Como usar o agendamento para ampliar o alcance dos seus serviços farmacêuticos

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Os serviços farmacêuticos estão ganhando força. Mas será que esses atendimentos estão se convertendo em acompanhamento dos pacientes? Aparentemente ainda não, pois verificamos que mais de 95% dos atendimentos farmacêuticos não geram um agendamento de retorno do paciente.

 

A cada dia, mais farmácias e farmacêuticos aderem a este novo modelo de atendimento. Farmácias mais equipadas, com ambiente diferenciado oferecem diversos serviços. Um novo negócio que beneficia pacientes, médicos, farmacêuticos e todo mercado da saúde.

 

Segundo a Abrafarma, somente nas redes de farmácias já foram realizados mais de 3,5 milhões de atendimentos dessa natureza nos últimos anos. Em 2018, no Clinicarx, registramos mais de 100 mil encontros farmacêutico-paciente em que serviços de saúde foram prestados.

 

O agendamento de retorno, aparentemente uma prática tão simples, tem o poder de ampliar o serviço farmacêutico e contribuir para sua expansão.

 

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Por que o agendamento do retorno do paciente é importante?

Por vários motivos. Em pacientes crônicos, por exemplo, o tempo de acompanhamento e o número de retornos pode ser um melhor preditor de resultados do que o tempo gasto com o paciente em uma consulta. Isto é, pode ser melhor para o paciente ter 5 atendimentos de 10 minutos com o profissional, do que apenas 1 atendimento que dure 50 minutos.

 

Questões complexas como adesão ao tratamento e controle de exames são melhor trabalhadas quando o contato entre profissional e paciente é frequente ao longo do tempo. O contato contínuo fortalece o relacionamento e amplia a compreensão do profissional sobre o contexto do paciente. O agendamento é uma estratégia para criar esse contato contínuo.

 

Agendamento de retorno, principalmente quando associados a lembretes automáticos, aumenta a adesão ao serviço, aos medicamentos e pode melhorar os resultados de saúde.

 

Além disso, sem uma taxa previsível de retorno, a saúde do seu serviço farmacêutico também entra em colapso. Pacientes retornando significam mais fidelização e mais faturamento. Caso contrário, todo mês você terá que começar do zero, captando novos clientes para seu serviço. Guarde a regra do 50/50. É saudável para o serviço que, a cada mês, você tenha metade dos seus atendimentos com novos pacientes e metade com pacientes que estão retornando. Portanto, o agendamento deixará seu serviço mais saudável.

 

O poder das pequenas (grandes) atitudes: agende o retorno do seu paciente

 

Na Clinicarx, você pode fazer o agendamento dos retornos com muita facilidade, ao fim de um atendimento. A próxima consulta entra para a agenda com alguns poucos cliques.

 

O paciente receberá lembretes automáticos sobre o compromisso agendado no momento de sua criação e 24 horas antes. Isso aumenta a taxa de retornos.

 

Assim, a cada mês, você terá uma parte do fluxo garantido de pacientes para seu serviço farmacêutico. Uma pequena atitude que produzirá grandes resultados para seu negócio e seus pacientes.

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