MedLevensohn lança teste rápido para detecção de anticorpos anti-spike contra a Covid-19

MedLevensohn

Com sensibilidade relativa de 100%, especificidade de 99,6% e acurácia de 99,7%, teste da MedLevensohn demonstra, com confiabilidade, se a pessoa possui anticorpos específicos contra proteína Spike do SARS-Cov-2 para combater à enfermidade.

O MedTeste Coronavírus (COVID-19) Anticorpos Anti-Proteína S possibilita detectar se o paciente possui esses anticorpos, fabricados naturalmente pelo organismo em resposta à invasão por um agente infeccioso ou à vacina. São eles que potencialmente impedem a ligação do vírus às células, podendo evitar a entrada do micro-organismo e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo. São os chamados anticorpos de inibição viral”, relata o Dr. Alexandre Chieppe, Diretor Médico da MedLevensohn. O novo exame é exclusivo para uso profissional no diagnóstico in vitro.

Teste Rápido Coronavírus (COVID-19) Anticorpos Anti-Proteína S

O teste de MedLevensohn é um teste imunocromatográfico, em cassete, capaz de detectar a presença de anticorpos contra proteína spike (chamados de Anti-Spike), específicos para as regiões RBD e NTD da proteína viral. Esses anticorpos específicos tem a função de impedir a entrada do vírus na células, por isso são chamados de anticorpos neutralizantes. O teste, no entanto, não visa avaliar a função neutralizante, identificando apenas a presença/ausência do anticorpo anti-spike em amostra de sangue total.

Para quem o teste da medlevensohn está indicado?

Recomenda-se que seja realizado no mínimo a partir de 15 dias após o início dos sinais e sintomas ou da segunda dose da vacina. O teste é realizado em sangue total, soro ou plasma. A performance de sensibilidade e especificidade do teste foi avaliada em comparação a ensaio de microneutralização (MNA), conforme resultados da tabela a seguir.

Características de qualidade do Medteste Anti-Proteína Spike

O novo teste da MedLevensohn também é útil para que as pessoas já vacinadas contra a Covid-19 saibam se possuem ou não os anticorpos. Cabe lembrar que as diferentes vacinas têm índices de imunogenicidade diferentes. Nenhuma é 100% eficaz. Assim, é importante saber se o indivíduo possui ou não anticorpos efetivamente protetores contra a doença. A imunidade promovida pela vacina produz no organismo exatamente esses anticorpos protetores, que são os identificados pelo novo teste. Com o novo teste da MedLevensohn, quem já teve a doença e ainda não foi vacinado também consegue saber se possui anticorpos específicos para combater o novo Coronavírus.

Os laboratórios, clínicas, hospitais e farmácias também passam a contar com uma ferramenta eficaz no combate à pandemia, ampliando seu protagonismo nessa ação prioritária da área da saúde, neste momento. “Ao conseguirem comprovar, com alto índice de precisão, se o indivíduo é um assintomático, mas potencialmente transmissor, ou se está protegido pelos anticorpos específicos após ter a doença ou tomar a vacina, unidades médicas e profissionais de saúde prestarão um serviço importante aos seus pacientes, que poderão retornar com mais tranquilidade e segurança às suas atividades normais. Tal avanço também é importante para as empresas e a sociedade como um todo, contribuindo para a redução do contágio”, ressalta.

Chieppe alerta, contudo, que pessoas que já tiveram a doença, tomaram a vacina e estão comprovadamente protegidas devem continuar adotando todas as precauções estabelecidas pelos protocolos sanitários de combate à pandemia. “Esses cuidados continuam fundamentais para que possamos vencer esta guerra”, conclui.

Saiba mais sobre a MedLevensohn

A MedLevensohn, distribuidora de produtos de saúde e bem-estar, há mais de 18 anos no mercado, que já havia sido uma das primeiras a trazer ao Brasil testes rápidos durante o início da pandemia (MedTeste Coronavírus IgG/IgM), é pioneira novamente, ao disponibilizar no mercado nacional um exame inédito para identificar se o indivíduo, vacinado ou não, em apenas 10 minutos, possui anticorpos específicos protetores para combater a infecção provocada pelo novo Coronavírus. Trata-se de um produto de alta tecnologia na área da medicina diagnóstica. Agora, a empresa conta com um conjunto completo de três testes para o combate à enfermidade, considerando que já dispunha do IgG/IgM e do Ag (Antígeno, que revela se a pessoa está com a infecção no momento).

A MedLevensohn é um fornecedor cujos testes estão padronizados na Clinicarx, dando suporte para clínicas e farmácias que desejem utilizar seu produtos na plataforma, incluindo a emissão de laudo laboratorial em cumprimento à RDC 302/2005 da Anvisa.