Teste de glicemia capilar na farmácia

busca

Com o objetivo de medir o açúcar presente no sangue em determinado momento do dia, o teste de glicemia capilar é feito através de uma única gota de sangue, indicado para pessoas com quadros hipoglicemia, pré-diabetes e diabetes.

Depois da pandemia, a incidência é maior em quadros de diabetes e oferecer o serviço acaba sendo um grande aliado na saúde da população. O papel do farmacêutico nesse momento é tão importante quanto as outras frentes de doenças. É um novo chamado para a atenção farmacêutica.

Durante esse tempo de isolamento, os hábitos alimentares da população mudaram e, em muitos deles, a ingestão de açúcar atingiu índices maiores. O teste de glicemia capilar na farmácia se torna agora um dos exames mais comuns e o esperado é que toda farmácia deva possuir a capacidade de oferecê-los.

Por mais que isso seja uma demanda social em evidência, muitas farmácias podem encontrar no oferecimento desse tipo de teste uma nova forma de recuperar o faturamento obtido com o cenário da pandemia. Portanto, trata-de uma nova estratégia de faturamento para o pós-COVID.

Acompanhe informações importantes sobre os testes de glicemia e de como fazer o teste de glicemia capilar na farmácia.

Diabetes e relatório para controle da glicemia

O Brasil é um dos países com pior controle do diabetes do mundo. Um em cada 11 adultos tem diabetes e mais de 70% dos pacientes não estão controlados. Isto é, não mantém sua glicemia dentro dos valores considerados desejáveis para evitar complicações da doença.

Confira a dica do nosso CEO, Cassyano Correr sobre como criar um relatório da evolução da glicemia e ajudar seus pacientes a controlar melhor a doença.

Teste de glicemia capilar na farmácia

As farmácias comercializam diversas marcas de glicosímetros, tiras e lancetas, sendo uma referência sobre esses produtos. Portanto, é natural que o serviço de avaliação da glicemia seja um dos mais frequentes, oferecido por 73% dos farmacêuticos que atuam em redes de farmácias com consultório. Confira a seguir os principais pontos para iniciar (ou melhorar) seu serviço de avaliação da glicemia.

O aparelho utilizado para realização do teste de glicemia capilar é o glicosímetro, mas é necessário utilizar um equipamento confiável. Ele deve possuir registro na Anvisa e aprovação em análises segundo a ISO 15.197:2013. Existem perto de 10 modelos com essa certificação no Brasil.

É necessário também seguir rigorosamente as instruções do fabricante quando for proceder o teste no paciente. Você pode conferir protocolo sobre como fazer o teste de glicemia na farmácia, elaborado pelo Conselho Federal de Farmácia e Sociedade Brasileira de Diabetes para rastreamento em saúde.

Tudo isso para poder detectar alterações na glicemia que indiquem risco de diabetes. Neste caso, um único teste pode ser suficiente. O paciente com glicemia elevada deve ser encaminhado ao médico para confirmação diagnóstica.

Nos casos de pessoas com diabetes, o objetivo é avaliar o controle glicêmico, isto é, os resultados do tratamento. Por isso, um teste de glicemia isolado tem pouco valor clínico, porque reflete apenas aquele momento. É preciso acompanhar a glicemia do paciente ao longo do tempo, com testes frequentes, a fim de construir uma análise mais útil.

Onde fazer o exame? Acesse aqui e faça o agendamento online na farmácia mais próxima.

Guia de Testes Rápidos para Famácias

Marcas de Glícosimetros autorizadas pela Anvisa

Os medidores de glicose ou glicosímetros são ferramentas utilizadas para medir o nível de glicose no sangue, sendo frequentemente usado por pessoas com diabetes do tipo 1 e 2. Somente use glicosímetros (ou monitores de glicemia) aprovados pela Anvisa. Consulte aqui para verificar se o seu monitor está regular perante o órgão sanitário

Qual o melhor horário para fazer o teste de glicemia capilar?

A glicemia capilar pode ser feita a qualquer horário do dia. Dependendo desse horário e do estado alimentar associado, a forma como interpretamos os resultados será diferente. Para que você possa fazer uma orientação confiável, tenha em mente as seguintes situações:

  • Glicemia em jejum. Feita após 8 horas sem ingestão calórica. Mostra a glicemia basal do paciente naquele dia. É o teste de referência para rastreamento do diabetes e também é útil como referência no ajuste da medicação em pacientes sob tratamento. Valor normal da glicemia desejado fica abaixo de 130 mg/dl para diabéticos e abaixo de 100mg/dl para pessoas sem a doença.
  • Glicemia pré-prandial. Teste feito antes das refeições, como almoço e jantar. Muito importante para pacientes diabéticos que utilizam insulina ou medicação oral, mas pouco útil na avaliação em pessoas sem diagnóstico. Valor normal da glicemia fica entre 80 e 130 mg/dl.
  • Glicemia pós-prandial. Realizado 1 a 2 horas após uma refeição, como café da manhã, almoço ou jantar. Da mesma forma que a glicemia pré-prandial, é muito importante para pacientes fazendo tratamento. No caso de pessoas sem diagnóstico, não é um resultado muito útil. Valores desejáveis ficam abaixo de 180 mg/dl.
  • Glicemia casual. A glicemia casual é aquela feita a qualquer momento, ignorando o estado alimentar do paciente. Este teste tem pouca utilidade no acompanhamento de diabéticos sob tratamento, mas pode ser utilizado para rastreamento em saúde. Valores normais ficam abaixo de 200 mg/dl.

Como entregar o resultado ao paciente?

O resultado deve ser entregue por escrito, em uma declaração de serviço farmacêutico, em formato papel e/ou digital. Sempre frisamos a importância desse documento como uma forma de tangibilizar o serviço e melhorar a experiência do paciente.

Além das informações básicas, como identificação da farmácia, do paciente e do farmacêutico, um bom laudo de resultado deve conter:

  • Diagnóstico prévio de diabetes. Informação se o paciente possui diagnóstico de diabetes ou não. Quando diagnosticado, se possui diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional ou outro tipo.
  • Estado alimentar. O estado alimentar do paciente no momento do teste: jejum, pré-prandial, pós-prandial ou casual.
  • Resultado. O resultado da glicemia, expresso em mg/dl. No caso de repetição de testes, você pode expressar o resultado médio encontrado.
  • Valores considerados normais. Informe ao paciente quais são os valores de referência. Lembre-se que os valores de referência mudam no caso do paciente ter ou não diagnóstico prévio de diabetes.
  • Orientação ao paciente. A interpretação dos valores encontrados e uma orientação ao paciente sobre o que fazer. Lembre-se de utilizar uma linguagem simples e direta.

Na Clinicarx, desenvolvemos um design exclusivo para os laudos de serviços farmacêuticos. São documentos únicos, muito mais atraentes e intuitivos para os pacientes. O software também interpreta os resultados da glicemia automaticamente, fornecendo uma orientação ao paciente. Confira na imagem abaixo.

resultado-glicemia-capilar
Detalhe do resultado de teste de glicemia capilar em paciente com diagnóstico prévio de diabetes mellitus. Declaração de Serviço Farmacêutico ©2022 Clinicarx.

Valores do teste de glicemia

Fazer um teste de glicemia e fornecer o resultado ao paciente é uma parte importante do trabalho. Mas não é possível prestar um cuidado de qualidade ao paciente com diabetes sem acompanhamento.

Veja nossas recomendações de quanto testes de glicemia são necessários para realizar o acompanhamento em saúde, de acordo com casos.

  • Pacientes clinicamente estáveis. Pacientes com HbA1c normal ou quase normal tem menor necessidade de testes de glicemia, principalmente se forem usuários apenas de medicação oral. Neste caso, 2 testes por semana, em diferentes horários, já é suficiente. Usuários de insulina continuam necessitando de 2 testes por dia.
  • Pacientes menos estáveis. Neste grupo estão pacientes com glicemia elevada, iniciando novo tratamento, com episódios de hipoglicemia ou sofrendo quadro infeccioso. Neste caso, pode-se seguir o protocolo intensivo para análise do perfil glicêmico.

Confira na imagem abaixo os protocolos recomendados pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

automonitorizacao-glicemia-capilar
Recomendações para a prática da automonitorização da glicemia, com base nas condições clínicas específicas de cada paciente. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017.

Os resultados do monitoramento da glicemia na farmácia também podem se converter em um gráfico de evolução como na figura abaixo.

Na Clinicarx, esse gráfico é criado automaticamente pelo sistema, o que permite observar o comportamento da glicemia em jejum, pré-prandial e pós-prandial. Além disso, os gráficos acompanham uma tabela detalhada contendo a data, hora, estado alimentar e resultado de cada teste.

grafico-teste-de-glicemia-capilar
Exemplo de gráfico de evolução de glicemias para um paciente com diabetes tipo 2. Relatório de evolução da glicemia ©2022 Clinicarx.

O teste de glicemia é um serviço farmacêutico muito comum, com grande poder de impactar a saúde dos pacientes. Ele deve ser bem feito para que produza resultados, portanto, lembre-se de cuidar da qualidade do procedimento, a entrega do resultado, o acompanhamento e o relatório de evolução.

Na Clinicarx você pode realizar testes rápidos de glicemia capilar e hemoglobina glicada. Faça uma avaliação gratuita da plataforma aqui e já comece a aplicar os testes.

Artigo escrito por:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com a sua rede.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram
4.4 5 votos
Avaliação
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Sumário

Busca

Compartilhe

News Clinicarx

A Clinicarx é a Plataforma que leva Serviços de Saúde à população através das farmácias.

Quer saber mais sobre serviços farmacêuticos?

Aproveite e veja também

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar e melhorar a sua experiência conosco.
Para mais informações sobre cookies bem como para exercer o seu direito de desabilitá-los, consulte nossa Política de Privacidade.  Ao Clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.