Imunidade: como o farmacêutico pode ajudar

Imunidade

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo contra vírus, fungos, bactérias e parasitas infecciosos que podem causar injúrias ao organismo, como doenças, sofrimentos e até mesmo morte.

A ideia de aumentar a imunidade é muito atrativa, mas ocupa espaços ilusórios porque o sistema imunológico é complexo – trata-se de um sistema e não uma unidade única – e por isso requer equilíbrio e harmonia para funcionar bem.  

Portanto, manter-se saudável e com boa imunidade não acontece por acaso ou com comportamentos isolados.

Assim como não depende apenas de um alimento isolado ou um suplemento específico que sozinhos possuem a capacidade de potencializar a imunidade.

Alimentação e o sistema imunológico

Existe evidência de que pessoas desnutridas são mais vulneráveis a doenças infecciosas.

Isso sugere que deficiências nutricionais afetam o funcionamento do sistema imunológico e demonstra o quanto a alimentação está relacionada com o funcionamento desse sistema.

  • Deficiências de micronutrientes – como, por exemplo, zinco, selênio, ferro, cobre, ácido fólico e vitaminas A, B6, C e E – podem alterar a resposta imunológica em humanos.

É importante destacar que a extensão desse comprometimento do sistema imunológico depende do nutriente deficiente, da gravidade da deficiência e da idade do paciente.

  • Caso haja suspeita de que o paciente não esteja suprindo as necessidades de micronutrientes devido à falta de alimentação adequada, a escolha de um suplemento multivitamínico e mineral diário pode ser uma alternativa.

Como aumentar a imunidade do seu paciente de maneira saudável?

Não é difícil encontrar produtos associados ao aumento ou apoio à imunidade.

Mas até o momento não há evidências de que quantidades extras de qualquer vitamina melhore o sistema imunológico de quem não tem deficiência de micronutrientes. 

Nesse contexto, com o propósito de aumentar ou manter a imunidade do paciente, o farmacêutico pode investigar e sugerir hábitos de vida saudáveis e que auxiliam no bom funcionamento do organismo e do corpo.

O ideal é buscar um equilíbrio entre alimentação saudável, cuidados com a saúde e prática regular de exercícios.

5 perguntas que podem ajudar avaliar e aconselhar o seu paciente

  1. Você tem quadros de doenças recorrentes, como resfriado e gripe?
  2. Você percebe infecções constantes, como, por exemplo, herpes oral? 
  3. Como é a sua alimentação? Conte um pouco sobre como costumam ser as suas refeições diárias. 
  4. Como é a sua relação com o sono? Você consegue dormir de 7 a 8 horas por noite? 
  5. Você pratica atividade física regularmente? Se sim, qual é a atividade que você costuma realizar, a duração e a frequência semanal?

Você, farmacêutico, pode acompanhar e avaliar seus pacientes com procedimentos simples como glicemia e medição da pressão arterial para melhor atendê-los.

A Clinicarx tem mais de 30 testes rápidos laboratoriais padronizados, entre eles: Hemoglobina Glicada, Perfil Lipídico, Dímero-D, Proteína C Reativa e mais!

Maneiras saudáveis de fortalecer o sistema imunológico do seu paciente

Hábitos de vida saudáveis, no geral, devem ser sempre estimulados com a finalidade de manter um sistema imune fortalecido.

  • Uma dieta balanceada, prática regular de exercícios e a adoção de medidas de prevenção de doenças são grandes aliados para que o corpo fique melhor preparado para combater eventuais doenças.

Listamos abaixo algumas estratégias para que você oriente o seu paciente com medidas de cuidado individual e com ações de estilo de vida saudável:

  • Não fumar;
  • Ter uma dieta com frutas e vegetais;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Manter um peso saudável;
  • Para quem ingere álcool, é aconselhável beber apenas com moderação;
  • Dormir o suficiente. Para adultos, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite;
  • Manter-se hidratado. Não beber água apenas quando sentir sede – ingerir água, sucos, chás durante o dia;
  • Expor-se ao sol de 15 a 20 minutos pelo menos três vezes na semana nos horários em que os raios solares são menos perigosos (antes das 10 horas e depois das 16 horas);
  • Adotar medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência, cozinhar bem as carnes, higienizar bem as frutas e verduras;
  • Tentar minimizar o estresse;
  • Fazer exames de rastreamento em saúde regulares de acordo com recomendações da faixa etária e categoria de risco;
  • Manter em dia todas as vacinas recomendadas

Com uma plataforma online que padroniza serviços de saúde para farmácias, clínicas e profissionais, cuidar dos seus pacientes fica mais fácil, não fica?

No software da Clinicarx, você encontra desde avaliações em saúde, como avaliação antropométrica, até testes rápidos e vacinação para você oferecer acompanhamento e atendimento completo ao seu cliente.

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dra. Fernanda Alcântara CRF/PR 26767 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516