Com Clinicarx, Drogaria Araujo chega a 95 lojas com serviços clínicos

vacinação na farmácia

Mais de 230 estabelecimentos oferecem salas de atendimento para realização de exames, orientação e monitoramento de doentes.

A pandemia do novo coronavírus levou a Drogaria Araujo a investir em novos canais de vendas e acelerar seus serviços de assistência farmacêutica. A rede, que atua há 115 anos no mercado mineiro, já implementou salas de atendimento clínico em 95% de suas lojas com o auxílio das soluções tecnológicas da Clinicarx.

A plataforma digital, especializada na gestão desses serviços, oferece treinamentos, apoio de marketing e consultoria para mais de 3 mil estabelecimentos, contribuindo com quase 200 mil atendimentos por mês.

Impulsionada por esse modelo de negócios, a rede viu seu faturamento aumentar dois dígitos em relação ao ano passado. “Passamos a enxergar nos serviços de saúde uma maneira de agregar valor à nossa estratégia omnichannelpara fidelizar os clientes”, avalia Fabiano Queiroz, gerente de serviços farmacêuticos.

Ainda de acordo com Queiroz, o software padronizou processos e permitiu gerenciar dados, além de armazenar o histórico e acompanhar a jornada dos pacientes, especialmente aqueles com comorbidades. “Com atendimento uniformizado, expandimos o serviço para quase todas as lojas. Essa decisão foi vital para realizarmos 200 mil testes rápidos da Covid-19, pois nossos quase 400 farmacêuticos tiveram acesso a um treinamento, guia com passo a passo e protocolos claros fornecidos pela ferramenta”, explica.

De acordo com Cassyano Correr, CEO e fundador da Clinicarx,as farmácias que investem na diversificação de serviços farmacêuticos tornam-se pontos de saúde de referência em suas comunidades, além de melhorar a experiência dos pacientes. “Toda essa movimentação pode, inclusive, ajudar no faturamento da loja.

O valor advém da cobrança direta por serviços de vacinação, testes rápidos, avaliações echeck-upsde saúde e da adesão ao tratamento de pacientes crônicos, sem contar a venda agregada de produtos e a fidelização de clientes que aumentam o tíquete médio e ajudam na prosperidade do negócio”, acrescenta.

Fonte: Portal About Farma

Saiba como a PharmaReal aumentou em 40% seu faturamento com a Clinicarx

PharmaReal

Com o sonho de se tornar um farmacêutico clínico de referência e ver sua farmácia crescer, Alan Rezende, dono da PharmaReal, Conselheiro Lafaiete (MG), experimentou na prática as soluções significativas com resultados incríveis que a Clinicarx proporciona às farmácias parceiras. 

Alan conheceu a plataforma através das redes sociais, se interessou pelo conteúdo e ao assistir alguns vídeos do nosso CEO, Cassyano Correr, percebeu que era possível ampliar sua atuação farmacêutica clínica.  

Além disso, ele reconheceu grandes redes de farmácias de sucesso como a drogaria Araújo e Drogasil, por exemplo, que são parceiras e utilizam a plataforma no dia a dia.

Foi assim que ele viu como era possível realizar o sonho de entregar mais aos seus clientes, oferecer um atendimento mais completo e se tornar um profissional de referência. 

“Eu queria entregar mais, fazer valer o meu diploma e mostrar que o farmacêutico é um profissional capacitado para oferecer esses serviços de saúde, orientar e acompanhar pacientes”, afirma. 


A Clinicarx, desde o início, foi um pilar importante nesse processo.

Alan recebeu retorno imediato dos nossos consultores quando entrou em contato através do nosso site. A equipe tirou suas dúvidas, mostrou como era possível oferecer os serviços farmacêuticos e assim ele começou a estruturar seu planejamento. 

Como tudo começou: a estruturação do consultório

Alan já tinha uma ideia do que queria oferecer na parte clínica da sua farmácia, a PharmaReal, que tipo de atendimento pensava em entregar aos seus clientes e, é claro, a fidelização e reconhecimento do seu trabalho. 

A PharmaReal tem aproximadamente 250m² de área privativa. Para implementar os serviços farmacêuticos, Alan decidiu que utilizaria uma parte da loja para reformar e montar o consultório de atendimento. 

Ele fez um planejamento de 20 dias para a reforma e para ter a sala clínica pronta. Após esse período, a farmácia estava estruturada e organizada, inclusive, com os banners que a Clinicarx disponibiliza para clientes que aderem ao plano. 

Alan já fazia alguns atendimentos limitados e decidiu trazer mais saúde para os clientes com serviços mais avançados e com a prática clínica. 

A divulgação nas redes sociais da PharmaReal

Com tudo pronto e a plataforma já instalada, a divulgação em veículos de comunicação e redes sociais começou. 

O marketing dos serviços farmacêuticos faz toda diferença para quem realiza essa prática, além de demonstrar o valor do seu atendimento, é uma forma de levar mais conhecimento aos seus seguidores que, futuramente, podem se tornar clientes.

No Instagram, a PharmaReal faz postagens sobre os serviços, dicas para pacientes e kit de posts disponibilizados pela Clinicarx, para divulgar que tipo de procedimento oferece e no que pode ajudar seus clientes. 

  • A plataforma Clinicarx desenvolve uma série de cards e banners para clientes, personalizáveis e em diversos tamanhos, para redes sociais e aplicação em pontos de venda para que a farmácia ou clínica utilize.

manual redes sociais

“Foi um bum!”

“Minha farmácia que só entregava medicamento praticamente virou uma farmácia clínica também, na minha vida foi uma coisa muito importante, hoje sou muito mais conhecido do que eu era antes”, conta Alan. 

Ao contratar a plataforma, realizar atendimentos clínicos e divulgar esses serviços farmacêuticos, a PharmaReal passou de uma farmácia de bairro para uma referência na cidade onde todos procuram para buscar atendimento e orientações.

O atendimento “de 0 a 100”: serviços e retorno financeiro


A plataforma Clinicarx permite realizar e oferecer serviços farmacêuticos com uma gestão em escala, com foco na praticidade e agilidade do atendimento para que o profissional consiga focar no que o paciente precisa e tudo esteja automatizado. 

Dessa forma, é possível otimizar o número de atendimentos e serviços feitos, além de gerenciar a performance da farmácia através de um painel que integra número de procedimentos, pacientes atendidos, custos e cobrança por serviço. 

Para Alan, a plataforma impulsionou significativamente o alcance dos serviços farmacêuticos da farmácia. “Se não fosse a Clinicarx eu não estaria no estágio que eu estou hoje”, comenta. 

  • A Clinicarx possui protocolos, documentos e Procedimentos Operacionais Padrão automáticos para cada serviço cadastrado, o que auxilia no processo mesmo que o profissional de saúde não tenha uma experiência prévia. 

A Central de Conhecimento da Clinicarx centraliza esses protocolos e orientações técnicas para cada um dos serviços com uma busca personalizável para consultas. Os documentos também são um diferencial, segundo o farmacêutico. 

  • A plataforma gera e entrega laudos clínicos detalhados, validados pelo Laboratório Clínico de Apoio, responsável pela realização e assinatura do laudo de todos os testes rápidos realizados. 

A Declaração de Serviço Farmacêutico, documento obrigatório exigido pela RDC 44/2009 da Anvisa, também é símbolo de qualidade da plataforma, assim, o paciente não fica com dúvidas sobre os procedimentos realizados, resultados e orientações. 

Quais serviços oferece com a Clinicarx na farmácia?

Alan começou a oferecer um escopo de serviços clínicos amplamente procurados nas farmácias brasileiras:

  • Acompanhamento de pacientes crônicos, como hipertensos; 
  • Rastreamento e controle em saúde;
  • Exame de Glicemia;
  • Aplicação de injetáveis;
  • Avaliação antropométrica e distribuição corporal;
  • Hábito tabágico;
  • Check-up de pressão arterial;
  • Teste rápido da Covid-19. 

A farmácia em Conselheiro Lafaiete (MG) obteve retorno desde os primeiros, conta o farmacêutico. 

“Não só tem o retorno da própria plataforma em que as pessoas acabam retornando para outros acompanhamentos, como indicações de familiares para virem aqui”, menciona.

Vários médicos indicam os acompanhamentos na farmácia, segundo Alan, como avaliação da glicemia ou da pressão arterial, pois os relatórios são gerados pela plataforma para que o farmacêutico entregue ao paciente ao final de cada atendimento.

Como disse, foi de zero a cem, até me assustei com o quão foi bacana isso na minha vida tanto em mostrar o meu trabalho como profissional de saúde, e também na questão financeira”. 

Falando em números…

A Clinicarx aumentou em média 40% as vendas da PharmaReal.

Isso porque a plataforma é sistematizada e incentiva uma cadeia de serviços de saúde que se complementam, ou seja, para o paciente que faz um teste para Covid-19, pode-se indicar suplementação de vitaminas, por exemplo. 

Ou, o paciente que fez um exame de glicemia, pode realizar um acompanhamento através de avaliações com relatórios evolutivos dos níveis glicêmicos e retornar à farmácia para esse controle. 

Frente à concorrência, Alan também viu a necessidade de implementar serviços avançados e investir ainda mais na PharmaReal. Além disso, ele continuou estudando sobre farmácia e manejos de condições clínicas com as certificações oferecidas pela própria Clinicarx.

Os cursos ofertados na plataforma foram muito importantes nessa trajetória para adquirir mais conhecimento, se dedicar e colocar a mão na massa, conta o farmacêutico.

  • A Clinicarx desenvolve capacitações exclusivas com certificados da plataforma EAD, em parceria com diversas indústrias farmacêuticas, disponíveis para clientes.

Na prática, para Alan, a Clinicarx dá a segurança que o profissional da saúde precisa, sempre atualizada com protocolos e com as informações acerca do contexto atual de fontes oficiais como a Organização Mundial da Saúde, entre outras. 

Quer fazer como Alan?

Agora, a Clinicarx está com um plano Free, com os principais serviços farmacêuticos gratuitos e por tempo ilimitado para você implementar na sua farmácia. 

Além disso, todos os serviços estão padronizados com modelos prontos e Protocolos Operacionais Padrão para já começar com os atendimentos e fidelizar seus clientes. Acesse e saiba mais aqui.

Serviço clínico cresce em farmácias independentes

foto de um serviço farmaceutico

Atenção farmacêutica chega a representar 45% do faturamento da loja

A implementação de salas de assistência clínica, já consolidada em redes grandes e médias do varejo farmacêutico, chega também às farmácias independentes. Os estabelecimentos encontram nesses serviços um caminho para ampliar a rentabilidade e fidelizar consumidores, hoje mais dispostos a frequentar lojas de bairro em função do distanciamento social.

Para colocar em prática esse modelo e garantir a padronização dos serviços, as pequenas farmácias contrataram a plataforma digital da Clinicarx. É o caso da Attive Pharma, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), onde a atenção farmacêutica já totaliza 45% do faturamento.

A farmácia foi a primeira do Brasil a executar a testagem de anticorpos para a detecção da Covid-19 e pioneira no estado a realizar o teste de antígeno, com uma média de 220 atendimentos por dia. “Nosso grande diferencial é a entrega do laudo que explica detalhadamente o resultado, o ciclo da doença e as orientações necessárias caso o teste seja positivo”, afirma a diretora Flavia Buainain.

Outra farmácia que também aderiu a esse modelo foi a PharmaReal, localizada em Conselheiro Lafaiete (MG). A loja mantém serviços de teste glicêmico, aplicação de injetáveis, avaliação antropométrica, distribuição corporal, hábito tabágico, check-up de pressão arterial e teste rápido da Covid-19. “Além de garantir um atendimento personalizado e aumentar a receita, a plataforma ajudou a profissionalizar a operação e valorizar o papel do farmacêutico na atenção primária à saúde”, explica o proprietário Alan Rezende.

E são os farmacêuticos clínicos que também estão descobrindo as vantagens do uso da plataforma. Uma delas é Layz Santos, que possui um consultório em uma clínica de estética no Rio de Janeiro (RJ) e utiliza a solução da Clinicarx para gerenciar os atendimentos de avaliação antropométrica, análise de bioimpedância, índice de massa corporal e aferição de pressão arterial voltada para a área de modificação corporal.

Já para a farmacêutica Daniely Proença, que administra um consultório dentro de uma clínica médica no Mato Grosso do Sul, o uso da plataforma de serviços clínicos contribui para armazenar o histórico de saúde e emitir gráficos e relatórios, que servem de apoio para o paciente e os profissionais de saúde a quem ele recorre.

“O fato de conseguir montar uma rotina de medicação, com um calendário posológico personalizado e que gera resultados a curto prazo, faz com que aquele paciente traga outros membros de sua família, cuidadores e até médicos para conhecerem os serviços que ofereço no meu consultório”, ressalta Daniely.

Farmácias independentes interessadas em implantar os serviços podem acessar o link. Por ele, é possível fazer um agendamento sem compromisso de análise e diagnóstico de sua empresa.

Sobre a Clinicarx

Fundada em 2016, a Clinicarx é a maior plataforma online de serviços de saúde voltados às farmácias e drogarias do Brasil. Esses estabelecimentos encontram um modelo validado de como oferecer serviços clínicos a seus clientes, tornando-se mais rentáveis e competitivos. O software auxilia na implementação de serviços como vacinação, exames rápidos, acompanhamento de pacientes crônicos e no gerenciamento de atividades como o registro eletrônico de atendimentos, treinamento, suporte científico, comercial e financeiro. Está presente em mais de 3 mil pontos de saúde, distribuídos por mais de 600 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. Em 2020, a plataforma ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos.

Texto: Scritta Assessoria de Comunicação

Pague Menos expande serviços farmacêuticos para 70% dos PDVs

Pague menos - Farmacêutica realizando atendimento com paciente

As Farmácias Pague Menos aceleram a implementação de salas clínicas. Com o apoio da a plataforma online de serviços de saúde da Clinicarx, a rede já conta com serviços farmacêuticos em 70% de suas mais de 1.100 lojas, distribuídas por 327 municípios brasileiros.

“O sistema padronizado, com protocolos clínicos que direcionam o trabalho do profissional farmacêutico, trouxe segurança para capilarizar esses procedimentos na maior quantidade de lojas possíveis”, revela Socorro Simões, gerente de serviços farmacêuticos da rede.

software fornece dashboards e relatórios que permitem ao gestor uma visão detalhada dos resultados, além de auxiliar em áreas como precificação, estratégias de marketing e monitoramento do histórico do paciente. “Podemos emitir laudos confiáveis e completos e criar banco de dados com informações do cliente. Isso traz mais engajamento e confiança aos 4 mil farmacêuticos da rede, no momento de orientar pessoas com doenças crônicas”, explica Simões.

Ainda de acordo com a executiva, as ferramentas da startup foram fundamentais para a realização de mais de 50 mil testes rápidos em mais de 300 lojas.

Para Cassyano Correr, fundador e CEO da Clinicarx, os serviços farmacêuticos geram uma receita nova e trazem mais rentabilidade para a farmácia. “As farmácias que utilizam a Clinicarx já geram mais de R$ 10 milhões por mês em receita direta por serviços. Esse é um resultado importante, que mostra a potencial de retorno sobre o investimento, fora o impacto nas vendas da farmácia”, ressalta.

A plataforma digital está presente em mais de 2,3 mil estabelecimentos contribuindo com mais de 200 mil atendimentos por mês. Também auxilia na prescrição farmacêutica e vendas consultivas de diversas categorias de produtos, além de disponibilizar diversos treinamentos em parceria com a indústria.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico.

Serviços clínicos aumentam em até 10% faturamento das farmácias

farmaceutico responsavel

Salas de atendimento com serviços clínicos representam uma nova oportunidade de negócios para as farmácias de todo o país. A receita desses estabelecimentos pode crescer até 10% no primeiro ano, o equivalente a um mês adicional de faturamento anual da loja. O levantamento é da plataforma digital Clinicarx, que oferta soluções tecnológicas para implementação de serviços de assistência farmacêutica.

Depois de se consolidar no grande varejo e estar presente em mais de 1.500 estabelecimentos de 400 municípios, facilitando mais de 1,2 milhão de atendimentos por mês, a startup passa a atuar em farmácias independentes e redes associativistas. O segmento representa mais de 42% dos 80 mil pontos de venda espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal.

Farmácias aderem aos serviços farmacêuticos

Recentemente, a solução foi adotada por três grupos – Droga Bem, Multifarma e Rede Soma Drogarias. “O serviço agrega mais rentabilidade à venda de medicamentos. No primeiro ano após a implementação, o retorno sobre investimento (ROI) é o dobro do valor alocado. Já no ano seguinte é até seis vezes superior”, explica Cassyano Correr, fundador e CEO da plataforma.

Ainda de acordo com o executivo, o crescimento da receita advém da cobrança direta por serviços de vacinação, testes rápidos, avaliação e check-ups de saúde, aumento do tíquete médio e da adesão ao tratamento de pacientes crônicos e outros serviços de aferição automatizada. Ao contratar a plataforma, o proprietário do estabelecimento recebe uma gama completa de ferramentas – inclusive aplicativo mobile – treinamentos, apoio de marketing e consultoria.

Na Rede Soma Drogarias, 20 unidades aderiram à plataforma e estão em fase inicial de implementação. “Estimamos que esses estabelecimentos possam aumentar o faturamento entre R$ 10 mil e R$ 20 mil por mês”, projeta Paulo Henrique Ribeiro, CEO da Rede Soma. De acordo com ele, a solução da Clinicarx está sendo apresentada a todos as 560 lojas associativistas por incluir serviço de treinamento, permitir fácil manuseio e disponibilizar o gerenciamento de resultados.

Como implantar

Farmácias independentes e associativistas interessadas em implantar os serviços podem acessar o link. Por ele, é possível fazer um agendamento sem compromisso de análise e diagnóstico de sua empresa.

Fonte: Saúde Business.