marketing digital farmácias

Como aplicar estratégias de marketing digital na sua farmácia

Apesar de importantes e essenciais, apenas a qualidade no atendimento e bons preços já não são diferenciais das farmácias. Para quem deseja se destacar em meio ao competitivo mercado farmacêutico, a presença no ambiente digital é fundamental. Por isso, o marketing digital tem atraído diversas farmácias interessadas em alavancar vendas, atrair e fidelizar mais clientes e divulgar seus serviços farmacêuticos.

Neste post, abordaremos algumas dicas para ajudá-lo a conquistar mais clientes e aumentar a sua fidelização, através do Marketing Digital.

O que é marketing digital?

O Marketing Digital é um conjunto de técnicas utilizadas para promover uma marca, produto ou serviço na internet. Um dos mais importantes benefícios dessa prática é a possibilidade de criar conteúdo de qualidade, direcionado às necessidades do seu público-alvo. Essas informações são coletadas através de um estudo detalhado do mercado e do segmento. Por meio delas e de estratégias (bem planejadas!), é possível aumentar consideravelmente o fluxo de pessoas que visitam seu estabelecimento. Além disso, também fortalecer a marca e agregar valor ao negócio.

Um novo tipo de comportamento

Com as mudanças geradas pela transformação digital, muitos dos clientes das farmácias usam redes sociais, fazem pesquisas e buscam informações sobre saúde e bem-estar. Esse novo comportamento do consumidor apresenta um público digitalmente habilitado e com um perfil alto de interconexão. Por isso, o marketing precisa se adaptar a essa realidade se quiser continuar dialogando (e consequentemente vendendo) com esse novo tipo de cliente. Mais do que um conceito, o Marketing Digital representa hoje a possibilidade de conhecer tudo o que o consumidor deseja, sendo uma ferramenta essencial na construção de um relacionamento entre o estabelecimento e os seus clientes.

O segredo está agora em como construir uma ótima experiência para este novo tipo de consumidor. A estratégia de transformar o consumo em uma experiência única e cada vez mais prática é um desafio que várias empresas estão tentando alcançar. Isso porque os consumidores estão mais exigentes e querem mais comodidade.

Ao suprir as expectativas do seu cliente, o seu negócio tem mais chances de melhorar os serviços oferecidos, as vendas, o processo de fidelização e imagem da sua marca.

Munido de mais informações e conhecimento, resta ao cliente optar por qual rede farmacêutica ele irá comprar o seu próximo produto ou buscar algum serviço farmacêutico. Qual destes varejistas vai construir uma experiência realmente encantadora e relevante? Será a sua farmácia? Conheça algumas estratégias do Marketing Digital que podem te auxiliar nessa jornada.

Comece pelo planejamento e público-alvo

Uma estratégia de Marketing Digital de resultados é aquela que foi bem planejada. O planejamento deve ser o primeiro passo a ser seguido em qualquer tipo de atividade direcionada para os meios digitais. Ele será pensado visando exclusivamente o público-alvo da farmácia.

Saber quem é público-alvo da sua farmácia é essencial para que você invista, com qualidade e segurança, em ações que tragam retorno para o seu negócio. Isso porque todo objetivo de qualquer estratégia é pensada para o seu público, por isso a necessidade de conhecê-lo, entendendo suas dores e expectativas.

A definição do público-alvo é feita através de pesquisa. Conheça o gênero, faixa etária, hábitos de consumo, renda média e qualquer outra informação relevante que faça sentido ao seu estabelecimento. Após essa coleta de dados, é hora de aprofundar esse perfil através das personas.

Construa a persona

Através dos dados obtidos através da pesquisa de público-alvo, é possível aprofundar ainda mais conhecimento sobre seus clientes ideais. É hora de construir um modelo ideal de consumidor da sua farmácia, chamado de persona.

A persona é a representação semi-fictícia criada com o objetivo de definir o cliente característico do seu negócio. Ao construir esse modelo, as chances de obter sucesso com suas estratégias de marketing aumentam exponencialmente. Isso porque você terá a representação ideal do seu público consumidor.

As personas englobam todos os dados do seu público-alvo, porém de maneira mais especificada. Por exemplo: Luciano, 27 anos, solteiro, sem filhos, que busca por medicamentos específicos como MIPS e produtos de higiene.

Com a ajuda dessa persona, é possível investir em recursos de qualidade, focando todas as suas estratégias em pessoas que realmente podem e vão se tornar seus clientes. Com isso, você evita investimentos em estratégias indefinidas e com poucos resultados.

Dê valor ao conteúdo

Segundo dados da mesma pesquisa, 1 em cada 20 pesquisas feitas está relacionada à busca de sintomas. Essa informação revela que os potenciais clientes da sua farmácia pesquisam por informações de qualidade sobre saúde.

Com base nesses dados, é importante ter a produção de conteúdo como uma das estratégias para atender necessidades dos clientes fora da farmácia e atraí-los para o estabelecimento. Ou seja, um bom conteúdo auxilia a fidelizar e reter clientes, sanando suas dúvidas e atendendo suas demandas e anseios.

Para farmácias que já oferecem serviços farmacêuticos, é importante investir na criação de um planejamento de marketing voltado para a promoção dos serviços disponíveis na farmácia. Alinhado ao planejamento, a sua produção de conteúdo pode ser diversificada e atender diferentes plataformas. Uma série de posts na página do estabelecimento nas redes sociais, um e-book sobre cuidados com serviços farmacêuticos, postagens em blogs são algumas das opções. Porém, todas devem seguir as estratégias e o planejamento, feitos de acordo com cada persona construída.

Atenção às redes sociais

As redes sociais têm um papel todo especial entre as estratégias de Marketing Digital. Apesar de qualquer segmento contar com recurso, alguns erros comuns podem acontecer. Entre eles, misturar o perfil pessoal com o profissional da farmácia.

O primeiro passo é verificar se o seu público realmente está presente nesse meio. Após essa verificação, realize todo o planejamento de conteúdo e alinhe a identidade visual da farmácia com a identidade nas redes.  Além disso, crie uma boa base de referências, evite assuntos polêmicos, responda todos os comentários, sejam eles negativos ou positivos. Não esqueça também do monitoramento e da manutenção da página.

IMPORTANTE: por se tratar do ramo da saúde, a farmácia deve contar sempre contar com fontes seguras de informação.

Otimize seu site

Apesar da grande relevância das redes sociais, os sites ainda concentram os maiores acessos para quem busca informações sobre o estabelecimento. Por isso, procure fazer com que o seu site contenha as informações sobre os serviços prestados e um sistema otimizado para buscadores online.

Para isso, é importante entender o que significa o famoso SEO. SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”. Em resumo, é o conjunto de estratégias com o objetivo de fortalecer e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados nos sites de busca.

Um bom posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de busca é essencial para empresas que procuram ter maior visibilidade na internet e tráfego em seu site. Isso porque, segundo estudos da área, os primeiros resultados são os que recebem o maior número de cliques. Dados revelam que o primeiro resultado recebe entre 20% e 40% dos cliques, enquanto o quinto resultado fica entre 6% e 9%.

Para farmácias que desejam um bom posicionamento, é importante seguir algumas dicas para começar:

1. Ter uma boa estratégia de palavras-chave: palavras-chave são os termos que mais se relacionam com o negócio. Geralmente são mais buscadas pelos usuários.

2. Produzir conteúdos relevantes: os conteúdos produzidos devem ser atrativos e conquistar a atenção do usuário. Além disso, todo material produzido deve ser de qualidade, sem cópias, erros gramaticais e de ortografia.

3. Valorizar a experiência do usuário: é ideal que seu site não tenha problemas de carregamento ou dificuldades de navegação. Quando a experiência é negativa, o resultado é um tempo de navegação baixo. Com isso, haverá o aumento da taxa de rejeição e a soma disso tudo será um site mal ranqueado

Essas dicas fazem parte de um conjunto de técnicas que , refletem no bom posicionamento nas páginas de resultados. Consequentemente, atraindo cada vez mais clientes a sua farmácia.

Invista nessas estratégias!

As mudanças nas formas comunicação e a velocidade de transformação proporcionada pela era digital, mudaram o modo de vender. Por isso, os estabelecimentos farmacêuticos precisam adaptar os seus negócios e encarar a realidade digital como uma aliada.


COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Posts relacionados

Receba nossas novidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação no site. Se você estiver de acordo basta clicar em “Aceitar!”. Você pode saber mais sobre quais cookies utilizamos aqui!