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Como oferecer um serviço de medida da pressão arterial na farmácia

A medida da pressão arterial é um dos serviços farmacêuticos mais realizados em farmácias de todo mundo, presente em mais de 40 países. No Brasil, 84% dos farmacêuticos que atuam em redes de farmácias com consultório oferecem o procedimento. Mas será que você está realizando este serviço da forma correta?

O básico bem feito

Uma medida de pressão arterial confiável começa com um bom equipamento. Utilize apenas equipamentos de braço validados e calibrados. Confira uma lista de monitores recomendados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Além disso, a medida deve ocorrer com o paciente sentado e pronto para o procedimento. Ele não pode estar com pernas cruzadas, deve colocar o braço com a palma da mão para cima, entre outros cuidados. Confira mais detalhes para não errar na técnica de medida da pressão arterial do seu paciente.

Outro aspecto importante e muitas vezes negligenciado é o tamanho do manguito. O manguito padrão dos equipamentos é adequado para pessoas com circunferência do braço entre 27 e 34 cm. Portanto, pacientes musculosos ou obesos necessitam de manguito maior e pessoas magras ou crianças de um manguito menor.

Existe um manguito adequado para cada padrão de circunferência de braço

Se você utiliza um manguito de tamanho errado, terá um resultado de pressão arterial falso. Para evitar esse erro, caso utilize um manguito padrão em braço abaixo de 27cm ou acima 34 cm, será necessário aplicar um fator de correção ao resultado.

No Clinicarx, além de um checklist para seguir a técnica correta de medida, o sistema aplica o fator de correção automaticamente, se necessário, para que você sempre obtenha um valor de pressão arterial válido.

Para que você mede a pressão arterial do seu paciente?

Há duas situações possíveis que você deve considerar. Primeiro, para pessoas que não possuem diagnóstico médico de hipertensão, o objetivo é detectar casos suspeitos. Isto é chamado de rastreamento em saúde. Neste caso, você deve encaminhar os pacientes com valores de pressão elevados ao médico, para possível diagnóstico e tratamento.

Uma única visita à farmácia para medida da pressão já pode ser suficiente para detectar pacientes com possível hipertensão arterial, mas é sempre melhor agendar o retorno do seu paciente!

Após realizar a avaliação, forneça o resultado por escrito, em uma declaração de serviço farmacêutico. Além de ser um direito do paciente, é um recurso poderoso para motivá-lo a aderir ao tratamento, auxiliando na fidelização do cliente a sua farmácia.

Levamos esse documento muito a sério no Clinicarx, por isso desenvolvemos um design exclusivo para os laudos de serviços farmacêuticos. São documentos únicos, muito mais atraentes e intuitivos para os pacientes.

Detalhe do resultado de medida da pressão arterial e frequência cardíaca em paciente com diagnóstico prévio de hipertensão arterial. Declaração de Serviço Farmacêutico ©2019 Clinicarx.

A segunda situação são pacientes já diagnosticados, que estão em tratamento para a doença. Neste caso, uma única medida isolada tem pouco valor prático, a não ser em casos de urgência hipertensiva. Você só estará ajudando seu paciente hipertenso de verdade se fizer o acompanhamento, monitorando sua evolução ao longo do tempo.

Lembre-se que a taxa de hipertensos que controlam mal a doença chega a 80% em alguns estudos. Você ajudará a reverter esse quadro apenas se fornecer um serviço de acompanhamento ao paciente, não medidas pontuais da pressão arterial.

Cuidado com os sinais de alerta

Fique atento/a se o paciente que você está atendendo não se encontra em uma situação de maior gravidade. A presença de sinais e sintomas pode indicar a necessidade de um encaminhamento para pronto atendimento.

Pacientes apresentando dor no peito com evolução progressiva, alterações de fala ou parestesias, confusão mental, agitação ou desconforto respiratório devem ser encaminhados com urgência. O resultado da pressão arterial e sua declaração de serviço farmacêutico, nesses casos, pode ser determinante para um acesso mais rápido ao atendimento em uma UPA, por exemplo.

Sempre forneça os resultados do acompanhamento ao médico

Não é possível prestar um cuidado de qualidade ao paciente hipertenso sem acompanhamento. Como já dito, uma medida isolada de pressão arterial tem muito pouco valor prático.

O acompanhamento pode ser mensal para pacientes melhor controlados. Para aqueles com resultados pontuais elevados de pressão arterial, recomenda-se acompanhamento mais frequente. Isso pode ser feito durante 4 a 6 semanas, com várias medidas de pressão arterial consecutivas (monitoramento da pressão arterial na farmácia).

Neste caso, ao final do período de acompanhamento, você deve elaborar um relatório da evolução da pressão arterial. Veja abaixo um detalhe de relatório de evolução da pressão arterial fornecido automaticamente pelo Clinicarx, que irá fornecer ao paciente para que ele leve ao médico.

Exemplo de gráfico de evolução da pressão arterial. As linhas superior e inferior mostram a pressão sistólica e diastólica, respectivamente. Relatório de evolução da PA ©2019 Clinicarx.

Conclusões

A medida da pressão arterial é um serviço farmacêutico básico, mas com grande poder de impactar a saúde dos pacientes. Para que produza resultados, porém, deve ser feito com qualidade, desde o procedimento, a entrega do resultado, o acompanhamento e o relatório de evolução.

Não seja como a maioria, torne seu serviço um diferencial na vida dos seus pacientes e para seu negócio na farmácia. Conte com o Clinicarx para lhe ajudar nessa jornada.

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2019-03-27

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