Serviços Farmacêuticos

Como Clinicarx pode mudar sua farmácia.

CLINICARX

O Panorama dos serviços farmacêuticos

O maior valor que uma farmácia pode entregar a seus clientes não são medicamentos ou produtos de higiene e beleza. O maior valor que uma farmácia pode entregar é a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que buscam seus produtos e serviços. Isso muda a experiência do cliente e aumenta a rentabilidade do negócio.

“E uma das formas mais poderosas de entregar esse valor para nossos clientes está nos serviços farmacêuticos.”
Cassyano Correr
Farmacêutico

A partir de 2014, com a Lei Federal 13.021, as farmácias passaram a ter mais autonomia para fazer atendimentos clínicos específicos em seus estabelecimentos e com isso um novo mercado se abriu diante delas.

Além de beneficiar a saúde dos pacientes, serviços farmacêuticos geram uma nova fonte de receita para a farmácia. Tanto pela cobrança direta pelos serviços, como agregando às vendas, pela fidelização de clientes ou recomendações de produtos e tratamentos, conforme necessidades específicas dos pacientes.

Mas o que são serviços farmacêuticos?

Serviços farmacêuticos são um conjunto de serviços de natureza clínica, prestados pelo farmacêutico na farmácia, capazes de auxiliar as pessoas na promoção e proteção da saúde, detecção de riscos, autocuidado, adesão e acompanhamento dos tratamentos.

Em 2018, segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias (Abrafarma), aproximadamente 3 milhões de atendimentos clínicos foram realizados em mais de 1.700 farmácias que já aderiram a este novo modelo. A expectativa para os próximos anos é que este número cresça de forma significativa, com potencial de receita direta que pode se aproximar de 100 milhões de reais. Isso demonstra que a receptividade deste novo modelo tem sido muito boa, tanto por parte das farmácias quanto dos pacientes.

Como a saúde ganha com os serviços farmacêuticos?

A saúde continua sendo, ano após ano, uma das maiores demandas da população. A farmácia encontra-se em um ponto estratégico para oferecer soluções nessa área, que vão além da simples entrega de produtos. O sistema de saúde carece cada vez mais de melhores cuidados primários em saúde e as farmácias estão em uma posição estratégica para suprir parte dessa necessidade.

No campo da prevenção, por exemplo, a oferta de serviços de vacinação nas farmácias pode ampliar a cobertura vacinal dos brasileiros. Estudos mostram que 70% dos adultos relatam não estar com a carteria de vacinação em dia. Os poucos serviços privados existentes atualmente não são capazes de atender a essa demanda. Segundo dados da IQVIA, 90% das aplicações de vacinas em clínicas privadas no Brasil está concentrada em cidades que representam apenas 35% da população.

A realização de exames rápidos em farmácias é outra tendência importante, avançando de mãos dadas com a tecnologia. Essas avaliações de saúde permitem a detecção oportuna de riscos, reduzindo o tempo de diagnóstico e início do tratamento, com redução de custos e melhores resultados de saúde. A disponibilidade de dispositivos portáteis já permite a oferta de serviços voltados a condições crônicas, como diabetes, hiperlipidemias e problemas renais, e infecciosas, como HIV, Hepatites, Zika e Chikungunya.

Os pacientes também buscam, cada vez mais, assumir práticas de autocuidado e melhor gerenciamento das doenças crônicas. Nos casos de baixa gravidade, o fácil acesso ao farmacêutico e à prescrição farmacêutica tem se mostrado uma solução inteligente, tanto no campos dos MIPs, como dos produtos para saúde. Para as doenças crônicas, a baixa adesão ao tratamento e mal controle continuam sendo um problema importante, muitas vezes causados por falta de suporte durante o tratamento. A farmácia é o lugar onde se ganha essa luta, por meio de serviços de aconselhamento e acompanhamento.

A dificuldade da implementação

Mas nem tudo são só maravilhas. Implentar todos esses serviços exige mudanças na maneira de ver o seu négocio. Adequar o espaço físico é apenas o primeiro passo nessa jornada, e a partir desse ponto entra o Clinicarx. Nós criamos uma plataforma que permite desenhar e organizar seus serviços farmacêuticos, ajudando a perceber oportunidades e alcançar resultados. Você terá ferramentas que auxiliam no treinamento dos farmacêuticos, na padronização dos processos, na gestão dos resultados financeiros e na garantia da qualidade.

O Clinicarx permite, ainda, que os pacientes se conectem com os serviços da sua farmácia, tendo acesso as suas informações de saúde de forma segura e cumprindo a legislação de proteção de dados. Isso permite que a qualidade da prestação de serviços seja uniforme por toda sua rede e que os pacientes recebam um atendimento rápido e seguro.

Exclusividade e vantagem

Sair na frente no mundo dos negócios é sempre uma vantagem. Encontrar o terreno fértil e ser uma referência em um modelo especifico é o sonho de muitas empresas. Pensando nisso a Abrafarma, analisando os benefícios do software para uma implementação de serviços mais eficiente, fechou exclusividade junto ao Clinicarx. Com isso você, associado, pode aproveitar todas as vantagens e se tornar uma empresa destaque nesse mercado. Junte-se as centenas de farmácias e redes que já fazem parte dessa história.

Receba nossas novidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

IMPLEMENTE AGORA
SERVIÇOS FARMACÊUTICOS

2019-03-27

Inscreva-se e receba nosso curso gratuito EM SEU EMAIL