser feita de forma improvisada, mas sim com uma abordagem sistemática e guiada por dados. Há uma série de metodologias e ferramentas advindas do Design Thinking, Lean Startup, desenvolvimento ágil, design de serviços e marketing de serviços que podem ser muito úteis. “São áreas bem distantes do dia-a-dia do farmacêutico e mesmo dos gestores do varejo, daí a dificuldade muitas vezes enfrentada”, argumenta Correr.
A fim de facilitar este novo caminho das farmácias, todo esse conteúdo foi sintetizado pelo autor em uma série de artigos que vão direto ao ponto. Confira a seguir os dez passos e clique para se aprofundar em cada um deles: