Serviços pós-COVID na farmácia: amplie seu portfólio

A construção de um plano com serviços pós-COVID na farmácia é feita a muitas mãos e parte do princípio da co-criação de valor entre vários elos da cadeia de saúde.

O impacto será imenso. As farmácias têm a capacidade de atender dezenas e dezenas de milhões de pacientes todos os anos, com estrutura já instalada. Além disso, podem melhorar a adesão ao tratamento, acelerar o acesso a diagnósticos e tratamentos rápidos e aumentar a cobertura vacinal dos brasileiros.

A Clinicarx pensou e desenhou todos os processos necessários de um plano focado na ampliação de serviços pós-COVID para garantir que a jornada do seu paciente seja impecável e especial, por isso, tudo está padronizado no software de modo que seu atendimento seja fácil e prático!

Serviços Pós-COVID na farmácia

Nosso foco é ajudar farmácias e drogarias a ampliarem seu escopo de atuação com serviços pós-COVID pensados nas maiores necessidades em saúde da população.

Teste Dengue (Duo Ag + Ac)

O Dengue DUO Teste contém dois dispositivos testes: do lado esquerdo do painel está o teste para antígeno da Dengue e do lado direito, o teste IgG e IgM anti-Dengue.

O teste rápido para detecção de IgG e IgM anti-Dengue, situado do lado direito do painel, é um teste rápido imunocromatográfico de fluxo lateral.

Para quem é indicado?

Para pessoas que tiveram contato com áreas endêmicas, com suspeita de infecção ou sintomas sugestivos de Dengue.

Teste Dengue (Ac)

O exame de Dengue Ac é um teste rápido imunocromatográfico para a detecção e diferenciação simultânea dos anticorpos IgG e IgM anti-Dengue (DENV-1, 2, 3 e 4), em amostras de sangue total capilar. De fluxo lateral, que detecta anticorpos contra os quatro sorotipos do vírus da Dengue.

Para quem é indicado?

O teste é indicado também para pessoas residentes ou visitantes de áreas endêmicas nos últimos 14 dias, com finalidade de rastreamento.

Perfil lipídico (Col + Tg + HDL + LDL)

O teste rápido de perfil lipídico permite a quantificação de diferentes frações lipídicas no sangue do indivíduo: colesterol total, HDL-C, LDL-C, Não-HDL-C e triglicerídeos. O resultado de quantificação destas frações é expresso em mg/dL ou mmol/L.

Com o resultado do perfil lipídico paciente, é possível estimar seu risco cardiovascular e estabelecer o melhor plano de cuidado, a fim de reduzir esse risco. O serviço para avaliação do perfil lipídico (CT, HDL, LDL e TG) e do risco cardiovascular global do paciente, objetiva o tanto o rastreamento em saúde, como a avaliação e acompanhamento do paciente com dislipidemia.

Para quem é este teste?

• Teste indicado tanto a pessoas sem diagnóstico prévio de dislipidemia (rastreamento), como a pacientes já diagnosticados e sob tratamento (acompanhamento)
  • O rastreamento do colesterol e risco cardiovascular tem por objetivo identificar casos suspeitos de dislipidemia em pessoas sem diagnóstico médico prévio.
  • A avaliação visa analisar o risco cardiovascular global e o controle dos lipídeos em pacientes já diagnosticados, com ou sem tratamento hipolipemiante.
  • O acompanhamento visa analisar a evolução do controle da dislipidemia e risco cardiovascular, verificando a efetividade e segurança da medicação.

Hemoglobina Glicada A1c

A hemoglobina glicada é formada pela ligação não-enzimática entre a glicose contida na corrente sanguínea e a hemoglobina contida dentro das hemácias (glóbulos vermelhos). A principal fração da hemoglobina utilizada no cuidado do DM é a A1c, que é medida através do teste rápido. O resultado da HbA1c reflete a média glicêmica dos últimos 3 a 4 meses do paciente.

Para quem é este teste?
O principal uso desse teste é em pacientes já diagnosticados com diabetes mellitus, como avaliação do controle glicêmico.

É considerado o exame padrão-ouro para acompanhamento do paciente, com objetivo de acompanhar a evolução do controle glicêmico, analisando a efetividade e segurança do tratamento farmacológico e não-farmacológico.

• O teste pode ser utilizado também em pessoas sem diagnóstico prévio de DM, como parâmetro complementar para rastreamento em saúde.

Beta-HCG

O teste rápido de beta-HCG é um exame que determina a concentração do hormônio beta-hCG em sangue total. HCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causada por alguma doença.

Para mulheres

Em mulheres, o principal uso do teste beta-hCG para para avaliar ocorrência de gravidez. É indicado para mulheres em algumas das seguintes situações:

• Sexualmente ativas e em idade fértil, com atraso menstrual de ao menos 1 dia;
  • Com sinais e sintomas sugestivos de gravidez;
  • Que não utilizam métodos contraceptivos ou em uso inconsistente de método contraceptivo, que desconfiam da eficácia do método contraceptivo em uso;
  • Que estão tentando engravidar;
  • Que sofreram violência sexual;

Em mulheres que vão iniciar uso de medicamentos teratogênicos, da classe de risco X, o teste beta-hCG é indicado antes do início do tratamento, para descartar uma gravidez subjacente.

Para homens

Em homens, o teste beta-hCG pode ser utilizado no rastreamento de alguns tipos de tumores. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Teste de Glicemia Capilar

O autoteste de Glicemia Capilar auxilia na determinação da glicemia, utilizando amostra de sangue total obtido por punção capilar, com objetivo de rastreamento, avaliação e acompanhamento do paciente com Diabetes mellitus.

Para quem é?

Este teste da glicemia capilar pode ser realizado tanto em pessoas que não possuem diagnóstico médico de diabetes mellitus, como em pacientes já diagnosticados, sob tratamento.

Pressão Arterial

O serviço de verificação da pressão arterial auxilia no rastreamento, avaliação e acompanhamento do paciente com hipertensão arterial. O rastreamento da pressão arterial tem por objetivo identificar casos suspeitos de hipertensão arterial sistêmica em pessoas sem diagnóstico médico prévio.

A avaliação da pressão arterial tem por objetivo analisar o controle pressórico em consulta casual, em paciente já diagnosticado, sob tratamento para a hipertensão. O acompanhamento da pressão arterial tem por objetivo acompanhar a evolução do controle pressórico, analisando a efetividade e segurança do tratamento farmacológico e não-farmacológico.

Para quem é o serviço?

• Para pessoas que não possuem diagnóstico médico de hipertensão, o objetivo é detectar casos suspeitos. Isto é chamado de rastreamento em saúde.
  • Pacientes já diagnosticados, que estão em tratamento para a doença. Neste caso, uma única medida isolada tem pouco valor prático, a não ser em casos de urgência hipertensiva.

Aplicação de Injetáveis

O serviço de aplicação de injetáveis é um dos mais realizados em farmácias e drogarias, para administrar medicamentos injetáveis, pela via parenteral, deve ser apresentada prescrição médica ou odontológica. Para vacinas, também deve-se realizar o serviço mediante prescrição médica ou análise da carteira vacinal conforme o caso), seguindo os procedimentos corretos.

Para quem é este procedimento?

• Pacientes com prescrição médica ou odontológica de injetáveis.
  • Pacientes com indicação médica da vacina ou pacientes com indicação da vacina após análise da carteira vacinal.

Aplicação de Brinco

Este serviço consiste na perfuração do lóbulo do paciente para a colocação de brincos. É comum que a maioria dos pacientes deste serviço sejam bebês que as mães levam na farmácia para o procedimento.

Esse é um momento especial para a mãe ou pai e seu filho, pois é geralmente um “ritual” de levar na farmácia o bebê para fazer seu primeiro furo na orelha e colocação de brincos, e você, farmacêutico, pode fazer parte desse momento tão mágico. Além de ser uma farmácia referência onde os pais irão confiar os cuidados com suas crianças.

Combo Pressão Arterial + Glicemia

Um dos mais importantes serviços pós-COVID, sozinhos, ambos os procedimentos são campeões de procura e demanda em farmácias, já há algumas décadas. Mas a combinação dos procedimentos de aferição de pressão arterial e de aferição da glicemia também se tornou um clássico que apresenta bons resultados em farmácias brasileiras que oferecem serviços farmacêuticos, por alguns motivos:

• gera oportunidade para rastreamento em saúde e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, previamente diagnosticados ou não. Cabe lembrar que centenas de pacientes afligidas por ambas as doenças são atendidos diariamente em farmácias.
  • estes procedimentos são porta de entrada e oportunidade de diversos outros serviços e procedimentos que você pode oferecer ao seu paciente.
  • porque aumenta a percepção de valor agregado pelo cliente, que se sente mais assistido e de maneira mais completa. É uma boa alternativa para aumentar o ticket médio dos serviços e a cesta de compras de serviços em sua farmácia, especialmente se você utilizar uma DSF padronizada e digital, como a da ClinicaRx!

Confira aqui nosso curso sobre a Síndrome Pós-COVID.

Os serviços pós-COVID proporcionam uma continuidade no cuidado à pacientes e acessibilidade à um atendimento de qualidade. As farmácias têm a capacidade de atender dezenas e dezenas de milhões de pacientes todos os anos, com estrutura já instalada. Além disso, podem melhorar a adesão ao tratamento, acelerar o acesso a diagnósticos e tratamentos rápidos e aumentar a cobertura vacinal dos brasileiros.

estrategias-para-farmacia