Vacinação para farmacêuticos: confira os cursos disponíveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
vacinação na farmácia

Você quer prestar o serviço de vacinação na sua farmácia e/ou se especializar no assunto? Fique aí que nós iremos te ajudar!

Sabe qual é a importância da capacitação para fornecer esse serviço na farmácia?

Não só na farmácia com o serviço de vacinação, mas em qualquer âmbito profissional, há uma imensa concorrência no mercado atual. Com isso, para se destacar e ter um diferencial competitivo, é necessário se especializar cada vez mais na área.

Infelizmente, a realização de uma graduação não é mais suficiente para garantir o sucesso na carreira. A busca pela capacitação, pelo conhecimento e pela melhoria deve ser constante. Por isso, é fundamental buscar aprender mais a cada dia através de cursos e especializações para poder crescer na carreira.

O que os seus concorrentes estão fazendo?

Segundo o Panorama Farmacêutico, com o avanço de 62% no número de salas de atendimento clínico em farmácias do país, cresce também a busca de profissionais por especialização em serviços de cuidados farmacêuticos.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mais de 16 mil farmacêuticos já concluíram algum curso de capacitação ou graduação dentro do programa de certificação da entidade, nas modalidades online e presencial, entre 2016 e 2019.

Cassyano Correr, farmacêutico, coordenador de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma e fundador do Clinicarx aponta que “A farmácia é a porta de entrada do sistema de saúde para a população brasileira, contribuindo para a prevenção de doenças. A transformação nesses estabelecimentos só é possível com a especialização e conhecimento científico desses profissionais”.

Por quê o curso de vacinação é obrigatório para farmacêuticos?

Em 2018, o Conselho Federal de Farmácia publicou a Resolução 654, que dispõe sobre os requisitos necessários à prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico.

Esta resolução criou a figura do “farmacêutico vacinador”, isto é, estabeleceu que o profissional deve passar por um curso presencial de capacitação antes de estar autorizado a aplicar vacinas.

O CFF é responsável por credenciar cursos de formação em vacinação, caso o curso não seja oferecido por uma universidade. O farmacêutico deve realizar o curso e procurar seu Conselho Regional para averbar sua formação, passando a estar apto para prestação do serviço.

Confira alguns cursos disponíveis de formação nesse serviço:

IBRAS

Capacitação em Serviços de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação

De acordo com o IBRAS, o curso tem por objetivo tornar os farmacêuticos aptos a implantar no seu consultório farmacêutico o serviço de  aplicação de vacinas, bem como na própria farmácia. Os alunos aprendem todos os requisitos e cuidados para a segurança na aplicação dos medicamentos.

Se interessou? Saiba mais aqui.

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM)

A SBIM oferece cursos gratuitos sobre princípios básicos de imunização, vacina meningocócica, vacinação em idosos, entre outros.

São cursos à distância, por isso não são suficientes para credenciar o farmacêutico para a vacinação. A formação online deverá ser complementada por curso presencial prático, oferecido por instituição reconhecida.

Confira aqui.

Abrafarma

A Abrafarma oferece cursos livres online de educação continuada na área dos serviços farmacêuticos, com certificação aos profissionais aprovados, com a chancela da Abrafarma.

Há um curso exclusivo sobre “Imunização e administração de vacinas” que vale a pena conferir!

Da mesma forma, o curso online deve ser complementado por curso presencial de aplicação de vacinas para permitir o credenciamento junto ao CRF do seu estado.

Saiba mais aqui.

Não para por aí! Nós entregamos mais uma chave de sucesso pra você!

Confira algumas dicas sobre o serviço de vacinação

Além disso, o que mais podemos oferecer para os seus serviços?

No Clinicarx, elaboramos um sistema único para controle e registro de aplicações de vacinas na farmácia.

O sistema aumenta a segurança do gesto vacinal, informando ao farmacêutico quais vacinas estão recomendadas para o paciente, que doses já tomou, que doses faltam. Automaticamente identifica as características como idade, sexo, gestação e evita orientações incorretas. Além disso, você pode consultar as informações técnicas mais importantes sobre cada vacina.

Tudo de forma automática!

Selecionada a vacina que o paciente precisa, o sistema irá lhe guiar por algumas perguntas de segurança, alertando sobre situações em que é melhor não aplicar a vacina. Se tudo estiver ok, você seguirá para a aplicação.

Na aplicação, via de administração e local de aplicação são recomendados automaticamente. Não há risco de você aplicar no lugar errado.

Ao final, você fornecerá uma declaração da aplicação ao paciente, sua carteira de vacinação digital e terá todas as informações organizadas para envio ao SI-PNI.

Confira mais sobre vacinação aqui.

Quando o conhecimento e a experiência do profissional se aliam à tecnologia, os processos se tornam mais simples e seguros. Na correria do dia a dia, você garante que cada paciente/cliente tenha o melhor atendimento de forma prática, rápida e segura!

Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde na sua farmácia.

Baixe agora o checklist para implantação de serviços de vacinação

Sobre nós

Clinicarx é a Plataforma de Serviços Farmacêuticos mais utilizada do Brasil. Nós organizamos tudo para que você ofereça serviços de saúde em sua farmácia.

Post Relacionados

Experimente grátis por
15 dias

Acompanhe

O que é o Clinicarx?

EXPERIMENTE O CLINICARX AGORA MESMO POR 15 DIAS!

2019 Clinicarx, todos os direitos reservados. Política de Privacidade   Edifício Fleming – Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 131 – Curitiba/PR  |   CNPJ: 26.740.121/0001-63