Manejo Clínico e Prescrição: O novo perfil do Farmacêutico

O farmacêutico é um dos profissionais da saúde que mais teve mudanças no seu campo de atuação durante a história da profissão. Hoje as autoridades em saúde compreendem a relevância do farmacêutico para o manejo clínico e prescrição para diversas condições de saúde.

De acordo com a ONU, o uso inadequado de medicamentos é responsável pela morte de aproximadamente 1 milhão de pessoas ao ano, e é nesta realidade que o farmacêutico torna-se fundamental.

Os serviços clínicos associados à farmacoterapia não se resumem em garantir um tratamento seguro, mas buscam também a melhora do quadro clínico do paciente.

Para que isso ocorra, o farmacêutico deve ter autonomia para conduzir o tratamento dos pacientes atendidos, seja no balcão da farmácia  ou na sala clínica.

Manejo Clínico e Prescrição Farmacêutica

Com a Resolução CFF 586/2013, a prescrição farmacêutica foi regulamentada e faz parte dos serviços clínicos disponíveis em farmácias e/ou outros estabelecimentos de saúde.

Este avanço na legislação farmacêutica também trouxe uma nova necessidade: o preparo e qualificação do farmacêutico que está à frente do atendimento.

Mais clientes tornam-se pacientes, e algumas condições clínicas podem ser tratadas com medicamentos prescritos pelo próprio farmacêutico, que também acompanha a farmacoterapia.

É uma situação que pede por capacitações além da graduação desses profissionais.

Além disso, com a pandemia do COVID-19, a ANVISA alterou a RDC 357/2020 e suavizou as regras para dispensação de medicamentos controlados.

Assim, cresceu a quantidade máxima de produtos permitida em notificações de receita e receitas de controle especial.

Dessa forma, a acessibilidade à medicamentos indicados com orientação e segurança pelos farmacêuticos permite que a farmácia ofereça ainda mais aos pacientes e leve mais saúde à população.

Além disso, a acessibilidade à medicamentos isentos de prescrição médica, indicados com orientação e segurança pelos farmacêuticos permite que a farmácia ofereça ainda mais aos pacientes e leve mais saúde à população.

Mas você, farmacêutico(a), ainda pode estar se perguntando qual o seu papel nisso tudo e qual a importância de estar preparado para receber seus pacientes.

Vamos conversar sobre alguns contextos em que você tem uma função ainda mais importante?

Manejo clínico e prescrição para sintomas da primeira infância

No interior do útero, o bebê não tem contato com vírus e bactérias externas com as quais convivemos todos os dias, por isso, é comum que alguns sintomas se manifestem na primeira infância, período em que o organismo está amadurecendo.

Os primeiros meses de vida são cheios de fases instáveis e sintomas comuns desse primeiro período, cólicas relacionadas à lactação e digestibilidade, por exemplo, despertam preocupações.

Doenças prevalentes comuns na infância:

Alergias, infecções no ouvido, refluxo, gripe e resfriados, sintomas respiratórios como rinite, congestão nasal, coriza, tosse, cólicas, desconforto e dores relacionadas ao nascimento da primeira dentição.

Primeira dentição

Os sintomas mais frequentes da primeira dentição são dor, coceira, inflamação da gengiva, problemas digestivos como diarréia e vômitos, salivação excessiva, otalgia, febre, insônia e irritabilidade.

Um episódio de nascimento do primeiro dente de leite dura, em média, 8 dias. Geralmente ocorrem no 3º ou no 33º mês de idade. Geralmente ocorrem entre 3º e 33º mês de idade.

Resfriados

Já os resfriados mais comuns têm origem viral e atingem o trato respiratório superior, ou seja, o nariz e a garganta. Os sintomas são tosse, coriza, inflamação na mucosa nasal, espirros e dor de garganta.

Cólicas Infantis

As cólicas infantis vêm com queixas comuns como gases intestinais, espasmos, choro e irritabilidade sem motivos aparentes.

Elas geralmente ocorrem nos primeiros três meses de vida do bebê, com seu pico na 6ª semana de vida, onde os sintomas ficam mais frequentes e intensos.

O atendimento de farmacêuticos às mães ou pais que chegam com queixas de seus filhos pequenos é um tema complexo.

Atender crianças pode gerar insegurança nos profissionais da saúde que não se sentem preparados quando não estão atualizados ou capacitados sobre as fases e condições clínicas infantis.

Principalmente pelos órgãos dos bebês ainda não estarem completamente desenvolvidos, os efeitos colaterais de medicamentos são mais fáceis de ocorrer.

Assim, a mucosa intestinal das crianças é altamente suscetível à atuação de prebióticos e probióticos e essa susceptibilidade tende a decrescer com a idade.

Os pontos a serem considerados na hora de indicar medicamentos isentos de prescrição são os números de doses ideais, efeitos adversos a serem prevenidos e cuidados, e, principalmente, a fórmula ideal para cada fase da infância.

Os pontos a serem considerados na hora de indicar medicamentos isentos de prescrição são as doses ideais, efeitos adversos a serem prevenidos e cuidados, e, principalmente, a fórmula correta para cada fase da infância.

Nem sempre os medicamentos são seguros ou menos invasivos para o bebê, dessa forma, o papel do farmacêutico é acolher, entender e orientar tratamentos seguros, que aliviam os sintomas com eficácia.

Conhecimentos rápidos e práticos

Sabemos que conhecimento é empoderamento para atuar de forma segura e suprir as necessidades dos pais que estão preocupados com a saúde do filho e, algumas vezes, não têm acesso à um sistema de saúde adequado.

Em nosso microcurso especial sobre a temática, inclusive, você confere maiores informações para o manejo clínico e prescrição farmacêutica dessas condições na sua farmácia.

A prescrição farmacêutica é um assunto delicado, e, muitas vezes tratado com insegurança pela falta de conhecimento e capacitação específica de profissionais da saúde não médicos.

Sua farmácia pode ser o estabelecimento de saúde mais próximo e acessível para orientações, não necessariamente medicamentosas.

Sintomas clínicos que podem ocorrer durante o desenvolvimento fisiológico do bebê, eventos e doenças comuns na primeira infância, são temáticas abordadas na nossa qualificação da Clinicarx sobre Sintomas da Primeira Infância.

Síndrome gripal em adultos, idosos e gestantes

A gripe ou influenza é uma doença viral respiratória aguda, febril, com sintomas sistêmicos.

O comportamento mais comum é a procura por tratamentos rápidos de alívio dos sintomas, assim, o cenário de pacientes que chegam na farmácia buscando manejo clínico e prescrição é recorrente.

Os sintomas da gripe são: febre, dor de cabeça, dor de garganta, mialgia, coriza, congestão nasal, tosse, rinite, dores oculares (atrás do olho).

Porém, o farmacêutico durante a anamnese e exames precisa saber identificar e diferenciar sintomas de gripe ou sintomas graves de condições clínicas respiratórias que necessitam de encaminhamento médico.

Os sinais mais importantes são a dispneia, dificuldade para respirar intensa e saturação de O²  menor do que 95%

Resfriados são infecções virais no trato respiratório superior, geralmente os sintomas são sensação de congestão no nariz e fundo da garganta, mucosa nasal vermelha e inchada, dor de cabeça e cansaço generalizado, exaustão, garganta inflamada e rouquidão.

Ao receber o paciente, o farmacêutico pode prescrever medicamentos não tarjados, fazer o manejo clínico e prescrição de tratamentos, bem como agendar o retorno para o acompanhamento, caso os sintomas persistam.

• Para crianças: soluções para irrigação nasal, fórmulas a base de sulfato de zinco, unguentos ou bálsamos para alívio de dores e diminuição de tosse, fitoterápicos para redução de sintomas nas vias aéreas superiores.

A prática farmacêutica está evoluindo como todas as outras profissões que se atualizam, acompanhando o fluxo contemporâneo conforme os movimentos tecnológicos e industriais da sociedade.

Assim, o farmacêutico está no campo direto de atenção ao paciente, conforme a demanda por serviços em saúde com acesso e qualidade, cresceu.

A versatilidade e a qualificação são necessárias para uma prática completa de destaque.

Conheça nossa plataforma Clinicarx e veja o que podemos oferecer em serviços farmacêuticos e de assistência à saúde para seu estabelecimento de saúde.

5 1 voto