Sinalização na farmácia: atraindo a atenção do cliente

Os especialistas da área de marketing de serviços valorizam muito as evidências físicas que você cria, como forma de tornar mais tangível a experiência do cliente. Essas evidências podem ser implementadas com a sinalização na farmácia, de forma efetiva e estratégica.

Desde a passagem do cliente na frente da sua farmácia até a sua entrada no estabelecimento, o cliente passa por experiências visuais, seja em imagens ou texto, que conversam com ele antes mesmo da abordagem do farmacêutico. Essas comunicações servem para orientá-lo sobre os aspectos da farmácia, como serviços oferecidos e promoções.

Já falamos sobre a estrutura física da sua sala de serviços e dos processos gerais do atendimento, então vamos olhar com atenção mais alguns aspectos que podem melhorar a percepção dos seus pacientes sobre os serviços farmacêuticos que sua farmácia presta ou ainda quer prestar.

Saber como sinalizar a sua farmácia pode afetar diretamente o fluxo de clientes que entrarão na sua loja e como seus produtos e serviços serão mostrados, de forma a convencer sobre sua aquisição, interagindo com os sentidos despertados e o que eles falam ao seu cliente sobre sua tomada de decisão.

Sinalizando novidades na farmácia

A criação de espaços novos nas farmácias é sempre um avanço para o negócio, mas o cliente nem sempre compreende novas inserções, pela falta de orientação visual. Uma das grandes perguntas nesse momento é sobre a forma de despertar a sua curiosidade para que ele entenda que há ali algo novo e que pode ser de seu uso.

Com a possibilidade de prestação de serviços farmacêuticos dentro da farmácia, é possível criar espaços que se assemelhem a verdadeiras clínicas. Como se a farmácia recebesse uma mini-clínica dentro de sua área física. 

Nesse caso, alguns metros quadrados da loja, geralmente algo entre 4 a 9 m2, são equipados e o espaço pode ser customizado com elementos que comuniquem serviços, tais como, placas de sinalização na farmácia, pequenas áreas de espera para clientes, aplicação de imagens nas paredes, banners de propaganda dos serviços, placas com a lista de serviços oferecidos e, se for o caso, preços.

Isso gera curiosidade e demanda por parte dos pacientes. Veja abaixo algumas imagens das Farmácias Vale Verde, Drogaria São Bento e Drogasmil que expressam seus serviços com esses elementos visuais. Além disso, é possível aplicar esses elementos na fachada da farmácia, seja ela pequena, média ou grande.

sinalizacao-na-farmacia

Algumas dicas! Capriche na placa da sua porta, insira cartazes dentro da sala com informações úteis, plastifique seus materiais de educação ao paciente em bom papel, pense nos espaços da loja (caixa e o balcão, por exemplo) como espaços nos quais você pode sinalizar e divulgar os serviços utilizando displays.

Espaço de trabalho limpo e organizado

Quando uma visita se dirige a nossa casa de forma inesperada costumamos falar para “não reparar a bagunça”, porque nos importamos com a impressão que deixamos sobre nosso lugar de conforto. Mas na farmácia isso não deve acontecer.

A organização do espaço e a limpeza devem ser uma certeza. Certifique de organizar seus papéis. Limpe o teclado e a tela do seu computador. Mantenha os livros alinhados na prateleira. Não permita quadros ou cartazes tortos na parede. Preserve o chão limpo.

Isso, de certa forma, também é um modo de sinalização na farmácia, porque estamos deixando o aspecto do ambiente falar sobre seu nível de organização e do quanto o cliente não precisa se preocupar com potenciais agentes nocivos à sua saúde.

Aparência e equipamentos modernos

Estamos na era da modernidade e até mesmo equipamentos velhos já não trazem uma aparência boa para a farmácia. Saúde associada à tecnologia vem sendo cada vez melhor vista pelos pacientes, porque seu nível de confiança ultrapassou as barreiras enfrentadas no início das ofertas de novas tecnologias, consideradas até então invasivas.

Além disso, equipamentos básicos tem baixo custo. Um bom aparelho de PA, uma fita antropométrica, uma balança de bioimpedância, um glucosímetro são itens básicos na caixa de ferramentas do farmacêutico clínico. É preciso investir para ter retorno. Seus pacientes terão outros olhos para você com essas evidências.

Apresentação da equipe

O tempo que o farmacêutico passa na farmácia é grande. Invista no uso de um bom jaleco, em um tecido de qualidade superior. Mantenha o código de usar sempre o crachá de identificação. Pela história do uso dos crachás, é mais fácil acontecer a identificação do cliente com a profissão do farmacêutico.

Privacidade e conforto para o paciente

Como já vimos, existem basicamente três espaços onde o paciente pode ser atendido dentro de uma farmácia. O balcão, o espaço semiprivado e o espaço privado. Toda farmácia tem um balcão, onde o atendimento é fast-track, com o paciente em pé, em um ambiente sem tanta privacidade.

Com os serviços farmacêuticos já é diferente. Um dos seus objetivos é proporcionar uma experiência mais confortável, atendimento confortável, com mais privacidade e pessoalidade. Todos os móveis e estrutura que proporcionam esses elementos são evidências físicas do serviço. Mais qualidade para mais retornos.

Cores para sinalização na farmácia

As cores são uma parte fundamental do processo de criação da marca que você irá deixar no seu cliente. Entre em contato com um profissional de designer para entender a importância de harmonizar todo ambiente, desde as cores das paredes, a logomarca, os móveis e até o bordado do jaleco da equipe.

Pense naqueles hospitais e clínicas pediátricas lindas e coloridas. A experiência é outra e o ambiente fica muito mais leve e agradável, tudo é pensado para proporcionar o conforto visual necessário para o tipo de público atendido. Cores, como palavras, tem poder e transmitem mensagens.

Outras experiências sensoriais

Já falamos da importância das cores, mas pensar em outros elementos sensoriais também ajuda a situar mais positivamente sua farmácia no conceito do cliente. Somos inundados diariamente com sensações nos mais diversos lugares que nos inserimos. A caraterística de um negócio também contabiliza esse tipo de contexto e farmácias com vantagem são aquelas que sabem usar isso a seu favor.

Qual seria o cheiro de uma farmácia? Em uma pesquisa do Ibope de 2015, feito junto à Abrafarma, mostrou como as pessoas enxergavam as farmácias, lembrando que antigamente o cheiro de éter foi substituído por perfume e beleza nos dias de hoje. Uma mudança substancial. A farmácia enquanto espaço de saúde começa pelo cheiro.

A música ambiente é outro fator. O que seu cliente escuta quando entra em sua farmácia? O som ambiente transmite muita informação e a música tem a força de provocar emoções instantâneas, então pense mais na sua mensagem antes de sintonizar qualquer estação de rádio na caixinha de som.

Percepção de valor pelo paciente

Quanto mais intangível é o serviço, maior a necessidade da entrega de objetos palpáveis. Você coloca um brinco, qual é a evidência do serviço? O próprio brinco.

Quando o paciente vai ao médico e sai sem nenhuma prescrição ou guia de exames, como se prova a consulta?

No seu serviço farmacêutico, nunca deixe o paciente ir embora de mãos vazias, sem evidências. Uma declaração do serviço, o resultado do teste, a carta ao médico, um material educativo ou a prescrição farmacêutica melhora a experiência do paciente. Na Clinicarx é possível realizar a laudagem de testes rápidos, favorecendo a sensação de segurança do paciente.

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Como última dica, não deixe de dar ao paciente seu cartão de visita, com o seu contato, seja ele e-mail ou telefone. Se precisar de referência ou de um arquivo editável, acesse nossa página de materiais gratuitos exclusiva para clientes Clinicarx.

Lá você encontra a maioria dos materiais que comentamos aqui para você baixar e já aplicar como recursos de sinalização na farmácia. Como próximo passo você pode ver como precificar os seus serviços farmacêuticos.

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Cassyano Correr
Cassyano Correr
Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Medicina Interna. Autor de mais de 100 artigos científicos, livros e capítulos na área de Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos. Fundador e CEO da Clinicarx.
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