Como a farmacia pode se preparar para a Black Friday

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Saiba como aproveitar as campanhas da “Black Friday” 2021.

Um dia inteiro com o consumidor pronto para comprar produtos por um bom preço. Esta é a promessa da “Black Friday”, evento que surgiu nos Estados Unidos e ganhou popularidade no Brasil há alguns anos.

Com este cenário, nada melhor que preparar sua farmácia para atender os clientes com campanhas vencedoras, divulgar seus serviços, sem prejudicar ou superlotar a rotina de trabalho de sua equipe.

O que esperar da Black Friday 2021?

Ano após ano, o evento atinge cada vez mais números surpreendentes! Em um levantamento da Ebit/Nielson sobre o ano de 2020, só o e-commerce fechou mais de R$ 4 bilhões em vendas, um aumento de 25% em relação ao ano de 2019.

Em 2021, devido à pandemia em um levantamento da Neotrust/Compre&Confie,, no primeiro trimestre percebeu-se um crescimento de 31% nas vendas feitas pela internet em relação ao mesmo período de 2020.

Em pesquisa da Future Shopper Report 2021, 72% dos entrevistados afirmaram que pretendem continuar comprando pela internet, mesmo com a reabertura total do comércio físico.

Então a segunda dica por aqui, é para você estar presente e preparado para fazer vendas pelos canais digitais como sites, redes sociais, whatsapp, etc.

Especialmente em 2021, com o avanço da vacina e mais de 50% da população com duas doses tomadas, espera-se que o consumidor, até como forma de alívio, adote hábitos cada vez mais consumistas, então, essa Black Friday será movimentada.

Com um planejamento sólido para o pré e pós venda, pode ser o cenário perfeito para sua farmácia ter o melhor período de faturamento do ano!

Tendências para 2021

Omnichanel

Com o cenário do fim do ano cada vez mais positivo, a tendência é que o mercado se equilibre, o consumidor volte a fazer compras presenciais, mas sem abandonar o online, por isso é preciso que sua farmácia esteja presente na maior quantidade de canais possíveis e de forma integrada.

Essa integração entre os mais diversos canais, estoque e caixa é conhecida como Omnichannel, que parte do princípio que o consumidor antes de fazer a compra pesquisa  nos mais diversos meios. Então a pesquisa pode ser online e a compra offline e vice-versa.

Nesta Black Friday, ofereça a melhor experiência integrada para seu consumidor, unindo google, redes sociais, whatsapp, loja física, entrega.

Cashback

Uma das operações mais procuradas do evento no ano passado pode ser um fator decisório para seu cliente na hora de fazer a compra.

Se você ainda não está familiarizado com o termo, cashback significa “dinheiro de volta”, isso quer dizer que você vai oferecer uma parte do valor da compra de volta ao cliente para gastar em sua farmácia, parece bom? E é!

Esta é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar clientes, já que pode fazê-los virem à loja para comprar por receber cashback e voltar a fazer compras para usar o saldo conquistado.

E se você desenvolver uma estratégia especial para a data passando a oferecer cashback ou mesmo aumentando a porcentagem do dinheiro de volta?

Se você não tem o know-how de como fazer isso, existem empresas como a Meliuz que são especializadas em impulsionar ações de cashback. É importante também ressaltar alguns pontos:

■ Cuidado ao calcular o retorno a seu consumidor, já que ele precisa se basear na margem de lucro;
■ Estabeleça um prazo de validade para uso do benefício, assim você garante que ele vai retornar;

Formas de pagamento
Este ano consolidou novas e mais modernas formas de pagamento como o Pix e algumas plataformas como PicPay e MercadoPago.

É uma boa ideia se preparar para a data oferecendo todas as formas de pagamento na sua farmácia e treinar seus funcionários, caso necessário, para não perder a venda.

Quais produtos devo vender na BF?

Essa é talvez a pergunta mais difícil a se fazer quando vamos planejar o evento. O primeiro passo é entender como vai seu estoque.

O fim de ano está bem próximo e o volume de vendas tende a crescer daí pra frente, então é uma excelente oportunidade de “esvaziar” suas prateleiras para a chegada do verão. Também é o momento de checar se aquele produto campeão de vendas está com bons estoques para não perder venda por falta de produto.

O segundo passo é entender quais produtos podem realmente ter uma margem de desconto menor – e NUNCA aumentar o preço antes para baixar na data, este é um tiro no pé. Confira e analise como foram as buscas por produtos em sua loja nos anos anteriores e prepare-se!

Com dados em mãos, crie possibilidades para os produtos que fazem mais sentido separando-os em: 

Itens desejados: aqueles campeões de venda que vão ser mais buscados no período. Que tal oferecer o melhor preço de seu bairro, cidade, estado ou até do Brasil?

Itens parados: Sabe aquele produto que pareceu uma boa ideia comprar mas não sai de seu estoque ou que ainda faz parte da coleção passada? 

É uma excelente oportunidade de colocá-los para jogo oferecendo margens maiores de desconto e vagando espaço para, por exemplo, produtos de cuidados com a pele, afinal o verão está aí.

Itens diferentes: São aqueles produtos que não fazem parte da rotina de seu cliente, mas poderiam fazer se você souber divulgá-los da melhor forma. 

Sabe aquele aparelho de escova facial, o barbeador elétrico com muitas lâminas ou mesmo o removedor de cravos que não tem muita saída? Aliado à estratégia de cashback que falamos acima, você pode gerar uma venda e trazer o cliente de volta para comprar mais produtos, por exemplo.

Se é sua primeira Black Friday e você não tem esse levantamento de como foram as vendas no ano passado, que tal perguntar a seu público? 

Invista em redes sociais e converse com seu público, crie enquetes, pergunte para clientes mais engajados no inbox, afinal ele é a melhor “pessoa” para te dizer o que quer comprar! Não tenha medo de se arriscar.

Você pode se cadastrar gratuitamente na Clinicarx, um software gratuito para serviços farmacêuticos é gratuito.

Você pode implementar e oferecer Testes Rápidos, procedimentos, entre outros serviços de saúde, na sua farmácia de forma profissional sem pagar nada mais por isso.

Assim, você pode se preparar para oferecer serviços de saúde sem se preocupar com os custos da plataforma.

Posicione sua farmácia no mercado, destaque-se e eleve sua farmácia ao próximo nível!

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