O que sua farmácia precisa para 2021: tendências e tecnologia

Tendências e tecnologias para farmácias

Você sabe o que sua farmácia precisa para 2021?

O cenário farmacêutico passou por transformações importantes ao longo do tempo, desde o reconhecimento da necessidade de um farmacêutico na farmácia até a autonomia para prescrever medicamentos não tarjados. Com a pandemia do coronavírus e medidas para que as farmácias estivessem à frente pela prevenção da saúde, novas transformações se deram, principalmente, nos serviços ofertados e no armazenamento de dados e procedimentos. Tecnologia e tendências para serviços em saúde estão na previsão para o ano que chega.

Assim, veja o que sua farmácia precisa para 2021 e alinhe-se com as tendências do mercado e varejo.

Tecnologia intuitiva


Seus serviços farmacêuticos em atendimentos a pacientes não são mais os mesmos. Hoje, cada vez mais é necessário o armazenamento de dados, procedimentos realizados e registros de forma otimizada em softwares intuitivos que são capazes de receber e interpretar esses dados. A tecnologia permitirá menos atrito em toda jornada de saúde dos pacientes, incluindo as compras e os serviços feitos na farmácia. Com isso, pacientes com sintomas poderão se comunicar com sistemas de inteligência artificial, médicos, farmacêuticos ou outros profissionais antes mesmo de irem à farmácia ou a um centro de saúde. A receita médica se converterá em prescrição eletrônica de forma rotineira, disponível na nuvem.

Testes laboratoriais remotos

Uma pesquisa realizada pela Abrafarma e pela SBFFC, aponta que a realização de testes laboratoriais remotos nas farmácias conta com a aprovação de 94,2% dos farmacêuticos atuantes no país. Os muitos profissionais estão modernizando cada vez mais seus serviços, destacando-se dos demais que ainda não aderiram à essa nova tecnologia. Ofertar testes laboratoriais remotos (TLR) agrega muito valor à farmácia e aumenta a resolutividade do cuidado farmacêutico. Os resultados das farmácias pioneiras nesse serviço impressionam, tanto em termos do impacto sobre o acesso à saúde, qualidade dos encaminhamentos, como pelo ponto de vista financeiro.

O maior benefício dos testes rápidos realizados junto ao paciente é a rapidez na obtenção dos resultados. Essa agilidade permite que o processo de rastreamento (triagem) ou encaminhamento seja concluído durante um único encontro. Com isso, facilita o acesso a cuidados, aconselhamento, tratamentos e resultados para os pacientes. Um outro ponto importante é a qualidade.

O fato de serem testes feitos em aparelhos portáteis não dispensa esses exames de terem um sistema de garantia de qualidade envolvido. Procedimentos padronizados para controle interno e externo de qualidade, treinamento de operadores, padrões na emissão de laudos e gerenciamento da informação são fundamentais para garantir a confiabilidade dos resultados.

Vacinação na farmácia


Muitas farmácias já oferecem serviço de vacinação, portanto você poderia imaginar que essa não é uma tendência para o ano que vem. Muito pelo contrário. O próximo ano será o quarto ano da liberação da vacinação em farmácias pela Anvisa, tempo suficiente para que as vigilâncias sanitárias locais tenham aprendido mais sobre o assunto. Assim, há uma tendência de maior eficiência na liberação desses serviços. Isso irá estimular mais farmácias a aderirem.

Além disso, crescerá a oferta de cursos de capacitação para farmacêuticos vacinadores, item obrigatório pelo Conselho Federal de Farmácia. Com mais profissionais preparados e autorizados a vacinar, também há um estímulo natural de crescimento desses serviços.
Principalmente com a previsão de vacinas contra a Covid-19, as farmácias continuarão sendo chaves importantes na oferta desse serviço e prevenção em saúde. 

Cobrança e profissionalização dos serviços farmacêuticos


Todo esse avanço nos serviços farmacêuticos não se sustentará, se não houver uma gestão profissional por trás. O primeiro engano de muitas farmácias ainda é prestar muitos serviços farmacêuticos de forma gratuita. Isso é um erro. Mesmo os serviços básicos devem ser cobrados, ainda que sejam baratos. Aquilo que é de graça não tem valor. A sustentabilidade dos serviços depende de trabalhar todo espectro possível, ampliando o mix de serviços ofertados. Além disso, trabalhar com metas claras, modelos de remuneração do farmacêutico, indicadores e gerenciamento diário são ações fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Trate os serviços farmacêuticos com a mesma seriedade que você trata a gestão completa da sua empresa. Um software que agregue automação e organização orçamentária de seus serviços pode salvar sua farmácia em 2021.

Foco em adesão a tratamentos medicamentosos 

A adesão ao tratamento é considerada um conceito-chave para os serviços farmacêuticos. Diversos estudos internacionais indicam que 50% dos pacientes perdem adesão ou mesmo abandonam o tratamento após 6 meses de uso da medicação. Aumentar a adesão é a medida mais impactante que podemos ter para melhorar a saúde dos pacientes crônicos. Além disso, nenhuma ação de marketing se compara ao potencial do aumento na adesão aos medicamentos sobre o faturamento da farmácia. Para promover adesão ao tratamento, o principal tipo de serviço consiste em gerenciar a medicação do paciente, conectando a dispensação agendada de medicamentos com o acompanhamento dos resultados da farmacoterapia. Tudo isso com tecnologia, a fim de dar ganho de escala. Diversas farmácias começam a trabalhar nesse sentido, e esta é uma forte tendência nos serviços farmacêuticos do próximo ano.

Se planeje e pense no que você sonha para sua farmácia em 2021. É possível decolar quando nos organizamos e contamos com as ferramentas certas. 

Um maravilhoso ano novo!

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dr. Héron Emmanuel Passos Petris CRF/PR 18.206 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516