Como oferecer um serviço de gestão do peso na sua farmácia?

Os serviços de gestão do peso estão entre os mais procurados. Como a farmácia pode ajudar seus pacientes que desejam perder peso ou prevenir o sobrepeso e a obesidade. Descubra neste artigo como levá-los também para sua farmácia.

A obesidade é um problemão, e isso não é segredo para ninguém, basta olhar a sua volta. Faça um teste na sua farmácia, ou em seu grupo de amigos, pergunte quantas pessoas estão satisfeitas com seu peso…

Na maioria das vezes a estatística se aproxima muito da realidade do Brasil, em que mais de 50% da população encontra-se em sobrepeso ou obesidade. Mas o que fazer com isso? Como você, farmacêutico(a), pode ajudar os pacientes na gestão do peso? Você está preparado(a) e têm as ferramentas necessárias para oferecer um serviço como esse?

O objetivo deste artigo é te ajudar nessa jornada de implementação do serviço de gestão do peso ou emagrecimento na sua farmácia. A primeira coisa a ser considerada é a necessidade de implantar um serviço estruturado, com acompanhamento periódico.

Mil dietas e programas radicais são amplamente divulgados e estão disponíveis na internet para gestão do peso. Provavelmente você já deve ter tentado algum, e mais ainda, perdido algum peso com algum deles!

Mas o âmago do problema não está em emagrecer, mas na manutenção do peso perdido… já que em dietas muito restritivas a tendência em longo prazo é a recuperação do peso perdido – algumas pessoas até ganham mais peso do que perderam originalmente.

Mas o que isso tem a ver com o meu serviço na farmácia?

As pessoas, em geral, precisarem de ajuda para perder ou manter o peso, isto é, fazer a gestão do peso. Nem sempre é possível para muitas pessoas fazerem isso sozinhas, sem ajuda de medicamentos e, principalmente, de um profissional que dê suporte e acompanhamento.

Isso é verdade porque a maioria das pessoas com sobrepeso ou obesidade apresenta comportamentos que estão na causa do ganho de peso. O comportamento torna-se o único fator modificável que pode levar a melhorias de longo prazo para a saúde para esses pacientes.

É comum as pessoas tentarem emagrecer e falharem. Estudos tem discutido o que leva as pessoas a falharem em suas tentativas de “auto-mudança”, sendo que existem várias razões para isso

Cuidado com as expectativas sobre gestão do peso

As expectativas das pessoas muitas vezes excedem o que é viável. Elas pensam que podem emagrecer muitos quilos em pouco tempo, quando na verdade isso é muito difícil.

As pessoas costumam prever que mudarão mais rapidamente e com mais facilidade do que é possível. Elas partem para o “tudo ou nada”, tentando mudar sua alimentação radicalmente e praticando exercícios físicos, começando tudo na segunda-feira. Isso não é gestão do peso.

As pessoas superestimam suas habilidades em muitos domínios e não sabem que são imprecisas. Não é incomum ouvirmos o discurso “eu engordo mas não como nada”. Elas pensam que sabem escolher bem os alimentos, por exemplo, mas na verdade não sabem.

As pessoas muitas vezes acreditam que fazer uma mudança vai melhorar suas vidas mais do que é razoável esperar. Elas colocam toda culpa por suas frustrações no campo profissional ou pessoal no excesso de peso, por exemplo, quando isso pode não ser a realidade.

Há desajustes comuns no comportamento das pessoas obesas. Elas geralmente carregam padrões de alimentação e exercício físico desajustados que estão contribuindo para o ganho de peso. Isso também não é gestão do peso.

Serviços básicos para começar a gestão do peso

Comece oferecendo serviços de avaliação e checkup da saúde, que vão ajudar seu paciente a ganhar consciência de sua condição atual. Isto é, se o paciente não conhece bem sua condição de peso atual, não terá um ponto de partida para iniciar as mudanças.

Ofereça serviços como:

IMC

É básico e obrigatório. Ter uma balança e uma régua de altura, para determinar o índice de massa corporal do paciente na farmácia. Mesmo um serviço simples como esse pode encantar o paciente, se você puder entregar o resultado de uma forma diferente.

Medidas corporais

Medidas como circunferências (cintura, quadril, braço, panturrilha), juntamente com altura, idade, sexo e peso, permitem calcular uma série de parâmetros antropométricos. O investimento em uma fita antropométrica de uso profissional é baixíssimo e faz toda diferença.

Bioimpedância

A análise por bioimpedância permite estimar o percentual de gordura corporal e massa muscular. É uma avaliação essencial para conhecer não apenas o peso, mas a distribuição corporal. É útil para pessoas que estão iniciando programas para perda de peso ou ganho de massa muscular.

Existem diversas balanças de bioimpedância no mercado, sendo algumas profissionais, outras nem tanto. Dependendo do modelo é possível obter também a massa óssea ou percentual de água corporal.

Mas agora uma boa notícia sobre gestão do peso

A boa notícia é a seguinte: padrões de pensamento e comportamento podem ser modificados. Esse é o ponto central que justifica criarmos serviços de gestão do peso na farmácia. Os medicamentos e produtos para emagrecimento podem ajudar, mas é o trabalho do farmacêutico sobre os aspectos comportamentais que podem fazer a diferença e levar ao sucesso do paciente. Este trabalho deve acontecer em conjunto com a equipe multiprofissional, sempre que possível, para obtenção de resultados ainda melhores.

Considerando isso, você deve entender que o foco de um programa para perda de peso não deve ser apenas a perda de peso momentânea, mas sim uma mudança comportamental duradoura. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar:

Antes de começar a atender as pessoas, planeje o programa. Você deve ter certeza que as perguntas abaixo foram respondidas:

Como será minha avaliação inicial?

Sua avaliação inicial pode ser abrangente, incluindo antropometria, distribuição corporal, gasto energético total, hábitos de vida, tentativas anteriores e perfil clínico do paciente. Um sistema informatizado pode ajudar a fazer esta avaliação de forma bastante otimizada. Você pode ainda recomendar produtos isentos de prescrição que podem ajudar o paciente, mas deve manter se foco nas mudanças de comportamento. Elabore um plano de ação e metas factíveis.

Qual a periodicidade e o tempo das consultas?

Quando um paciente com sobrepeso ou obesidade inicia acompanhamento na farmácia, nós recomendamos uma periodicidade semanal durante os primeiros 1 ou 2 meses. Durante cada consulta seu objetivo é ajudar o paciente a resolver os problemas daquela semana e mantê-lo motivado. Mantenha o foco e procure fazer esses atendimento em 15 a 20 minutos;

As consultas de gestão do peso serão sempre presenciais?

É evidente que a primeira consulta, e aquelas em que a avaliação antropométrica está planejada (você que vai definir a frequência, pode ser a cada 30 dias por exemplo) devem ser presenciais. Mas e as demais? Será que outros meios de comunicação podem ser utilizados com a sua população? Vários estudos tem demonstrado que a telessaúde pode ajudar a melhorar a perda de peso. Que tal tentar criar um grupo motivacional no WhatsApp com seus pacientes ou manter uma comunicação por e-mail?

Qual a duração do acompanhamento?

Um programa que vise perda de peso deve partir do pressuposto de que os pacientes estarão mais motivados e propensos a perda de peso no início (1 a 2 meses), portanto nesse período o paciente deve ser estimulado a estabelecer metas realistas, de 5-10% de perda em relação ao peso corporal inicial, e a se engajar fortemente na reeducação alimentar para isso.

Após esse período o paciente deve ser orientado a manter hábitos de vida saudáveis para não recuperar peso. Nessa etapa, um programa de exercícios é a pedra angular. Recomendamos uma duração mínima de 3 meses e máxima de 1 ano;

Como será a divulgação do serviço de gestão do peso?

Fique atento a divulgação e treine sua equipe para identificar pacientes potenciais. Utilize os meios de comunicação a seu favor. Você pode organizar campanhas de saúde sobre obesidade em sua farmácia, por exemplo, em parceria com fornecedores de produtos relacionados. E muito importante, não prometa milagres! Seja claro – ofereça um acompanhamento estruturado e não uma pílula mágica;

Quanto irá custar para o paciente obter o serviço de gestão do peso?

 

É preciso pensar nas fontes de receita, pois isso é o que tornarão esse serviço sustentável. Você pode cobrar de várias formas: um valor fixo mensal pelo programa de acompanhamento, apenas pelos procedimentos realizados e produtos adquiridos, ou pelas consultas presenciais realizadas, já incluídos os procedimentos.

 

Em qualquer desses modelos, portanto, será preciso decidir sobre valores e métodos de pagamento, além de uma análise de seus custos.

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Como será o espaço onde você atenderá seus pacientes?

 

Você precisa de um ambiente de trabalho. Como em outros serviços clínicos de acompanhamento, um ambiente particular, como uma sala destinada a serviços farmacêuticos, ou um consultório farmacêutico, é fundamental para estabelecer uma relação terapêutica adequada e conduzir uma avaliação antropométrica completa.

 

Por fim…

 

Coloque em prática – Mãos a obra! Você pode sentir um pouco de dificuldade no começo, por isso utilize ferramentas e fontes de pesquisa confiáveis para te ajudar! Lembre-se que a internet é um mundo, com muita coisa boa, mas também muita coisa ruim.

 

Recomendo que você visite o site da Abeso e considere sistemas e softwares que poderão organizar seu trabalho, economizar seu tempo e reduzir a chance de erros, levando seu serviço a outro nível de qualidade.

 

E aí farmacêutico, animado para essa nova jornada clínica? Nós estamos torcendo por você!

 

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