Como implantar testes rápidos na farmácia?

Testes Rápidos para Farmácias

Existem mais de 30 opções de exames que podem ser feitos com tecnologia point-of-care, isto é, com resultados rápidos. Mas há muitas dúvidas sobre como implantar esse serviço. Neste artigo, confira um passo-a-passo prático para implantar testes rápidos em sua farmácia.

Se você já possui uma farmácia e farmacêutico para atendimento aos clientes, você já tem o mínimo necessário para considerar implantar testes rápidos em sua farmácia. Mas existem muitas dúvidas sobre legislação, quais testes comprar e como funciona a emissão do laudo.  Para resolver essas dúvidas, confira os passos abaixo:

1. Faça um curso básico de capacitação, para entender o assunto

Comece com o curso gratuito: Exames Rápidos na Farmácia: Fundamentos para Farmacêuticos. Este curso rápido e prático te dará as bases para entender como os testes rápidos funcionam para a farmácia. Mais de 14 mil farmacêuticos já fizeram!

3. Entenda a legislação sobre implantar testes rápidos

Não existe uma RDC específica da Anvisa para testes rápidos em farmácias. No entanto, a farmácia pode oferecer esse serviço vinculada a um laboratório clínico, conforme a RDC 302/2005. Esse é o caminho para evitar problemas com a VISA. Você precisa ler e conhecer as seguintes normas:

RDC 44/2009 (boas práticas de farmácia)

RDC 302/2005 (farmácia vinculada a laboratório para fazer testes rápidos).

RDC 377/2020 (liberou Testes Covid-19)

Nota Técnica 7/2021 (sobre Testes Covid-19 e RDC 302/2005)

Resolução 585/2013 CFF (sobre as atividades clínicas permitidas ao farmacêutico).

Uma dúvida comum é sobre a exigência da RDC 302/2005 de vínculo ao laboratório clínico. Na Clinicarx resolvemos esse problema das farmácias e clínicas, oferecendo nosso próprio serviço laboratorial como parte dos serviços da plataforma. Nosso laboratório participa de exames de proficiência e recentemente obteve o Selo PNCQ, atestando a qualidade dos nossos processos.

4. Resolva a estrutura física

Você precisará de uma sala de atendimento, para atender a legislação e seus clientes com conforto e privacidade. É a mesma estrutura que você precisa para fazer pressão arterial ou teste de glicemia, por exemplo, nada muito complicado.

3. Acrescente um novo CNAE em seu cartão CNPJ

Apesar de não existir norma da Anvisa sobre isso, aconselhamos um CNAE adicional em seu CNPJ, referente à prestação de serviços clínicos. Isso vai te ajudar na emissão de nota fiscal de serviços aos clientes.

4. Atualize seu manual de boas práticas e POPs

Você vai precisar de Procedimentos Operacionais Padrão para todos os testes rápidos que fará na farmácia. Mas não se preocupe, disponibilizamos todos os POPs prontos para você dentro da plataforma, você só precisa referenciar os links dos POPs online em um único POP interno da sua farmácia, que vai tratar de testes rápidos.

5. Resolva sua licença sanitária

Como os testes rápidos não estão regulamentados oficialmente pela Anvisa, não é exigido constar esse serviço específico em sua licença sanitária.

Mas você precisa ter serviços farmacêuticos em sua AFE (Anvisa) e em sua licença sanitária. Se sua farmácia não estiver licenciada para serviços farmacêuticos, encontrará problemas com a VISA nesse ponto.

6. Ative o software de atendimento

Na Plataforma Clinicarx, cadastre corretamente os dados da farmácia e do profissional farmacêutico que fará os atendimentos. Isso garante a sustentação de toda operação e a emissão correta do laudo laboratorial.

Você irá emitir o laudo ao paciente para cada teste realizado, vinculado ao nosso laboratório clínico de apoio, sem custo adicional, trabalhando com os testes padronizados no laboratório.

7. Defina por quais testes começar e precifique

Existem mais de 30 testes padronizados na Clinicarx, mas você não precisa começar por todos. Com base na análise do mercado, recomendamos o seguinte portfólio inicial:

Covid-19
Beta-HCG
Glicemia (exame com laudo, não autoteste)
Perfil Lipídico
Hemoglobina Glicada
Dengue
PSA

Para precificar, você precisa considerar o preço de custo de aquisição, a margem desejada e os preços praticados no mercado. Em geral, a farmácia possui uma margem bruta de 40-50% em relação ao custo de aquisição do teste.

Na Clinicarx, fornecemos estudo de mercado dos testes rápidos, com preços-médios praticados, como referência. Você irá cadastrar esses serviços no software, informando preço e custo, e assim terá uma gestão financeira profissional desde o início.

8. Compre os testes e insumos para testagem

Adquira os testes que você precisa diretamente dos fornecedores parceiros, que já possuem seus testes padronizados na Clinicarx e oferecem a prestação do serviço laboratorial e emissão de laudo, sem custo adicional para a farmácia. Veja a lista completa de fornecedores, contatos comerciais e testes padronizados aqui.

9. Atenda os primeiros pacientes e divulgue seu serviço

Quando você tiver sua estrutura física pronta, receber seus testes e estiver treinado no software, já pode atender seus primeiros pacientes. Nesta fase, o objetivo é dominar a técnica e ficar cada vez mais confiante na prestação do serviço e orientação dos pacientes.

Com segurança, comece a divulgar seus serviços para aumentar a demanda e começar a faturar de verdade. Você pode trabalhar com sinalização da loja, merchandising, redes sociais, agendamento online, entre outras estratégias.

10. Gerencie os resultados e continue melhorando

Use o painel da Clinicarx para gerenciar seus resultados desde o primeiro dia. Você terá uma visão em tempo real dos atendimentos realizados, quais exames foram feitos, faturamento, ticket-médio, entre outros.

Trabalhe com metas e use os relatórios da ferramenta para gerir e continuar melhorando seu serviço.

Os testes rápidos são apenas o começo. Vá além!

Muitas farmácias estão começando a prestar serviços clínicos pelos testes rápidos. Isso é ótimo, pois já começam com alto valor agregado e criando uma nova fonte de receita para a farmácia.

Mas é possível ir mais longe, transformando sua farmácia em uma máquina de fidelização de clientes e de faturamento. Descubra os serviços que realmente podem virar o jogo da sua empresa e casam perfeitamente bem com os testes rápidos.

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dr. Héron Emmanuel Passos Petris CRF/PR 18.206 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516