Descubra como podemos aumentar o faturamento da sua farmácia com serviços farmacêuticos

Software de atendimento farmacêutico: o que é e porque você precisa de um

busca

Um software de serviços farmacêuticos como a Clinicarx, permite que você, profissional da saúde, realize atendimentos ao público através da plataforma, cadastre e registre cada paciente, procedimento e resultados de exames. 

Farmácias grandes ou pequenas, independentes ou de rede, passaram por mudanças significativas com a COVID-19 nesse mais de um ano e meio de pandemia.

Desde os momentos iniciais, o papel do atendimento farmacêutico ficou ainda mais notável. 

A testagem em massa dos exames rápidos para coronavírus em pontos de saúde como as farmácias, de fácil acesso da população e com profissionais aptos para prestarem orientações, foi um dos grandes propulsores dessa mudança. 

Para além da COVID-19, o tema saúde no Brasil durante os últimos anos foi protagonizado pelos serviços clínicos no atendimento farmacêutico nas farmácias e drogarias. Diversos estabelecimentos apostaram na implementação de serviços para crescer e faturar.

Rastreamento em saúde, como testes rápidos para análise de riscos preditivos para doenças prevalentes, além de avaliações e acompanhamentos de pacientes, entre outros serviços, enriquecem o atendimento farmacêutico e aumentam a renda de farmácias, drogarias e clínicas.

A demanda crescente por acesso a pontos de saúde estruturados para atender a população demonstrou a necessidade de um sistema padronizado e escalável para quem busca receber mais clientes, manter a qualidade de atendimento e faturar mais na sua farmácia.

Por isso, neste artigo vamos entender porque você, profissional que oferece serviços de saúde ou de assistência, precisa de um software de atendimento farmacêutico

Para começar, vamos entender primeiro o que é um atendimento farmacêutico. 

O que é um atendimento farmacêutico?

Um atendimento farmacêutico é todo encontro entre o farmacêutico e o paciente, durante o qual o profissional ajuda o paciente a resolver algum tipo de problema, necessidade, e prestar cuidado aos sintomas de forma integral.

É o termo mais genérico possível que usamos para designar este encontro.

 

A atenção farmacêutica

A atenção farmacêutica, também conhecida como Cuidado Farmacêutico, é o modelo de prática farmacêutica focado na prestação de cuidados de saúde ao paciente. Historicamente, este conceito se desenvolveu ainda nos anos 80. 

Nos anos 90, métodos foram desenvolvidos em universidades como Minnesota e Universidade de Granada, com modelos de atendimento, raciocínio clínico, registros que os farmacêuticos deveriam utilizar a fim de “fazer a virada” para o modelo clínico da profissão.

Assim, alguns métodos ficaram famosos, como:

  • Método Dáder: desenvolvido na Espanha, Universidade de Granada.
  • Método PWDT ou Pharmacotherapy Workup: desenvolvido nos EUA, Universidade de Minnesota.
  • Método SOAP: originalmente aplicado à medicina, mas ficou famoso ao ser adaptado para farmacêuticos. Foi desenvolvido originalmente nos EUA por Lawrence Weed, ainda nos anos 60. 

 

O método clínico clássico para cuidados farmacêuticos é uma das metodologias existentes de atenção farmacêutica, e ele se divide em 4 fases:

  • Coleta de dados:
    Organização do conjunto de dados do paciente, incluindo história clínica, exame físico e resultados de exames laboratoriais.
  • Identificação de problemas:
    Formulação de uma lista dos problemas de saúde do paciente identificados pelo profissional.
  • Planos:
    Desenvolvimento de planos de cuidado para cada problema identificado.
  • Seguimento:
    Acompanhar o progresso das ações realizadas e a evolução do efeito do cuidado de cada problema identificado.

Na Clinicarx, considerando nossa experiência de mais de 20 anos na área, optamos por não adotar de forma exclusiva nenhum desses métodos, mas em absorver alguns bons componentes de cada um, buscando facilitar o trabalho do farmacêutico no consultório.

Por isso, unindo cada ponto útil e que agregue valor ao atendimento farmacêutico, desenvolvemos um método mais simples e completo, chamado de “3 A’s”.

Confira mais sobre o método 3 A’s que utilizamos na Clinicarx aqui.

Então, até aqui já percebemos o quão complexo pode ser realizar um atendimento de saúde na sua farmácia ou drogaria sem contar com a ajuda da tecnologia para registrar dados, anotar informações importantes e preencher o prontuário dos seus pacientes.

Ainda, para estar em dia com a Vigilância Sanitária, é preciso cumprir as exigências legais para estabelecimentos de saúde que querem oferecer serviços clínicos.

A Clinicarx, resolve esses dois pontos para farmácias e clínicas realizarem  todo o atendimento através da plataforma.

Disponibilizamos todos os documentos e protocolos seguros que atendem à legislação, como Procedimentos Operacionais Padrão, Declaração de Serviços Farmacêuticos e emissão de laudo validado pelo laboratório clínico de apoio. 

O que é um software de atendimento farmacêutico e quais seus benefícios?

Um software de serviços farmacêuticos como a Clinicarx, é um sistema que permite que você, profissional da saúde, realize atendimentos ao público através da plataforma, cadastre e registre cada paciente, procedimento e resultados de exames. 

Mas, mais que isso, a plataforma Clinicarx, além de  um sistema de atendimento, ela integra todas as soluções que uma empresa ou estabelecimento de saúde precisa, como:

Ou seja, um software de atendimento farmacêutico com procedimentos prontos, e, além disso, proporciona soluções completas em um lugar só, como a plataforma Clinicarx, resolve todos os problemas enfrentados no atendimento ao público:

  • Otimize seu tempo eliminando o registro manual de atendimentos; Perca menos tempo registrando atendimentos manualmente;
  • Tenha os dados dos seus clientes salvos e com fácil acesso; Não corra risco de perder os dados dos seus clientes;
  • Tenha o histórico de atendimento do paciente em poucos cliques;  Não perca mais tempo buscando histórico de atendimento;
  • Acompanhe a performance financeira dos Serviços Farmacêuticos do seu negócio;
  • Analise e planeje suas metas orçamentárias referentes aos atendimentos;
  • Emita documentos importantes e válidos ao seu paciente sem sair do sistema;
  • E muito mais!

     

Mais faturamento com menos

A Clinicarx foi pensada para entregar serviços de atenção farmacêutica prontos a farmácias, drogarias e clínicas que querem oferecer mais aos seus clientes, fidelizá-los e impulsionar seu faturamento.

A plataforma foi estruturada pensando em todo o processo, desde a implementação dos serviços para atendimento, a prática clínica, a entrega de resultados ao paciente, emissão de documentos, pós-atendimento, regulamentação e gestão financeira.

Dessa maneira, você consegue prestar atenção no que realmente é importante para o seu negócio: faturamento e crescimento com pouco investimento!

Ao centralizar suas ações em apenas um lugar, você não precisa contratar diversos serviços diferentes, tudo está centralizado e automatizado dentro de uma única plataforma.

Nossos clientes já conseguiram aumentar seu faturamento em mais de 40% com baixo custo, em pouco tempo, com alguns dos serviços principais que a Clinicarx oferece como testes rápidos, prescrição farmacêutica e aplicação de injetáveis.

Quais são as ações que a Clinicarx permite que eu faça?

Quando você inicia um atendimento na plataforma, sua “caixa de ferramentas” permite que você faça uma série de ações:

 
Registrar doenças do paciente;Registrar exames laboratoriais e de imagens do paciente;
Registrar tratamentos do paciente (medicamentos, fórmulas) Gerar um relatório de resultados de exames;
Gerar um relatório de acompanhamento ao médico;Fazer uma aplicação de vacinas;
Gerar um calendário posológico ao paciente;Gerar um relatório ao médico;
Elaborar uma orientação escrita ao paciente (junto à DSF);Registrar condutas e intervenções que você fez no atendimento;
Agendar um atendimento de retorno;Gerar uma Declaração de Serviço Farmacêutico;

Efetuar procedimentos, como:

  • Pressão arterial
  • Teste de Glicemia
  • Perfil lipídico e risco cardiovascular
  • Aplicação de injetáveis
  • Perfuração de lóbulo
  • Risco de diabetes (Findrisc)
  • Controle do tabagismo
  • Índice de Massa Corporal
  • Avaliação antropométrica
  • Acompanhamento a gestante
  • E muito mais!
Registrar sua avaliação do paciente

 

Já pensou quantos serviços farmacêuticos você pode criar combinado todas essas ações? Sua criatividade é o limite!

E a melhor notícia vem agora: tudo isso é gratuito e por tempo ilimitado na nossa plataforma, basta se cadastrar e começar a atender seus primeiros pacientes.

busca

Categorias

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Clinicarx - Logo

Aproveite e veja também