Serviços farmacêuticos: afinal, o que são?

serviços farmacêuticos

Os serviços farmacêuticos são um conjunto de serviços de natureza clínica, prestados pelo farmacêutico na farmácia ou consultório, que fornecem a assistência farmacêutica e assistência à saúde, auxiliando pessoas na promoção e proteção da saúde, na detecção de riscos, autocuidado, adesão e acompanhamento dos tratamentos, garantindo o acesso e uso racional do medicamento.

Há diversas maneiras de entregar saúde à população e aumentar o faturamento do seu negócio. Confira aqui quais serviços farmacêuticos podem ajudar sua farmácia! 

No entanto, qual é o valor que esses serviços podem entregar para sua farmácia/ consultório e aos seus clientes?

Uma das maiores demandas da população é o cuidado à saúde. As pessoas buscam cada vez mais cuidar da saúde de forma ágil, prática e de fácil acesso. Com os serviços farmacêuticos, a farmácia vai além da simples entrega de produtos, ela permite o acesso primário da população à saúde.

O maior valor que uma farmácia pode entregar a seus clientes não são medicamentos ou produtos de higiene e beleza. O maior valor que uma farmácia pode entregar é o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que buscam seus produtos e serviços. 

Prestando essa assistência farmacêutica, o farmacêutico fideliza seus clientes e aumenta a rentabilidade do negócio.

Com isso, as farmácias que, até então, centralizavam suas ações na venda de produtos, passam a ser referência com a oferta de serviços de assistência à saúde, contribuindo para o atendimento básico da população e faturamento da sua farmácia ou consultório.

E os seus concorrentes? Já aderiram os serviços farmacêuticos?

Em 2018, segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias (Abrafarma), aproximadamente 3 milhões de atendimentos clínicos foram realizados em mais de 2 mil farmácias que já aderiram a este novo modelo. A expectativa para os próximos anos é que este número cresça de forma significativa, com potencial de receita direta que pode se aproximar de 100 milhões de reais. 

Além disso, o modelo de assistência farmacêutica avançada nas grandes redes de farmácias do país deve ultrapassar 3,4 milhões de atendimentos em 2019, um crescimento de 39% em relação ao ano anterior. 

Os serviços farmacêuticos tendem a só aumentar! Confira alguns casos de sucesso:

A Drogaria São Bento, fundada no Mato Grosso do Sul há 69 anos, foi a farmácia pioneira no estado a oferecer serviços farmacêuticos em consultórios dentro de seus pontos de venda. 

Com um processo sistemático de implantação e expansão, o faturamento com serviços farmacêuticos cresceu mais de 300% em 12 meses e já representa 1,5% do faturamento da Rede. 

A rede fechou a implantação do Clinicarx em todas as lojas da rede. Com a implantação, novos serviços foram criados com auxílio da ferramenta e todo processo de gerenciamento de metas e indicadores foi aprimorado. 

Segundo a superintendente Flávia Buainain Thomazi:  “através do Clinicarx nós mudamos o patamar de qualidade no atendimento dos nossos serviços farmacêuticos. Foi realmente um marco no programa Saúde em Dia da Drogaria São Bento”.

E não para por aí! 

A Nissei, considerada a oitava maior Rede de Farmácias do País em número de lojas segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), também aderiu os serviços farmacêuticos na prestação da assistência farmacêutica.  

Os Serviços Avançados Nissei (SAN), oferecidos em diversas farmácias da rede, oferecem vacinação, exames laboratoriais, controle de diabetes, colesterol, peso, hipertensão, revisão da medicação e também o programa de auxílio para dependentes do tabagismo.

Com o Clinicarx, a rede deu o próximo passo em tecnologia, para o aprimoramento de seus processos e portfólio de serviços.

 O objetivo é ampliar a oferta de serviços para mais unidades, garantindo consistência e qualidade no atendimento. 

Com a implantação da plataforma, a rede poderá dar um maior suporte ao farmacêutico no atendimento dos pacientes e obter melhor controle na gestão, permitindo um gerenciamento em tempo real de tudo que acontece em relação aos serviços farmacêuticos dentro das lojas.

No entanto, você deve estar se perguntando: Como implantar os serviços farmacêuticos?

Adequar o espaço físico é apenas o primeiro passo nessa jornada, e a partir desse ponto entra o Clinicarx. Nós criamos uma plataforma que te ajuda a perceber oportunidades e alcançar resultados. 

Você terá ferramentas que auxiliam na prestação dos serviços, no treinamento dos farmacêuticos, na padronização dos processos, na gestão dos resultados financeiros e na garantia da qualidade.

Não fique com dúvidas! Saiba por onde começar com 10 passos gratuitos para implantar os serviços farmacêuticos na sua farmácia ou consultório aqui

Além disso, preparamos um material gratuito para você desenhar e organizar seus serviços da melhor forma. Confira aqui! 

O Clinicarx permite, ainda, que os pacientes se conectem com os serviços da sua farmácia, tendo acesso as suas informações de saúde de forma segura e cumprindo a legislação de proteção de dados. Isso permite que a qualidade da prestação de serviços seja uniforme por toda sua rede e que os pacientes recebam um atendimento rápido e seguro.

Você não vai ficar de fora, não é? Assine um dos nossos planos e ganhe 30 dias grátis do Clinicarx: