Vacinação para farmacêuticos: confira os cursos disponíveis

vacinação na farmácia

Você quer prestar o serviço de vacinação na sua farmácia e/ou se especializar no assunto? 

Não só na farmácia com o serviço de vacinação, mas em qualquer âmbito profissional, há uma imensa concorrência no mercado atual. Com isso, para se destacar e ter um diferencial competitivo, é necessário se especializar cada vez mais na área.

Infelizmente, a realização de uma graduação não é mais suficiente para garantir o sucesso na carreira. A busca pela capacitação, pelo conhecimento e pela melhoria deve ser constante. Por isso, é fundamental buscar aprender mais a cada dia através de cursos e especializações para poder crescer na carreira.

O que os seus concorrentes estão fazendo?

Segundo o portal Panorama Farmacêutico, com o avanço de 62% no número de salas de atendimento clínico em farmácias do país, cresce também a busca de profissionais por especialização em serviços de cuidados farmacêuticos.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mais de 16 mil farmacêuticos já concluíram algum curso de capacitação ou graduação dentro do programa de certificação da entidade, nas modalidades online e presencial, entre 2016 e 2019.

Cassyano Correr, farmacêutico, coordenador de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma e fundador do Clinicarx aponta que “A farmácia é a porta de entrada do sistema de saúde para a população brasileira, contribuindo para a prevenção de doenças. A transformação nesses estabelecimentos só é possível com a especialização e conhecimento científico desses profissionais”.

Por quê o curso de vacinação é obrigatório para farmacêuticos?

Em 2018, o Conselho Federal de Farmácia publicou a Resolução 654, que dispõe sobre os requisitos necessários à prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico.

Esta resolução criou a figura do “farmacêutico vacinador”, isto é, estabeleceu que o profissional deve passar por um curso presencial de capacitação antes de estar autorizado a aplicar vacinas.

O CFF é responsável por credenciar cursos de formação em vacinação, caso o curso não seja oferecido por uma universidade. O farmacêutico deve realizar o curso e procurar seu Conselho Regional para averbar sua formação, passando a estar apto para prestação do serviço.

Confira alguns cursos disponíveis de formação nesse serviço:

IBRAS: Capacitação em Serviços de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação

De acordo com o IBRAS, o curso tem por objetivo tornar os farmacêuticos aptos a implantar no seu consultório farmacêutico o serviço de  aplicação de vacinas, bem como na própria farmácia. Os alunos aprendem todos os requisitos e cuidados para a segurança na aplicação dos medicamentos.

Se interessou? Saiba mais aqui.

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM)

A SBIM oferece cursos gratuitos sobre princípios básicos de imunização, vacina meningocócica, vacinação em idosos, entre outros.

São cursos à distância, por isso não são suficientes para credenciar o farmacêutico para a vacinação. A formação online deverá ser complementada por curso presencial prático, oferecido por instituição reconhecida.

Confira aqui.

Abrafarma

A Abrafarma oferece cursos livres online de educação continuada na área dos serviços farmacêuticos, com certificação aos profissionais aprovados, com a chancela da Abrafarma.

Há um curso exclusivo sobre “Imunização e administração de vacinas” que vale a pena conferir!

Da mesma forma, o curso online deve ser complementado por curso presencial de aplicação de vacinas para permitir o credenciamento junto ao CRF do seu estado.

Saiba mais aqui.

Não para por aí! Nós entregamos mais uma chave de sucesso pra você!

Confira algumas dicas sobre o serviço de vacinação

Além disso, o que mais podemos oferecer para os seus serviços?

Na Clinicarx, elaboramos um sistema único para controle e registro de aplicações de vacinas na farmácia.

O sistema aumenta a segurança do gesto vacinal, informando ao farmacêutico quais vacinas estão recomendadas para o paciente, que doses já tomou, que doses faltam. Automaticamente identifica as características como idade, sexo, gestação e evita orientações incorretas. Além disso, você pode consultar as informações técnicas mais importantes sobre cada vacina.

Tudo de forma automática!

Selecionada a vacina que o paciente precisa, o sistema irá lhe guiar por algumas perguntas de segurança, alertando sobre situações em que é melhor não aplicar a vacina. Se tudo estiver ok, você seguirá para a aplicação.

Na aplicação, via de administração e local de aplicação são recomendados automaticamente. Não há risco de você aplicar no lugar errado.

Ao final, você fornecerá uma declaração da aplicação ao paciente, sua carteira de vacinação digital e terá todas as informações organizadas para envio ao SI-PNI.

 

Quando o conhecimento e a experiência do profissional se aliam à tecnologia, os processos se tornam mais simples e seguros. Na correria do dia a dia, você garante que cada paciente/cliente tenha o melhor atendimento de forma prática, rápida e segura!

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde na sua farmácia.

 

ASSINE A NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

logo clinicarx branca

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

2021 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade
R. Dr. João Evangelista Espíndola, 1559 – Jardim Social, Curitiba/PR
CNPJ: 26.740.121/0001-63. Licença Sanitária 04.234/2019 | Inscrição CRF/PR: 26520 | CNES 0029637
Responsável Técnico Serviços Laboratoriais: Dr. Héron Emmanuel Passos Petris CRF/PR 18.206 l Diretor Farmacêutico: Dr. Cassyano J Correr CRF/PR 11.516