Testes rápidos para Covid-19: métodos e resultados

testes rápidos para covid-19
Este artigo sobre o novo coronavírus pode ser atualizado a qualquer momento. Última versão: 22/02/2021.

Com a pandemia do novo coronavírus e as novas fases desse contexto, diversas expectativas em relação à saúde surgiram e os testes rápidos para a COVID-19 foram aprimorados.

Com algumas empresas e ramos trabalhistas voltando à rotina presencial, metodologias novas de testes rápidos surgiram e são variadas. É importante sabermos as diferenças entre testes rápidos para a COVID-19.

Vamos conhecer as diferenças entre testes rápidos e para qual público cada um é indicado?

Teste rápido para detecção de anticorpos

O Teste Rápido COVID-19 IgG/IgM é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa dos anticorpos IgG e IgM para a COVID-19 em sangue total, soro ou plasma. É um teste de triagem e auxilia no diagnóstico de infecções agudas e/ou se o indivíduo entrou em contato com o vírus SARS-CoV-2 em algum momento de sua vida.

A vantagem do teste de anticorpos é que pode ser utilizada amostra de sangue total com apenas 10 uL, facilitando muito a sua execução. A amostra é aplicada no cassete e o resultado é observado 10-15 minutos depois, por leitura visual ou de equipamento, nos espaços “controle” e “teste”. A linha controle deve obrigatoriamente aparecer para considerar o teste válido.

Um resultado reagente para IgM significa presença de anticorpos na amostra, que pode estar relacionada a uma infecção aguda e ativa pelo vírus do SARS-CoV-2. Um resultado reagente para IgG significa presença de anticorpos geralmente associados a uma infecção anterior, não necessariamente ativa no momento do exame.

Entretanto, testes rápidos que detectam a presença de IgG e IgM não são os melhores para a fase inicial da doença, ou seja, fase em que o vírus SARS-CoV-2 está ativo. A probabilidade de um resultado falso negativo é alta, pois o organismo demanda pelo menos 8 dias para iniciar a produção de anticorpos.

Portanto, testes rápidos de IgG e IgM são indicados para:

• Pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19, com início há pelo menos 8 dias. Quanto mais tempo passado do início dos sintomas, melhor a acurácia do teste.
  • Trabalhadores afastados por suspeita de Covid-19 que iniciaram sintomas há 8 dias e já estão assintomáticos a pelo menos 72 horas.
  • Pessoas assintomáticas que tiveram contato próximo com pessoas diagnosticadas ou suspeitas de Covid-19 há pelo menos 20 dias.
  • Uma pessoa que apresentou sintomas semelhantes a COVID-19 e se curou, pode realizar o teste para saber se realmente teve a doença e se está com memória imunológica. Com a ressalva de que a presença de IgG não garante imunidade por toda vida, pois ainda não se sabe quanto tempo dura a imunidade adquirida, presume-se que seja de 3 a 10 meses.
  • Para pacientes menores de 18 anos, a testagem deve ser feita apenas com autorização e na presença do responsável. O teste não possui contraindicação em relação à idade, mas em bebês abaixo de 6 meses a coleta de sangue total deve ser feita em calcanhar.As principais diferenças entre os testes de anticorpos para a COVID-19 são o tempo de permanência do anticorpo no organismo e a fase da doença. Lembrando que o teste não confirma qual foi o momento exato da infecção.

Testes rápidos para detecção de antígeno

O teste rápido que detecta a presença de antígeno deve ser utilizado na fase inicial ou ativa da doença. Isto é, deve ser feito no momento que aparecem os primeiros sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 6º dia após a exposição ao vírus.

Um resultado reagente no teste rápido indica presença do vírus SARS-CoV-2 e precisa ser confirmado com o exame laboratorial padrão ouro. Em laboratórios de referência, a testagem padrão ouro para confirmar a COVID-19 é realizada por biologia molecular, metodologia rRT-PCR ou qRT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase).

O teste rápido de coronavírus antígeno não confirma diagnóstico, sendo válido apenas para triagem e auxílio de diagnóstico. Portanto, dependendo do quadro clínico do paciente, encaminhá-lo imediatamente ao hospital.

O teste tem seu valor na atenção primária à saúde pois ajuda a identificar casos confirmados, promovendo rápido isolamento.

Existem 3 tipos de testes rápidos para detecção de antígeno:

Teste rápido para detecção de antígeno em swab de nasofaringe

Como o nome já diz, a amostra utilizada para realização deste teste é um swab (cotonete) de nasofaringe ou orofaringe.

O processo de coleta é um pouco mais complexo, exige treinamento, e o profissional deve estar paramentado, preferencialmente com máscara N95, luvas, macacão e óculos de proteção ou protetor facial.

Devido a complexidade da coleta, é recomendado apenas para farmácias que possuam times experientes de farmacêuticos clínicos ou em campanhas articuladas com o poder público.

Teste rápido para detecção de antígeno em saliva

Já neste teste, a amostra coletada é a saliva (e/ou muco) do paciente.

Estudos mostraram que a sensibilidade e a especificidade do teste para detecção de antígeno na saliva com muco é equiparado ao teste de nasofaringe RT-PCR.

Entretanto, testes realizados somente com a saliva (sem muco) do paciente ainda são efetivas, apesar de apresentarem sensibilidade diminuída. Ou seja, o teste apresenta uma maior sensibilidade com amostras de saliva + muco e menor sensibilidade com amostras de saliva.

Devido a praticidade da coleta de saliva, o teste pode ser realizado em todas as faixas etárias. Contudo, a coleta de saliva com muco nem sempre é possível, pois depende do paciente se esforçar para tossir e expelir a amostra.

Apesar da coleta poder ser realizada pelo próprio paciente, esta pode se tornar pouco segura para o farmacêutico, devido às partículas de saliva que podem ser expelidas durante o processo de coleta.

Teste rápido para detecção de antígeno em swab nasal

Para o teste de detecção de antígeno com swab nasal, a coleta é realizada somente na parte externa da narina do paciente. Esse teste é uma ótima opção para bebês e crianças por ser uma coleta indolor e de fácil realização.

Além disso, a praticidade da coleta torna o teste seguro para o farmacêutico, devido ao mínimo contato com a amostra do paciente.

Para os 3 tipos de testes rápidos de detecção de antígeno, o tempo de execução do teste normalmente é de 15 a 20 minutos, desde a aplicação da amostra até a leitura do resultado no cassete.

Quando indicar o teste de antígeno e quando indicar anticorpo?

Conhecer quem são as pessoas imunizadas e quem está na fase ativa da doença, pode ser determinante durante a pandemia. Por exemplo, pode-se saber quem são os trabalhadores e profissionais da saúde que podem continuar na linha de frente, atendendo a população e quem realmente deve ficar em isolamento.

Você encontra o teste rápido em farmácias, hospitais, clínicas, unidades de saúde, empresas e locais para testagem em massa.

Assista ao curso completo para farmacêuticos sobre as vacinas da Covid-19 e tudo o que você precisa saber.

Saiba mais sobre a Covid-19, acesse outros artigos do blog

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dr. Héron Emmanuel Passos Petris CRF/PR 18.206 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516