Clinicarx padroniza teste anticorpo Anti-Spike COVID-19

teste anticorpo anti-spike

Clinicarx padroniza novo teste anticorpo Anti-Spike COVID-19, quatro fornecedores parceiros oferecem os testes para clientes da plataforma.

Novos testes para COVID-19 estão disponíveis na Clinicarx. O teste anticorpo Anti-Spike é um dos últimos lançamentos e pode ser utilizado para detecção qualitativa de anticorpos para as proteínas N e S1 do novo coronavírus.

Vamos entender rapidamente as proteínas que compõem o vírus da Covid-19?

O SARS-CoV-2 possui em seu envoltório quatro proteínas estruturais:

    • Proteína Spike (S);
    • Proteínas de envelope (E);
    • Membrana (M);
  • Nucleocapsídeo (N).

O organismo humano pode produzir anticorpos contra todas essas proteínas, inativando o vírus por diferentes mecanismos imunológicos.

teste anticorpo anti-spike

A proteína S do SARS-CoV-2

A proteína S é composta de duas subunidades, uma mais próxima da membrana viral chamada de S2 e outra mais distal, chamada de PS1. 

Essa unidade S1 se liga ao receptor ACE2 da célula humana, essa região específica da Spike é chamada de RBD (receptor-binding domain), ou ao receptor de enzima ECA2. É a partir dessa ligação que o vírus consegue entrar na célula humana, se replicar e produzir o processo infeccioso. 

Por definição, os anticorpos Anti-Spike ou Anti-Proteína S são específicos, capazes de se ligar à proteína Spike, impedindo a entrada do vírus nas células humanas e, consequentemente, sua replicação. 

Os anticorpos Anti-Spike apresentam função neutralizante quando, comprovadamente, impedem a entrada do vírus nas células humanas.

A função neutralizante é quando o anticorpo específico efetivamente impede que o vírus entre na célula humana.

Assista ao vídeo completo do nosso CEO, Cassyano Correr, para entender melhor como funciona. 

Qual a diferença entre os Anticorpos Anti-Spike e os Anticorpos Neutralizantes?

Todos os anticorpos neutralizantes são anticorpos Anti-Spike, mas nem todos os anticorpos Anti-Spike são, necessariamente, anticorpos neutralizantes.

Testes rápidos que detectam a presença de anticorpos Anti-Spike, específicos para RBD ou para região NTD, não podem garantir que esses anticorpos possuem “função neutralizante”. 

Esses testes indicam que houve soroconversão e que o paciente possui anticorpos específicos contra Proteína S do SARS-CoV-2.

Para quem é o teste Anticorpo Anti-Spike?

  • Pacientes que tiveram COVID-19 no passado e se curaram, há pelo menos 30 dias;
  • Pacientes que já receberam o esquema completo da vacina contra o novo coronavírus há pelo menos 30 dias.

Quando indicar o Teste de Antígeno, o Teste de Anticorpos IgM/IgG ou o teste Anticorpo Anti-Spike?

Conforme o momento da história natural da doença ou se o paciente já recebeu ou não a vacina, diferentes testes são indicados para confirmar a presença do vírus ou formação de anticorpos.

Teste anticorpo Anti-Spike Covid-19 padronizado na Clinicarx

Os testes padronizados na plataforma Clinicarx são de quatro fornecedores do mercado farmacêutico, todos de alta qualidade,  com especificidade e sensibilidade acima de 90%, garantindo a segurança que o farmacêutico precisa para prestar um serviço de confiança e qualidade.

Confira os detalhes de cada teste anticorpo Anti-Spike de cada fornecedor padronizado já disponível para aplicação aos pacientes quando necessário. 

Teste COVID-19 Ab Plus ECO Teste

O teste COVID-19 Ab Plus ECO Teste é um kit imunocromatográfico rápido para detecção qualitativa de Anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2 específicos para proteína N e proteína S1 (RBD).

Os anticorpos anti-SARS-CoV-2 na amostra interagem com a proteína recombinante conjugada com partículas de ouro coloidal, formando um complexo anticorpo-antígeno partículas de ouro. O teste possui três linhas pré-revestidas:

  • Linha de controle “C”;
  • Duas linhas de teste “G” e “M” na superfície da membrana de nitrocelulose.

O Anticorpo monoclonal IgY anti-galinha é revestido na região da linha de controle e anticorpos monoclonais anti-IgG e anti-IgM humanos são revestidos nas linhas teste “G” e “M”. Proteínas recombinantes de COVID-19 conjugadas com partículas de ouro coloidal são usadas como detectores para as linhas de teste “G” e “M”.

Trata-se de um teste imunocromatográfico. O cassete contém uma linha de detecção (linha T), uma linha de referência (linha R) e uma linha de controle de qualidade (linha C) na membrana de nitrocelulose.

Entenda tudo sobre o teste Ab Plus ECO aqui.


Teste DPP SARS-CoV-2 IgM/IgG – Chembio

O teste DPP SARS-CoV-2 IgM/IgG Chembio é um kit imunocromatográfico rápido para detecção qualitativa e semi-quantitativa para os Anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2 específicos para proteína S1 (RBD).

O sistema DPP SARS CoV-2 IgM/IgG inclui:

  • Dispositivos de teste DPP SARS CoV-2 IgM/IgG;
  • Leitor DPP Micro Reader (não incluído junto ao kit).

O dispositivo emprega a tecnologia DPP (Dual Path Platform), patenteada pela Chembio, a qual consiste em uma primeira via (tira) da amostra, que distribui esta amostra em outras duas vias (tiras) de teste, que incluem áreas de detecção de anticorpos e controle de processo em cada uma das janelas de leitura das tiras de teste.

Entenda tudo sobre o teste DPP SARS-CoV-2 IgM/IgG – Chembio.

 

Teste MedTeste Coronavírus (COVID-19) Anticorpos Anti-Proteína S

O teste MedTeste Coronavírus (COVID-19) Anticorpos Anti-Proteína S é um kit imunocromatográfico rápido para detecção qualitativa de Anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2 específicos para proteína S1 (RBD).

O dispositivo de teste contém partículas de ouro coloidal conjugadas com antígeno específico da proteína Spike e reagente de captura de anticorpos anti-proteína S revestido na membrana

Procedimento teste:

  1. O reagente de captura de anticorpos anti-proteína S é imobilizado na região da linha de teste.
  2. Depois que a amostra é adicionada ao poço da amostra no dispositivo de teste, ela reage com as partículas revestidas com antígeno da proteína Spike do teste.
  3. Esta mistura migra cromatograficamente ao longo da membrana de teste e interage com o reagente de captura dos anticorpos anti-proteína S imobilizados.
  4. Se a amostra contiver anticorpos anti-proteína S para SARS-CoV-2, uma linha colorida aparecerá na região da linha de teste, indicando um resultado positivo.
  5. Se a amostra não contiver anticorpos anti-proteína S para SARS-CoV-2, uma linha colorida não aparecerá nesta região, indicando um resultado negativo.

Saiba mais sobre o teste no artigo completo aqui.


Teste COVID-19 Anticorpos Neutralizantes Smart Test COV nAb – Vyttra

O produto Smart Test COV nAb é um kit imunocromatográfico rápido para detecção qualitativa de Anticorpos Anti-Spike e sua função neutralizante contra SARS-CoV-2.

Este teste simula a interação do vírus com a célula infectada, utilizando o domínio RBD da proteína Spike (S) conjugada e o receptor de superfície ECA-2, ambos sensibilizados no cassete.

Por isso, este é um teste Anticorpos Anti-Spike que, segundo o fabricante, também avalia a função neutralizante. Sendo assim, recebe a denominação de Teste para Anticorpos Neutralizantes (nAb).

O cassete contém uma linha de detecção (linha T), uma linha de referência (linha R) e uma linha de controle de qualidade (linha C) na membrana de nitrocelulose: 

  • A linha T é marcada com proteína humana ECA-2;
  • A linha R é imobilizada com anticorpo de controle de referência;
  • A linha C é imobilizada com um anticorpo de controle de qualidade;
  • A almofada de conjugado é marcada com ouro coloidal, e é pré-fixada e pré-pulverizada com Proteína S-RBD COVID-19.

Entenda tudo sobre o teste no artigo completo aqui.

Posicione sua farmácia no mercado e acompanhe as atualizações para oferecer um atendimento completo ao seu paciente com a Clinicarx. 

Com o plano Free, você consegue entregar mais valor em saúde com serviços de atenção farmacêutica e fidelizar seus clientes com baixo custo e por tempo ilimitado. Aproveite e acesse o plano gratuito aqui.

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dra. Fernanda Alcântara CRF/PR 26767 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516