A Drogaria São Bento, fundada no Mato Grosso do Sul há 69 anos, foi a farmácia pioneira no estado a oferecer serviços clínicos em consultórios dentro de seus pontos de venda. O Programa Saúde em Dia foi lançado em agosto de 2015 e hoje já conta com salas de atendimento especializado em onze das 50 lojas da rede. Já foram mais de 5.000 consultas realizadas desde o início do projeto e diversas ações e campanhas de saúde.

Para a superintendente da rede, Flávia Buainain Thomazi, o programa tem como objetivo ajudar as pessoas a controlarem melhor seus problemas de saúde e fazer uso seguro de seus medicamentos com o apoio de um farmacêutico clínico. “Oferecer um acompanhamento constante da saúde, de maneira cômoda, rápida e acessível é o melhor caminho a se percorrer no setor”, afirma.

O potencial de contribuição para o sistema de saúde brasileiro é muito grande. Como exemplo, ela cita uma unidade da São Bento localizada no município de Campo Grande (MS). “A loja fica ao lado de um posto de saúde e as enfermeiras comentaram que houve uma diminuição grande da demanda após a inauguração da sala de atendimento. Muitas vezes as pessoas vão no posto médico por problemas pequenos. Queremos contribuir nesse sentido, no atendimento básico da população”, afirma a farmacêutica.

Mas há um grande desafio a ser vencido do ponto de vista do negócio. Tanto a demanda, que exige um esforço de divulgação e educação constantes da população, como a viabilidade financeira. É um desafio oferecer um portfólio de serviços consistente, a preço justo, que alcance a escala necessária para ser viável para a empresa.

E foi nesse momento que a parceria com o Clinicarx foi importante. Segundo Flávia, “através do Clinicarx nós mudamos o patamar de qualidade no atendimento dos nossos serviços farmacêuticos. Foi realmente um marco no programa Saúde em Dia da Drogaria São Bento”.

Para o fundador do Clinicarx, Cassyano Correr, a Drogaria São Bento vem sendo um exemplo de profissionalismo a ser seguido. “Nós acompanhamos o trabalho pioneiro da Drogaria São Bento desde o início. Para nós é uma honra poder auxiliá-los neste momento importante do Programa Saúde em Dia”. A rede acaba de fechar a implantação do software farmacêutico em todas as 50 lojas da rede. Novos serviços foram criados com auxílio da ferramenta e todo processo de gerenciamento de metas e indicadores está sendo aprimorado.

Flávia conclui, “além de poder ter os indicadores em tempo real e acompanhá-los, o que faz com que nossos números melhorem, eu e minha equipe de farmacêuticos estamos muito satisfeitos com a qualidade do Clinicarx e tenho certeza que vamos crescer ainda mais, pois ampliamos para toda a rede”.

O Clinicarx é um software que permite criação, atendimento e gerenciamento de serviços farmacêuticos em farmácias e consultórios. A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) recentemente fechou acordo pela exclusividade do uso da ferramenta em suas rede associadas. A Drogaria São Bento é uma das redes associadas à Abrafarma.

Posts relacionados