Como implantar o serviço de vacinação na farmácia

vacinação na farmácia

Se você está implantando (ou pensando em implantar) um serviço de vacinação na sua farmácia e está com dificuldades, este artigo é para você.

Em dezembro de 2017, a Anvisa autorizou as farmácias a realizarem vacinação, conforme a RDC 197/2017. Esta RDC da Anvisa veio regulamentar o Artigo 7º. Da Lei 13.021/2014, que tornou as farmácias unidades de prestação de serviços farmacêuticos e assistência à saúde à população.

Desde então, centenas de farmácias já inauguraram seu serviço de vacinação em todo Brasil. Entre 2018 e 2019, já foram aplicadas mais de 150 mil doses de vacinas de diversos tipos, sendo a vacina contra a gripe a mais comumente encontrada.

Esta é uma grande oportunidade para farmácias e farmacêuticos, pois trata-se de um mercado de mais de 17 bilhões de dólares em todo mundo. Mais do que isso, as vacinas são medicamentos de extrema importância, que devem ser tratados com a máxima seriedade, e é missão de todo profissional da saúde contribuir para o aumento a cobertura vacinal da população. Esta é uma responsabilidade que todo farmacêutico deve também assumir.

Baixe agora o checklist para implantação de serviços de vacinação

Por onde começar o serviço de vacinação?

 

Para implantar um serviço de vacinação na sua farmácia, existem alguns passos que devem ser seguidos. Confira:

 

Conheça a legislação

 

As duas normas mais importantes já foram citadas: a Lei 13.021/2014 e a RDC 197/2017. Mas além dessas, outras normas devem ser conhecidas, como a RDC 50/2002, a RDC 44/2009, a RDC 63/2015 e a Resolução CFF 654/2018.

 

Prepare a infraestrutura

 

Sua infraestrutura na farmácia deverá contar com três ambientes principais: uma área de espera para clientes, um banheiro acessível para clientes e a sala de vacinação. Para mais detalhes sobre isso, temos um ebook com um guia definitivo sobre como montar um serviço de vacinação. Confira aqui.

Adquira o mobiliário

O mobiliário dentro da sala inclui mesa e cadeiras para atender o paciente, espaços fechados de armazenagem, uma maca e uma bancada com pia de lavagem. Computador e impressora fazem parte desse conjunto e lembre-se que cada equipamento da sala precisa ter uma tomada elétrica exclusiva.

Adquira equipamentos e insumos

Aqui destaque para equipamentos e insumos diretamente ligados às vacinas. Sem dúvida, o principal é o refrigerador de vacinas, que precisa ter registro na Anvisa. Caixas térmicas, termômetro de momento, lixos, descartes, seringas e agulhas, entre outros insumos, completam a lista do que você irá precisar.

Prepare a documentação

A documentação é um dos quesitos mais “atraentes” para a vigilância sanitária. Você irá precisar de um plano de gerenciamento de resíduos e diversos procedimentos operacionais padrão (POPs). Os principais POPs são para atividades de conservação, armazenamento e transporte de vacinas, higiene de pessoas e ambientes, e o processo de atendimento.

Prepare as pessoas

Segundo o CFF, o(a) farmacêutico(a) deverá estar apto (habilitado) para poder fazer a vacinação. Para isso deverá concluir um curso de capacitação reconhecido e averbado pelo Conselho Regional de Farmácia de seu Estado. A equipe de vendas e gerência da loja também devem passar por treinamento nos aspectos operacionais do serviço.

Licencie seu estabelecimento

Obter as autorizações para começar a operar costuma ser a parte mais demorada, pois são muitos protocolos, taxas e burocracia! Não se esqueça da inclusão de atividades CNAE específicas em seu CNPJ e seu projeto arquitetônico/ memorial descritivo. Além disso, você precisará do alvará da prefeitura, certidão de regularidade do CRF, autorização de funcionamento da Anvisa, licença sanitária incluindo atividade de vacinação e CNES (cadastro nacional de estabelecimento de saúde).

Adquira um software

Um bom software para cuidar de toda sua operação e inteligência de negócio é uma escolha importante. Você precisará manter um prontuário do paciente, registros de atendimento, fornecer declarações de atendimento, carteira de vacinação, segurança da informação e cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

No Clinicarx, desenvolvemos um módulo de vacinação que muito nos orgulha, utilizado pelas principais redes de farmácias do país. O sistema avalia o paciente para você, recomenda as vacinas necessárias, guia sua anamnese em busca de contraindicações para a imunização, orienta sobre dose, via e local mais indicado de aplicação, agenda os retornos e lembra o paciente de voltar para você. Ele fornece também indicadores de gestão financeira e operacional, além de permitir exportar automaticamente o relatório de doses aplicadas ao SI-PNI Web.

Organize sua operação

Identifique as distribuidoras e faça seu cadastro para adquirir suas vacinas. Mas antes disso, você precisará definir o estoque de vacinas a trabalhar e precificar seu gesto vacinal. Atenção para as questões comerciais e tributárias envolvendo a venda de produtos e serviços e cuidado para não pagar impostos desnecessários.

Atendimento e crescimento

Comece! Seu serviço de vacinação autorizado e instalado na farmácia, com profissional capacitado, estoque inicial de vacinas, serviço precificado e divulgado, pronto para aplicar a primeira dose no primeiro paciente.

Nesta fase, seu foco principal será no bom atendimento, promoção e divulgação de seus serviços. Não descuide da sinalização da sua loja e ações de marketing digital, que são fundamentais para atrair mais clientes.

Parece complicado?

Parece complicado e, às vezes, pode mesmo ser. Pensando nisso, organizamos todo esse passo-a-passo em um curso online aprofundado sobre implantação de serviço de vacinação. Nosso objetivo é que milhares de farmácias no Brasil ofereçam este serviço e alcancem milhões de pessoas. Para isso, sabemos que superar a fase da implantação é fundamental. Se você achar necessário, podemos ajudá-lo a fazer isso mais rapidamente através da nossa Plataforma.

 

Básico

Recursos
Essenciais
  •  

pro

Qualidade & Profissionalismo
  •  
Popular

premium

Experiência Completa
  •  

 

Por fim, boa sorte em seu projeto! Esperamos que muitas famílias possam ser impactadas por seu serviço de vacinação, para uma vida mais saudável e feliz, protegidas de diversas doenças.

Sobre nós

Clinicarx é a Plataforma de Serviços Farmacêuticos mais utilizada do Brasil. Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

Post Relacionados

Acompanhe

O que é o Clinicarx?

2019 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |    Edifício Fleming – Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 131 – Curitiba/PR  |   CNPJ: 26.740.121/0001-63