Gestão de serviços farmacêuticos: como analisar o Painel Clinicarx?

busca

A gestão de serviços farmacêuticos é um processo completo e deve considerar indicadores importantes como: produtividade, financeiro e de saúde.  

Os serviços farmacêuticos exigem construir uma nova visão organizacional, que leva a empresa para além do negócio “varejo”, entrando também no negócio “saúde”.

A definição das metas de serviços deve levar em conta o alcance e o faturamento. O alcance é a relação entre atendimentos em serviços farmacêuticos e atendimentos totais mensais da loja (tickets emitidos).

Muitas vezes começamos com um caderno de anotações, evoluímos para uma planilha. Mas, para que os serviços farmacêuticos realmente ganhem corpo e se tornem uma nova unidade de negócios da sua farmácia é preciso ter mais eficiência. 

A Clinicarx possui um Painel de Indicadores para que você possa acompanhar e analisar a performance dos seus serviços, KPI’s, atendimentos e muito mais.

Vamos ver como você pode analisar o painel para gestão de serviços na farmácia?

Por que fazer a gestão de serviços farmacêuticos de forma completa?

Os serviços agregam rentabilidade e fidelizam consumidores, hoje mais dispostos a frequentar lojas de bairro em função do distanciamento social.

No entanto, para que essa tendência se solidifique, é fundamental que os serviços sejam sustentáveis do ponto de vista econômico.

É indiscutível que os serviços farmacêuticos e a atenção farmacêutica precisam ter alta qualidade para que o paciente receba bons cuidados em saúde, mas é preciso também gerar receita e obter lucro dessa operação.

Uma forma mais prática e rápida de obter os KPIs, garantindo que cada atendimento seja registrado, é trabalhar com um software de gestão de serviços farmacêuticos, que permita a recuperação dessas informações, transformadas em KPIs, trazendo mais inteligência para seu negócio.

O painel da Clinicarx é onde você encontra os indicadores, métricas e principais relatórios dos seus serviços farmacêuticos.

Indicadores de produtividade para gestão de serviços

  • Número de atendimentos, pacientes atendidos, tempo por atendimento

Uma dica é observar os atendimentos por paciente por período, a fim de analisar o grau de retorno dos clientes à farmácia.

  • Evolução de atendimento em relação ao tempo

Com ele é possível analisar tendências ao longo do tempo, tendências sazonais de atendimento ou mudanças subsequentes a ações de marketing, por exemplo. É possível selecionar períodos de 7, 30 ou 60 dias, ou personalizar intervalos.

  • Todos os atendimentos realizados

Independentemente dos serviços que foram prestados em cada atendimento, é possível ver a média de retorno de pacientes (atendimentos por paciente), um indicador importante caso você esteja focando na fidelização e acompanhamento de pacientes crônicos.

  1. A média de procedimentos por atendimento pode revelar se os farmacêuticos estão ou não fazendo apenas um procedimento por atendimento, o que pode interferir na percepção de valor por parte do paciente.
  2. Observe ainda o baixo número de prescrições farmacêuticas e o alto número de agendamentos, em relação ao  total de atendimentos.
  3. Esse indicadores podem ser bons ou ruins, a depender das metas que você estabeleceu para seus serviços farmacêuticos.

     

  • Produtividade por procedimento

Você já observou que um atendimento pode conter um ou mais procedimentos. Este gráfico permite que você analise os procedimentos mais realizados e oportunidades de melhoria.

gestao procedimentos

Indicadores financeiros

Os números de faturamento, faturamento por paciente, ticket-médio por atendimento, entre outros, mostram o quanto os serviços têm produzido em receitas diretas para a farmácia.

Uma dica é analisar na tabela de produtividade dos serviços, o alcance das metas e a receita obtida com cada serviço, revelando quais os serviços mais rentáveis.

  • Evolução do faturamento direto com venda de serviços

No período selecionado, temos o faturamento total, o faturamento por paciente e o ticket médio por atendimento. Esses indicadores podem ser comparados com o ticket médio da farmácia, por exemplo, a fim de revelar o perfil dos pacientes atendidos nos serviços.

Além disso, esses indicadores mostram a saúde financeira dos serviços farmacêuticos, em relação às metas estabelecidas e custos.

  • Importante: a confiabilidade desses números depende da correta vinculação dos serviços aos atendimentos, feita pelos farmacêuticos a cada atendimento.

  • Raio X de todos os serviços que você cadastrou no Clinicarx

Você poderá comparar os atendimentos vinculados a cada serviço em relação às metas estabelecidas e identificar os serviços mais demandados ou rentáveis em uma tabela com todos esses dados.

  • Clicando nos títulos do cabeçalho da tabela, você pode reorganizá-la. Organizando por categoria, atendimentos ou faturamento, por exemplo. 


Este é o
principal conjunto de indicadores de produtividade e resultados financeiros do painel.

Indicadores de saúde

Você terá um visão do controle de saúde dos seus pacientes observando o resultado do índice de controle no painel, além de poder mapear o perfil da sua população por meio das doenças e medicamentos mais frequentes, entre outros indicadores.

  • O perfil de doenças e medicamentos dos seus pacientes são mostrados nessas tabelas. 

Estes indicadores não são sensíveis a período de tempo, mostrando sempre o total dos seus pacientes. Com eles é possível identificar oportunidades para novos serviços farmacêuticos.

É possível identificar visualizando a tabela a necessidade ou não de novos serviços a esses pacientes. No caso dos medicamentos, a tabela traz princípios ativos mais frequentes, o que pode ajudar no planejamento de treinamentos.

O índice de controle traz uma imagem geral de todos os seus pacientes. 

O controle depende do alcance das metas terapêuticas estabelecidas para todos os parâmetros em acompanhamento de cada paciente, que por sua vez se relacionam às doenças registradas para cada paciente. 

gestao saude

Gerar Relatórios

  • Na área de relatórios é possível gerar e exportar relatórios específicos, que podem trazer dados mais detalhados sobre sua empresa.
  • Um exemplo de relatório é o mapa de vacinações realizadas em suas farmácias, que é uma exigência da Vigilância Sanitária e deve ser entregue periodicamente ao município.

Filtros:

  • O painel permite que você filtre indicadores por loja e por usuário. Isto é, você pode comparar os resultados obtidos por diferentes farmácias e diferentes farmacêuticos
  • Esta é uma ferramenta poderosa de gestão de serviços farmacêuticos, que lhe permitirá trabalhar o feedback com a equipe e estabelecer padrões de qualidade a serem alcançados por toda organização.

SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) 

É possível exportar os arquivos de Vacinação no formato SIPNI dentro da plataforma. O SIPNI é um relatório oficial do Ministério da Saúde

O relatório tem o objetivo de possibilitar aos gestores da área da saúde uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro de vacinas aplicadas e do quantitativo populacional vacinado.

Os principais indicadores do painel são sensíveis a farmácia, usuário e período de tempo. Isso permite que você compare clínicas entre si, farmacêuticos entre si ou diferentes períodos de tempo.

Como você pôde observar, o Painel de Indicadores Clinicarx é uma ferramenta poderosa.

No Painel, é possível fazer a gestão de serviços, dar feedback à equipe, planejamento de treinamentos ou atribuição de premiações.

No caso dos relatórios, por padrão, eles podem ser exportados em XLS, permitindo manipulação de dados e personalização de avaliações.

Com a Clinicarx, você pode mais! Impulsione sua farmácia com uma gestão de serviços farmacêuticos vencedora e comece a planejar seu sucesso.

banner blog free

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
0 0 votos
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.