Como montar meu Consultório Farmacêutico

busca

O Consultório Farmacêutico ou Sala Clínica é o lugar de trabalho do farmacêutico para realização do atendimento de pacientes, familiares e cuidadores, com privacidade.

Esse espaço pode funcionar de modo autônomo e independente ou em dependência de hospitais, ambulatórios, farmácias comunitárias, unidades multiprofissionais de atenção à saúde e instituições de longa permanência.

O consultório farmacêutico é considerado um ambiente adequado para prestação de serviços farmacêuticos, conforme preconiza a RDC 44/2009.

Este local é altamente regulado e para funcionar legalmente em sua farmácia ou drogaria, deve ser regularizado e autorizado pela Vigilância Sanitária do seu município.

Quer voar mais alto com a sua farmácia em 2022 e montar seu consultório para oferecer serviços farmacêuticos?

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o consultório farmacêutico, como estruturar na sua farmácia e o que é preciso para oferecer serviços de saúde! Vamos lá?

O que deve ter em um consultório farmacêutico?

Um consultório farmacêutico deve ter um mobiliário adequado para atender o paciente da forma mais confortável e segura, como:

  • Tomada exclusiva para cada equipamento elétrico, especialmente para refrigerador de vacinas;
  • Pia de lavagem e bancada para o preparo de medicamentos, testes ou vacinas;
  • Mesa para atendimento do paciente, com espaço para computador e impressora;
  • Armário fechado para guardar os materiais relacionados à administração das vacinas;
  • Mesa de exame clínico, usada para aplicação de injetáveis (pode ser substituída por poltrona para aplicação de injetáveis, se autorizado pela VISA);
  • Escada 2 degraus para apoio junto à Maca;
  • Coletor para descarte de materiais perfurocortantes, tipo Descartex;
  • 2 Lixos com tampa e pedal (1 para o lixo comum e 1 para lixo infectado);
  • Dispensers para sabonete líquido e para papel toalha descartável;
  • Calendário Nacional de Vacinação do SUS e SBIM.

Software para Consultório Farmacêutico

Diariamente, uma farmácia atende dezenas de pacientes e pode aproveitar cada atendimento como uma oportunidade para oferecer serviços farmacêuticos relevantes, conduzindo uma parcela destes pacientes até o consultório farmacêutico.

O número de pessoas atendidas diariamente nestes estabelecimentos é afetado por uma série de circunstâncias.

O atual cenário de pandemia de Covid-19, que ainda perdura, e surtos localizados de infecção pela nova cepa de Influenza, somados com pacientes que habitualmente frequentam farmácias e drogarias compõem uma realidade muito peculiar para a saúde.

Por exemplo, com o pico de novos casos de Covid-19 e Influenza no Brasil, as farmácias chegaram a realizar mais de 7 milhões de atendimentos. Esse processo pode ser exaustivo e ter acesso a uma plataforma de atendimento farmacêutico facilita tudo.

Um software ou plataforma para o registro dos atendimentos realizados no consultório farmacêutico é um sistema que permite que o profissional da saúde faça atendimentos, cadastre e registre cada paciente, procedimento e resultados de saúde, como avaliações e exames.

A plataforma Clinicarx, além de ser um sistema de atendimento, integra todas as soluções que uma empresa ou estabelecimento de saúde precisa, como:

  • Serviços de saúde clínicos básicos e avançados;
  • Testes rápidos com emissão de laudo laboratorial em tempo real;
  • Laboratório clínico de certificado com o Selo de Qualidade PNCQ;
  • Consultas e tratamentos;
  • Vacinas;
  • Agendamento online;
  • Gerenciamento dos serviços, das filiais e dos usuários da plataforma;
  • Precificação dos serviços e cobrança automática;
  • Gestão financeira e análise de performance;
  • Educação online com cursos e capacitação.

Utilizar uma plataforma de atendimento para registrar os dados gerados pelas consultas farmacêuticas traz inúmeros benefícios para você e para seu serviço, como:

  • Otimize seu tempo eliminando o registro manual de atendimentos; Use seu tempo fazendo aquilo que importa: cuidar dos seus pacientes;
  • Tenha os dados dos seus clientes salvos em um único lugar e de fácil acesso; Não corra risco de perder os dados dos seus clientes;
  • Tenha acesso ao histórico de atendimento do paciente a poucos cliques;  Não perca mais tempo buscando histórico de atendimento;
  • Acompanhe a performance financeira dos Serviços Farmacêuticos do seu negócio;
  • Analise e planeje suas metas orçamentárias referentes aos atendimentos;
  • Emita documentos importantes e válidos para seu paciente sem sair do sistema.


Sala Clínica na Farmácia - Como transformá-la em fonte de renda

O que são Serviços Farmacêuticos?

Serviços farmacêuticos são aqueles que se fundamentam no modelo de prática do “cuidado farmacêutico” ou “atenção farmacêutica”.

São serviços voltados para o cuidado à saúde básica e avançada, prestados pelos profissionais farmacêuticos ou sob sua supervisão, mediante treinamento, no consultório farmacêutico.

Os serviços clínicos tornaram-se uma tendência para as farmácias nos últimos anos, devido aos benefícios que a implementação traz à farmácias e farmacêuticos, como:

  • maior entrega de valor no atendimento;
  • entrega de saúde de qualidade ao paciente;
  • rentabilidade e destaque no mercado.

São um conjunto de serviços de natureza clínica, prestados pelo farmacêutico na farmácia ou consultório, que fornecem assistência à saúde, auxiliando pessoas na promoção e proteção da saúde.

Os serviços que o profissional está autorizado a realizar dentro da farmácia clínica:

  • rastreamento em saúde;
  • educação em saúde;
  • manejo de problemas de saúde autolimitados;
  • monitorização terapêutica de medicamentos;
  • conciliação de medicamentos;
  • revisão da farmacoterapia;
  • acompanhamento farmacoterapêutico;
  • gestão da clínica;
  • entre outros.

Faturamento com Consultório Farmacêutico na farmácia

Em estudo da Abrafarma realizado junto à Clinicarx, entre as mais de 4.300 farmácias pertencentes à Associação e que realizam serviços clínicos no consultório farmacêutico, observou-se que no segundo trimestre de 2021, o faturamento total cresceu em 24,4%. O ticket-médio por atendimento chegou a R$93,48.

Nos meses de janeiro a setembro de 2021, período de pico da pandemia antes de começar a vacinação na população, foram mais de 7 milhões de atendimentos nas farmácias, dos quais 84% foram testes de COVID-19 .

Considerando apenas outros serviços, que não envolvem COVID-19, os serviços abaixo listados representaram 98,3% de toda receita. Você pode oferecer todos estes serviços com a Clinicarx. Confira!

Serviço Ticket-médio
Vacina de Influenza (Gripe) R$ 65,74
Aplicação de Medicamento Injetável R$ 9,65
Avaliação Glicemia e Pressão Arterial R$ 10,38
Medida da Pressão Arterial R$ 4,53
Colocação de Brincos R$ 14,00
Teste de Glicemia (Autoteste) R$ 6,85
Consulta com Farmacêutico R$ 15,53

A média de faturamento de uma farmácia que realiza serviços clínicos no consultório farmacêutico pode chegar a R$20 mil mensal. As categorias abaixo apresentam o maior ticket-médio e representam boa parte do faturamento:

  • vacinas;
  • testes rápidos;
  • check-ups. 

Diversas farmácias que realizam serviços clínicos e consultas no consultório farmacêutico dentro da drogaria impulsionaram seu alcance e crescimento, principalmente em 2020.

Por exemplo, a Attive Pharma, cliente da Clinicarx, foi a 1ª no Brasil a executar a testagem para Covid-19 de anticorpos e a primeira do Mato Grosso do Sul a realizar teste de antígeno. Foram emitidos milhares de laudos! O faturamento aumentou  300%!

Além da testagem, a farmácia oferece outros serviços em parceria com a Clinicarx, incluindo vacinação, prescrição farmacêutica, acompanhamento de pacientes e avaliações de saúde.

Os serviços farmacêuticos são o grande diferencial por trás do notável crescimento que as farmácias tiveram nos últimos anos. A Rede Venancio, outro cliente da Clinicarx, aumentou seu faturamento em 403% com serviços desde 2020.

Os serviços farmacêuticos avançados fazem parte do dia a dia da Drogaria Venancio, no Rio de Janeiro (RJ), desde 2014. Das 97 lojas que a rede possui, 63 oferecem serviços clínicos atualmente.

Como mostram os números, serviços farmacêuticos foram os principais destaques responsáveis por tornar a farmácia um ponto de referência na linha de frente do novo varejo com oferta de serviços de saúde de qualidade à população.

Com consultório farmacêutico e serviços regularizados, sua farmácia se destaca da concorrência de forma competitiva no mercado, entregando valor em saúde aos pacientes e fidelizando clientes.

Comece 2022 com seu consultório pronto para fazer parte da nova era dos serviços clínicos.

Na Clinicarx, nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de qualidade com segurança e com modelo rentável para aumentar seu faturamento!

*Esse artigo foi aprovado pelo corpo técnico da Clinicarx.


banner free nova ver 2

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
5 1 voto
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.