Como implementar e vender serviços de atenção farmacêutica com baixo investimento

serviços de atenção farmacêutica

5 passos básicos e práticos para você implementar e vender serviços de atenção farmacêutica com baixo investimento.

Os serviços de atenção farmacêutica tornaram-se uma tendência para as farmácias devido os benefícios de sua implementação

Entre vários motivos que levam a escolha de uma farmácia em detrimento de outra, um dos principais é a oferta dos serviços, que podem ser desde aqueles mais básicos como aplicação de injetáveis ou teste de glicemia, até serviços farmacêuticos mais elaborados.

Existem diversos tipos de serviços que podem ajudar a farmácia. 

Para facilitar tanto a implantação de serviços farmacêuticos nos pontos de saúde, quanto a acessibilidade a esses serviços pela população, o plano Free Clinicarx oferece os principais serviços para farmácias de forma gratuita e por tempo ilimitado.

Você pode implementar serviços de atenção farmacêutica e vendê-los com baixo investimento na sua farmácia através do nosso plano Free. Quer saber como? 

Confira nosso checklist com 5 passos básicos!

1. Conheça os serviços de atenção farmacêutica que você pode oferecer

No plano Free da Clinicarx, os serviços padronizados disponíveis para atendimento e registro são:

  • Triagem de COVID-19;
  • Principais Testes Rápidos (COVID-19, Perfil lipídico, Glicemia, Hemoglobina glicada e Dengue);
  • Prescrição farmacêutica;
  • Pressão arterial;
  • Glicemia capilar;
  • Aplicação de injetáveis;
  • Perfuração de lóbulo auricular.

Além disso, a Clinicarx disponibiliza a emissão do laudo laboratorial de testes rápidos e a Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF), documentos que devem obrigatoriamente ser entregues ao paciente após prestação dos serviços de saúde.

2. Prepare sua farmácia e sua equipe

Organize a sua farmácia, prepare e treine a sua equipe para atender os clientes e oferecer todos os serviços disponíveis. 

A Clinicarx disponibiliza treinamentos gratuitos para clientes, de forma rápida e prática, para que você e outros profissionais da sua farmácia estejam preparados.

Esse trabalho em equipe é fundamental para que as pessoas que visitam a sua farmácia saibam quais são os serviços que agregam valor e a diferenciam dos concorrentes. 

Uma farmácia referência, seja no seu bairro ou na cidade, começa pela oferta de serviços de atenção farmacêutica que interessam aos clientes com uma variedade de procedimentos. 

Além da equipe preparada e treinada para oferecer os seus serviços, o marketing digital  pode ser mais uma ferramenta para ajudar na divulgação dos serviços da sua farmácia de baixo investimento, uma vez que não envolve custos com impressão e produção.

Ações e promoções nas redes sociais podem atrair mais clientes de forma prática, além de criar um relacionamento mais próximo com clientes.

4. Ofereça os seus serviços de forma integrada

É fundamental oferecer os serviços de saúde da farmácia no balcão para todos os clientes que têm o perfil para ser atendido e beneficiado pelos seus serviços.

Oferecer serviços de forma integrada diminui os custos para captação de clientes, e mais do que isso aumenta o ticket médio da farmácia.

Você pode fazer a integração de serviços ao perceber, durante a anamnese do seu paciente, que outros procedimentos são necessários para obter mais informações, estruturar um plano de cuidado e orientá-lo com mais assertividade.

Vamos ver um exemplo prático?

Se um paciente chega na farmácia com sintomas de gripe ou suspeita de COVID-19, você pode oferecer os seus serviços começando pela  triagem COVID-19, padronizada na plataforma com questionário baseado em recomendações do Ministério da Saúde. 

Ao finalizar o questionário, o algoritmo informará o resultado, se o seu cliente é uma caso suspeito, provável, não suspeito, de acordo com as respostas e você terá em mãos mais dados para ajudar no cuidado ao paciente.

Na triagem, você pode acrescentar os dados da medida de pressão arterial do paciente, saturação de oxigênio e outras informações que ajudarão a entender o quadro clínico do paciente e agregar valor ao atendimento prestado.

Além da triagem, você pode oferecer o teste para COVID-19, que auxilia no processo de rastreamento e acrescenta mais informações sobre a condição do paciente. 

Adicionalmente, como os testes têm preço mais alto, a oferta de testes rápidos garantem um maior ticket-médio para a sua farmácia. 

Ao final desse atendimento, você também pode orientar o seu paciente com a prescrição farmacêutica, que é um grande diferencial de atenção e cuidado. 

É possível prescrever medidas de cuidado e, caso o paciente apresente sintomas, uma prescrição medicamentosa pode ser realizada para aliviar o desconforto. 

*Em casos de positivação para COVID-19, o paciente deverá ser encaminhado corretamente conforme orientações do Ministério da Saúde e as medidas de isolamento social deverão ser fortemente recomendadas.

5. Cobre pelos seus serviços de atenção farmacêutica

Você precisa rentabilizar e dar o devido valor ao atendimento que você oferece. Ao cobrar corretamente pelos seus serviços de atenção farmacêutica, você garante a sustentabilidade da sua farmácia. 

Um modelo viável que vai além da atuação farmacêutica no balcão, e é pensado para os serviços clínicos, transforma a farmácia e o trabalho do profissional da saúde, ajuda a diminuir os custos e investimento feito para oferecer os serviços.

*Esse artigo foi revisado pelo corpo técnico da Clinicarx.

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