Saúde mental durante a pandemia: como o farmacêutico pode ajudar?

Saúde mental

A pandemia da Covid-19 resultou em mudanças em todo o mundo e a continuidade desse cenário em 2021 despertou ainda mais incertezas sobre o futuro.

Medidas de saúde pública, como o distanciamento social, quarentena e lockdown, seguem sendo adotadas para conter o avanço da doença e a transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

Tudo isso impactou a saúde mental e o comportamento das pessoas.

Cresceu o número de pessoas com preocupações financeiras, irritabilidade, ansiedade, preocupações com a saúde e dificuldade para dormir.

O tipo e a gravidade dos problemas de saúde mental podem variar entre indivíduos com diferentes condições de saúde e papéis sociais devido às diferenças no risco de infecção e estilo de vida.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 11 países demonstrou que o Brasil lidera os casos de ansiedade e depressão durante a pandemia.

Uma outra pesquisa realizada pela USP sugere que as mulheres são mais afetadas emocionalmente pela pandemia

Os profissionais de saúde também têm sido fortemente impactados e estudos demonstram o aumento de sintomas de depressão, ansiedade, sofrimento psicológico e má qualidade de sono entre eles.

O atual cenário no Brasil também pode ser fonte de preocupação e estresse. Diante disso, o cuidado com a saúde mental se torna ainda mais necessário.

Diversas pessoas vão até as farmácias à procura de medicamentos para amenizar a ansiedade e dormir melhor.

Por isso, vamos ver como o farmacêutico pode ajudar?

Cuidado com a saúde mental na farmácia

É importante que o farmacêutico saiba identificar pacientes com humor deprimido e faça o encaminhamento para outro profissional quando necessário.

Existe uma ferramenta desenvolvida para esse tipo de rastreamento. É um dos instrumentos mais estudados para avaliar depressão na atenção primária: o Patient Health Questionnaire (PHQ).

O PHQ possui duas versões:

•  PHQ-2 é um teste de duas perguntas utilizado para rastreamento de depressão em pessoas sem diagnóstico ou tratamento.
  • O PHQ-9 é um teste de nove perguntas utilizado para avaliar o estado clínico da doença e a efetividade do tratamento.

Com a Clinicarx, você pode aplicar o PHQ de forma simples e rápida durante o atendimento do paciente.

Basta fazer alguns cliques para responder às perguntas do questionário e, a partir das respostas, o sistema faz a análise por você.

Com o resultado, interpretação e orientações, você terá mais informações para fazer um plano de cuidado e se concentrar no que realmente importa: a pessoa que está à sua frente.

Resultados alterados podem ser encaminhados ao médico. Essa medida pode ajudar a melhorar o resultado do tratamento, elevar a qualidade de vida e prevenir casos graves, que podem levar ao suicídio.

Medidas de cuidado com a saúde mental

A aplicação do PHQ durante a consulta farmacêutica é importante para obter informações sobre a saúde mental do paciente.

Adicionalmente, após avaliar a necessidade de cuidados médicos, você pode sugerir medidas para ajudar no cuidado da saúde mental.

Confira algumas dicas abaixo de como você, farmacêutico, pode ajudar seu paciente:

Pensar na rotina diária

A vida mudou na pandemia. Escrever um plano para o dia ou semana pode ser útil para manter o foco e conseguir manter as atividades diárias.

Leve isso em consideração de acordo com o estilo de vida do paciente e, se for necessário, faça essa sugestão.

Conexão com outras pessoas

O distanciamento físico que o momento exige não precisa significar estar longe. Manter o relacionamento e contato com pessoas de confiança é importante para o bem-estar mental.

Por isso, sugira um meio de manter contato com essas pessoas através de videochamadas ou redes sociais.

No Brasil, existem projetos em que voluntários conversam com idosos para diminuir a solidão na quarentena.

Cuidar do bem-estar físico

A saúde física tem um grande impacto em como as pessoas se sentem emocionalmente e mentalmente.

Em momentos como esses, pode ser fácil cair em padrões de comportamento prejudiciais que, por sua vez, podem fazer com que a pessoa se sinta pior.

Se possível, sugira medidas como refeições saudáveis e bem balanceadas, e beber bastante água para manter a hidratação.

Um outro ponto importante é tentar se manter fisicamente ativo. Oriente os seus pacientes a praticarem exercícios e outras atividades que podem ter um impacto positivo no humor, melhorar o sono e reduzir o estresse e a ansiedade.

Existem muitas maneiras fáceis de se exercitar e você pode sugerir, por exemplo, canais que ajudam a fazer exercícios em casa.

Cuidar do sono

Sentir ansiedade ou preocupação pode dificultar uma boa noite de sono.

O sono de boa qualidade faz uma grande diferença em como a pessoa se sente mental e fisicamente, por isso é importante dormir o suficiente.

Sugira dicas para higienizar o sono e evitar insônia, como: adotar horários regulares de sono, evitar bebidas com cafeína à noite, diminuir a exposição à luz durante a noite e fazer atividades relaxantes à noite.

Conheça a Clinicarx

A Clinicarx ajuda a avaliar a gravidade dos sintomas relacionados à depressão e a acompanhar a eficácia do tratamento de pacientes com diagnóstico.

Com a plataforma também é possível rastrear pacientes com humor deprimido e identificar se o paciente precisa de cuidados médicos.

Além do PHQ que pode ajudar a salvar vidas e pode ser encontrado dentro da farmácia, ao alcance de todos, existem muitos serviços farmacêuticos que agregam valor ao atendimento.

A Clinicarx pode te ajudar a oferecer todos esses serviços com qualidade na sua farmácia. Confira os nossos planos.

Depressão na farmácia: como saber se meu paciente precisa de cuidados médicos?

depressão PHP

A depressão é uma doença que afeta milhões de brasileiros. O Brasil é o país com maior prevalência de doença em toda América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas. São 5,8% da população, um total de mais de 11,5 milhões de pessoas.

A pior consequência da depressão pode ser o suicídio. Em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio no mundo. O suicídio está entre as 20 maiores causas de morte e a segunda maior causa entre jovens de 15 a 29 anos.

Esses números mostram que estamos diante de um problema que afeta a saúde pública e exige esforços conjuntos de todos os profissionais da saúde. Você, farmacêutico, também tem um papel a cumprir nessa luta.

Muitas pessoas não descobrem a doença

Os sintomas nem sempre são aparentes e claros. Uma melancolia frequente, ou falta energia para a vida diária, muitas vezes são encaradas como um traço de personalidade ou stress, e não como um problema de saúde. Isso pode atrasar o diagnóstico e o início do tratamento. O primeiro desafio, portanto, é identificar casos suspeitos, que necessitem de avaliação médica.

Além disso, muitos pacientes que recebem o diagnóstico e iniciam tratamento, abandonam os medicamentos. Seja por efeitos colaterais ou pela falta de resposta terapêutica, acabam parando e desaparecendo do consultório médico. Esse abandono leva a recaídas, tornando o reinício do tratamento ainda mais difícil.

Casos leves de depressão podem ser tratados com psicoterapia e medidas não farmacológicas. Casos moderados a graves devem ser tratados com medicamentos. Existem mais de 20 opções de medicamentos disponíveis no Brasil, o que permite diversas combinações a fim de personalizar o tratamento a cada caso. Além disso, é importante que pessoas com doenças crônicas, como diabetes e obesidade, sejam especialmente observadas sobre o risco de depressão concomitante.

O tratamento da depressão com medicamentos leva 4 a 8 semanas para começar a produzir efeito, por isso acompanhamento é fundamental. Os pacientes que recebem esse suporte, principalmente nos primeiros 6 meses, tem mais chances de recuperação e menos chances de recaídas.

Leve o cuidado com a saúde mental para a farmácia

Os medicamentos controlados correspondem a quase 30% de todos os medicamentos de prescrição dispensados. Os antidepressivos estão entre os mais vendidos. Portanto, pessoas em tratamento para depressão entram e saem da sua farmácia todos os dias.

É uma oportunidade para ambos. Você como farmacêutico/a pode oferecer serviços úteis para pessoas com sintomas ou tratamentos para depressão. Por exemplo, oferecer acompanhamento para pacientes tomando medicamentos, promovendo adesão ao tratamento e fidelização a sua farmácia.

Mas como estruturar esse cuidado ao paciente com depressão? Utilize o instrumento Patient Health Questionnaire (PHQ) como referência. O PHQ é um instrumento validado, reconhecido mundialmente, que avalia a gravidade dos sintomas relacionados à depressão e a efetividade do tratamento.

O PHQ possui duas versões. O PHQ-2 é um teste de duas perguntas, usado para rastreamento de depressão em pessoas sem diagnóstico ou tratamento. O PHQ-9 é um teste de nove perguntas, utilizado para avaliar o estado clínico da doença e a efetividade do tratamento. O questionário pode ser aplicado pelo farmacêutico ou respondido diretamente pelo paciente. O resultado é calculado somando-se os pontos das respostas de todas as questões.

[E-BOOK] Grátis

10 Passos para implementação de serviços farmacêuticos

Saiba como iniciar seu projeto para implementação de serviços farmacêuticos, de uma forma profissional.

Questões do PHQ

O PHQ começa com uma pergunta geral, seguida de nove sentenças que são analisadas em relação à sua frequência. Confira:

Durante as últimas 2 semanas, com que frequência você foi incomodado/a por qualquer um dos problemas abaixo?

1. Pouco interesse ou pouco prazer em fazer as coisas
  2. Se sentir “para baixo”, deprimido/a ou sem perspectiva
  3. Dificuldade para pegar no sono ou permanecer dormindo, ou dormir mais do que de costume
  4. Se sentir cansado/a ou com pouca energia
  5. Falta de apetite ou comendo demais
  6. Se sentir mal consigo mesmo/a — ou achar que você é um fracasso ou que decepcionou sua família ou você mesmo/a
  7. Dificuldade para se concentrar nas coisas, como ler o jornal ou ver televisão
  8. Lentidão para se movimentar ou falar, a ponto das outras pessoas perceberem? Ou o oposto – estar tão agitado/a ou irrequieto/a que você fica andando de um lado para o outro muito mais do que de costume
  9. Pensar em se ferir de alguma maneira ou que seria melhor estar morto/a

Avaliações com PHQ na farmácia

No Clinicarx cuidamos com carinho dos procedimentos relacionados à saúde mental. Por isso, implementamos a avaliação com PHQ, que você pode utilizar durante o atendimento do paciente, de forma simples e rápida.

Primeiro, você irá informar se o paciente que você está atendendo tem ou não diagnóstico de depressão. Isso pode ser visto pela existência de receita médica, por exemplo.

Para pacientes sem diagnóstico, o Clinicarx irá oferecer o PHQ-2. Para pacientes com depressão, você terá o PHQ-9.

Com alguns cliques você responde às perguntas do questionário e o sistema faz a análise por você. Com resultado, interpretação e orientações automaticamente à mão, você terá mais tempo para se concentrar no que realmente importa: a pessoa que está a sua frente e que sofre dessa terrível condição.

Resultados alterados podem ser encaminhados ao médico, juntamente com uma Declaração de Serviço Farmacêutico, simples e intuitiva. Para o médico, serão informações valiosas para rever o tratamento, se necessário.

Essa medida pode ajudar a melhorar o resultado do tratamento, elevar a qualidade de vida e prevenir casos graves, que podem levar ao suicídio. São perguntas que podem salvar vidas. Dentro da sua farmácia, ao alcance de todos.

Básico

Recursos