Telessaúde e telefarmácia: o que é, práticas e previsões para a Clinicarx

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A telefarmácia é uma aplicação da telessaúde, é o exercício da Farmácia Clínica mediado por Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC), de forma remota, em tempo real (síncrona) ou assíncrona, para fins de promoção, proteção, monitoramento, recuperação da saúde, prevenção de doenças e de outros problemas de saúde, bem como para a resolução de problemas da farmacoterapia, para o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

A telessaúde é o amplo uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para apoiar cuidados de saúde, como educação de pacientes e profissionais da saúde. Essas ferramentas tecnológicas incluem videoconferência, internet e canais de comunicação ao vivo. 

O Conselho Federal de Farmácia aprovou a resolução que regulamenta e autoriza a prática da telefarmácia. Agora, farmácia e drogarias poderão realizar o serviço desde que cumpram as exigências legais e tenham uma plataforma ou software de atendimento. 

Ainda, a resolução não proíbe a utilização de ferramentas de transmissão como por exemplo Zoom®, Microsoft Teams®, Google Meet®, Skype®, Webex®, ou outras similares, desde que observados requisitos de privacidade e segurança da informação. Lembrando que a interação por meio de mensagens de texto, áudio ou vídeo poderá ser utilizada como recurso complementar no processo de cuidado. 

Todo software utilizado deve ser registrado nos Conselhos Regionais e com representação estabelecida no Brasil.

A telefarmácia e a telessaúde 

A telefarmácia , que é uma aplicação da telessaúde, foi regulamentada para o exercício restrito da Farmácia Clínica, mediado por Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC), de forma remota, síncrona (em tempo real) ou assíncrona (que não ocorre em tempo real), para fins de promoção, proteção, monitoramento, recuperação da saúde, prevenção de doenças e de outros problemas de saúde, bem como para solucionar problemas da farmacoterapia, para o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

A telessaúde também pode contribuir para que o paciente tire dúvidas sobre a farmacoterapia e reações adversas a medicamentos. É uma importante ferramenta tecnológica para viabilizar que o farmacêutico preste atendimento, orientações, realize acompanhamento farmacoterapêutico e alerte quanto à necessidade de atendimento médico.

O que diz o Conselho Federal de Farmácia

Segundo resolução do CFF que dispõe sobre a telefarmácia, é obrigatória a presença de um farmacêutico responsável técnico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento para a realização do atendimento por telefarmácia, como já acontece normalmente.

Modalidades da telessaúde na farmácia 

  • Teleconsulta:
    Consulta online com o farmacêutico por canais digitais.

O paciente pode encontrar a farmácia e agendar seu atendimento através de um software de atendimento para fazer a consulta com o profissional.

  • Teleinterconsulta:

Comunicação entre dois profissionais por canal digital de forma online para auxiliar o paciente na sala de atendimento presencial.

  • Telemonitoramento ou televigilância:
    Monitoramento remoto de parâmetros de saúde através de canais de comunicação ou consulta online com farmacêutico, onde também poderá ser agendada através do software.
  • Teleconsultoria:
    Não tem avaliação clínica, apenas pareceres técnicos no prontuário do paciente e na documentação digital que o paciente tem acesso, com recomendações de cuidado com a saúde.

Nenhum desses recursos substitui a necessidade de consulta presencial ao médico.

Como vai funcionar a jornada do paciente 

A telessaúde surge a partir de uma necessidade, de uma urgência na jornada do paciente. 4 a cada 10 pessoas reprovam o cenário da saúde no brasil, principalmente quando o assunto é agendamento de consultas e a realização de exames.

A jornada do paciente será facilitada para aqueles com condições crônicas e agudas, pois a consulta online permite que pessoas com dificuldade de transporte ou sem acesso fácil aos grandes centros possam contar com auxílio profissional.

A consulta será iniciada pelo farmacêutico presencialmente, que fará a anamnese, exame físico, testes rápidos, etc; Em seguida o farmacêutico traz outro profissional da saúde através de uma consulta online por vídeo chamada junto com o paciente  O profissional que seja habilitado para tal, faz o diagnóstico, prescreve a medicação e orienta o paciente, que sai com laudo e receita em mãos caso seja necessário.

Muitos serão os benefícios econômicos e de saúde para a população, que vão desde a detecção precoce de uma doença ao uso mais responsável de medicamentos como antibióticos.

O que preciso ter para a prática da telessaúde?

A primeira exigência, é que para a prática da telessaúde na farmácia , é que o farmacêutico seja habilitado e registrado legalmente no CRF de seu Estado, assim como cabe ao  mesmo, informar ao conselho todos os serviços que são prestados e as modalidades.

Além disso, deve-se ter devidamente padronizado e assegurado o prontuário do paciente, documentação, como explicita a nota completa do CFF aqui

Outro ponto extremamente importante, seria levar em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois como o atendimento será realizado na modalidade a distância, os dados e imagens deste paciente precisam ser preservados quanto  à integridade, à veracidade, à confidencialidade, à privacidade e à garantia do sigilo.

E para finalizar, devemos chamar atenção para o fato de que todo e qualquer documento emitido eletronicamente pelo profissional farmacêutico, deve ser assinado utilizando o próprio certificado digital, que precisa ser emitido na cadeia da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil)

A prática da telessaúde na Clinicarx

A Clinicarx acredita que a regulamentação da telessaúde é uma conquista importante para os farmacêuticos e já dispõe de várias soluções lançadas ou em desenvolvimento, para apoiar o sucesso nessa prática no Brasil.

Existem muitas oportunidades para melhorar a experiência e a jornada do paciente, levando mais resolutividade para os atendimentos prestados em farmácias e consultórios farmacêuticos independentes, particularmente no que tange aos modelos de interconsultas e trabalho multiprofissional.

Clientes Clinicarx contam com uma plataforma completa de serviços clínicos que permite realizar prescrição farmacêutica, testes rápidos, vacinação, checkups de saúde e  procedimentos clínicos. A telessaúde vem somar a esse rol de serviços de forma decisiva. Tudo isso para unificar e simplificar a jornada do paciente.

Saiba mais sobre a Telessaúde clicando em : https://clinicas.clinicarx.com.br/telessaude-clinicarx

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Larissa Araújo
Larissa Araújo
1 ano atrás

Olá. Sobre a assinatura com certificado digital, poderiam fazer um artigo explicando as diferenças e quais seriam mais adequadas para utilizarmos na prática clínica? Obrigada.

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