PCR (Proteína C Reativa) como marcador em Doença Cardíaca

proteína c reativa (pcr)

Derivada da resposta hepática frente a ação de citocinas pró-inflamatórias, a proteína C reativa (PCR) é um biomarcador característico da fase aguda da inflamação e atua ativamente no processo aterogênico.

O exame de PCR pode ser utilizado para o acompanhamento do controle clínico de infecções, lesões inflamatórias teciduais, distúrbios inflamatórios em geral, e tem valor clínico associado a risco cardiovascular e aterosclerose.

Cabe destacar que, como marcador inflamatório, o teste PCR pode ser utilizado em pacientes com a COVID-19, enquanto marcador da gravidade da doença. Atenção para não confundir este exame com o RT-PCR, utilizado para detecção do vírus (antígeno) e diagnóstico da COVID-19.

Caso você esteja buscando Clínicas e Farmácias que realizam o Teste Rápido da Covid-19, acesse nosso agendamento online para pacientes.

Risco de Doença Cardíaca e Aterosclerose

É importante esclarecer que a PCR é um preditor da evolução da doença e deve ser solicitado enquanto teste para acompanhamento do curso clínico, após diagnóstico médico do paciente. Isso porque seus níveis podem estar alterados em diferentes condições, e possuem relação direta com o grau do processo inflamatório, fenômeno este muito comum e inespecífico enquanto sinal clínico.

Neste contexto, quando o teste de PCR é solicitado junto a um biomarcador específico, é possível avaliar a gravidade do quadro para manejo e intervenção em saúde.

Solicite que um consultor entre em contato

PCR no acompanhamento da Aterosclerose

Risco cardiovascular

Tratamento e Orientações

O tratamento de pacientes com risco cardiovascular é centrado na condição basal associada ao risco individual do paciente e passa pelo manejo de fatores que contribuem para desencadear complicações clínicas.

Acompanhamento com a PCR

Pacientes com níveis elevados da proteína C reativa devem passar por investigação clínica em busca da causa. Uma vez detectada a causa primária, a realização de novos exames deve ser feita com periodicidade variável, a fim de possibilitar a avaliação de outras condições clínicas que o paciente possua, bem como a natureza da origem inflamatória e fatores de risco para eventos cardiovasculares. A terapia deve ser adequada a cada caso e reavaliada sempre que necessário conforme os resultados dos exames laboratoriais.

Testes Rápidos Clinicarx

Com o serviço de Testes Rápidos do Clinicarx, você pode realizar Testes Laboratoriais Remotos (TLR), com todo suporte do nosso Laboratório Clínico Central, e assim obter um laudo laboratorial válido para entregar ao seu paciente. Confira como implementar o serviço de testes rápidos em seu consultório.

Você pode encontrar também um curso completo online sobre o assunto em nossa plataforma educacional, ideal para quem está começando no tema.

Clinicarx é a Plataforma Digital que leva serviços básicos de saúde a farmácias e consultórios de todo Brasil. Presente em todos os estados brasileiros, auxilia profissionais a estruturarem seu portfólio de serviços e padroniza protocolos de atendimento. Se você é proprietário ou profissional da saúde e deseja ampliar seu negócio oferecendo serviços como avaliações de saúde, acompanhamento de pacientes crônicos, vacinação e exames rápidos, embarcados em muita tecnologia, descubra o que o Clinicarx pode fazer por você.

Acessar bibliografia