Os testes rápidos e a evolução tecnológica nas farmácias

tlr

A tecnologia está em constante evolução e acompanha o crescimento das farmácias, as quais permitem o amplo acesso do cuidado à saúde.

O aumento da expectativa de vida é um fato presente na sociedade. Ele acompanha o avanço do conhecimento sobre as doenças e novos meios para prevení-las e tratá-las. Com isso, uma enorme onda de inovações tem ocorrido no cuidado à saúde. Dentre elas, a oferta de exames em farmácias, como no caso dos testes rápidos.

Uma pesquisa realizada pela Abrafarma e pela SBFFC, durante os meses de junho e julho deste ano, aponta que a realização de testes laboratoriais remotos nas farmácias conta com a aprovação de 94,2% dos farmacêuticos atuantes no país.

Foram ouvidos 2.440 profissionais de todos os estados brasileiros, representando farmácias independentes as de redes.

Esses dados mostram que os farmacêuticos estão modernizando cada vez mais seus serviços, podendo destacar-se dos demais que ainda não aderiram à essa nova tecnologia.

Os testes rápidos podem ser realizados em consultórios, unidades de saúde e até mesmo na casa do paciente.

Sendo importante ressaltar que são regidos pela RDC 302/2005, a qual se aplica aos Laboratórios Clínicos.

A Anvisa entende que serviços de saúde devidamente regularizados, como consultórios, hospitais e clínicas podem realizar os testes rápidos desde que vinculados a um laboratório.

Mas o que são os testes rápidos?

Os testes laboratoriais remotos (TLR) promovem maior rapidez nos resultados, permitindo que o exame seja concluído em um único encontro. O tempo normal de atendimento é de 10 a 20 minutos. Além disso, permitem o acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas.

São testes realizados em aparelhos portáteis, que possuem um sistema de garantia de alta qualidade envolvido. Necessitam de procedimentos padronizados para controle interno e externo de qualidade, treinamento de operadores e padrões na emissão de laudos para a confiabilidade dos resultados.

Ilustração de quantos farmacêuticos usam Clinicarx

Baixe agora nosso guia de testes rápidos para farmácias

Como levo esses exames para minha farmácia?

O Clinicarx estabeleceu serviços completos de TLR, com laboratório clínico vinculado, treinamento, equipamentos e insumos exclusivos. Além disso, há suporte científico e acompanhamento contínuo.

Você realizará testes de rastreamento, como Hepatite C, HIV, Sífilis, Dengue, entre outros. Além disso, também testes de acompanhamento, como Beta-HCG (gravidez), LH (ovulação), Perfil lipídico e Hemoglobina Glicada. Confira uma lista completa dos exames disponíveis.

No atendimento ao paciente, você escolhe o exame desejado e o sistema te guiará por uma breve anamnese sobre o motivo do exame.

O Clinicarx fará o resto por você, interpretando o resultado, indicando a orientação ao paciente, situações de encaminhamento e solicitando o laudo ao laboratório central.

Em segundos, você terá um laudo laboratorial válido para entregar ao paciente, válido em todo território nacional.

Nosso objetivo é levar serviços de saúde à população através das farmácias e consultórios, de forma totalmente digital, que facilita o trabalho do farmacêutico clínico.

Nós pensamos em garantir ainda mais qualidade nos seus serviços, contando assim com equipamentos de última geração.

E você? Vai perder essa oportunidade?

Faça como mais de 5 mil farmacêuticos e participe da maior comunidade de farmacêuticos clínicos do Brasil. Conheça o Clinicarx.

Sobre nós

Clinicarx é a Plataforma de Serviços Farmacêuticos mais utilizada do Brasil. Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

Post Relacionados

Acompanhe

O que é o Clinicarx?

2019 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |    Edifício Fleming – Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 131 – Curitiba/PR  |   CNPJ: 26.740.121/0001-63